"". Life of Cherry: 10 pensamentos que tens quando estás ansioso/a !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

24.2.17

10 pensamentos que tens quando estás ansioso/a


Como já devem ter lido aqui e aqui, eu sou uma pessoa muito ansiosa, que sofre muito por antecedência e que, basicamente, pensa demais. Apesar de sempre ter sido assim, agora já sou menos mas, ainda assim, é algo com que ainda me debato e que ainda não consegui ultrapassar.

Sempre que se aproxima um teste, uma apresentação ou qualquer outro evento importante, eu começo logo a sofrer com a ansiedade. Começo logo a pensar em todas as coisas que podem correr mal, naquilo que devo ou não vestir, naquilo que devo ou não dizer... É terrível!

Quem sofre de ansiedade sabe que esta se instala de mansinho mas, quando damos conta, já temos uma sensação de dor no peito, uma ansiedade permanente, e uma cabeça tonta que não consegue parar de pensar nestas coisas.


1. Tu não consegues pensar noutra coisa a não ser naquilo que te deixa ansioso/a: Por muito que te tentes distrair, estás sempre a pensar no compromisso ou evento próximo, a que horas é, o local, a hora, e a rever mentalmente aquilo que vais dizer.

2. Às vezes, até te esqueces por alguns momentos, mas depois a ansiedade bate forte: Que tarde de domingo maravilhos.... É já amanhã (*pânico*)!

3. Tentas não ser pessimista, mas é quase inevitável ver tudo a acabar mal: E se eu não souber o que dizer? E se eu gaguejar? E se eu tropeçar?

4. Tu não consegues compreender como é que certas pessoas estão tão calmas: Como é que eles conseguem? Devia existir um curso para isto!

5. Começas a questionar todas as etapas que te trouxeram a este momento: Porque é que não rejeitei aquele projeto? Porque é que disse sim àquela pessoa?

6. Pensas que ainda vais morrer antes do dito evento, por isso já não sofres: Não sei nada para o meu teste de matemática... Pode ser que eu morra antes de o fazer.

7. Olhas para os cães passeando na rua ou a dormir e pensas: " Que vida boa que eles levam!"

8. Imaginas como será a tua vida depois do dito evento passar: Daqui a uma semana estarei descontraído/a, a passear por aí como se nada fosse, a ser feliz.

9. Quando finalmente o evento passa, percebes que sofreste em vão: Afinal o teste/apresentação foi tão fácil! Para que é que eu sofri tanto?

10. E dizes a ti mesmo/a que nunca mais vais sofrer de ansiedade assim: Mas quando se aproxima outro evento, a ansiedade volta a atacar!



E vocês? Sofrem de ansiedade? Já pensaram em alguma destas coisas?

5 comentários:

  1. Acho que tenho todos esses pensamentos, é engraçado como é tão verdade! Às vezes inconscientemente, mas quem sofre de ansiedade tende a pensar assim. Ainda o ano passado eu deveria ter apresentado o meu projeto em frente a toda a universidade num evento, mas como tive a minha filha nessa época, não pude ir, e devo admitir que já estava numa pilha de nervos e que de certa forma fiquei aliviada.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como eu te compreendo! Uma vez aconteceu de o meu grupo não apresentar um trabalho e, apesar do esforço enorme que fiz para fazer esse trabalho, fiquei aliviada por não o apresentar.

      Eliminar
  2. Ai olha, parece que me estás a descrever!! Eu no secundário sofria imenso antes de apresentar testes/trabalhos mas quando cheguei à faculdade por acaso essa ansiedade passou. A única ansiedade que permanece, apesar dos anos, é aquela que desperta com a proximidade da ida ao dentista, por exemplo. Nesse caso faço bastante o ponto 8!! Mas normalmente penso a curto prazo, do género: "Daqui a x horas já estou despachada disto". Tenho tentando contrariar este meu lado mais ansioso mas nem sempre consigo. Ainda assim tento viver dia a dia e, melhor ainda, hora a hora. Sem me precipitar. Às vezes resulta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fico ansiosa com bastantes coisas mas nunca fiquei com uma ida ao dentista, nem em criança, por mais curioso que pareça.
      Também tento viver um dia de cada vez , mas é como tu dizes, nem sempre é possível.

      Eliminar
  3. Sofro tanto por antecipação. Só não associo o ponto 7 porque tenho pavor de cães! Beijinhos*

    ResponderEliminar