"". Life of Cherry: 15 coisas que podes escrever no teu diário !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

11.9.16

15 coisas que podes escrever no teu diário


Já falei no blog dos benefícios de manter um diário, e de que eu própria mantenho um diário, em formato digital. Apesar de ter um blog onde posso escrever sobre o que me apetece, há sempre coisas que são demasiado pessoais e que prefiro guardar para mim, por isso escrevo-as no meu diário ( ainda no outro dia escrevi um post que, posteriormente, achei demasiado pessoal para publicar e, portanto, coloquei-o no meu diário.

Apesar de ser muito útil escrever as coisas que acontecem no nosso dia a dia num diário ( não só para compreender melhor esses acontecimentos, mas também para recordar as nossas memórias no futuro), é muito útil e benéfico para nós se usarmos os nossos diários para explorarmos os nossos sentimentos, e explorarmos também algumas questões pertinentes.

E é esse o desafio que lanço hoje, refletirem sobres as questões que vou referir a seguir no vosso diário pessoal.  Por vezes não somos capazes de transpor para o papel tudo o que pensamos e o que sentimos, por isso, espero dar uma ajudinha nesse sentido. São apenas algumas ideias para se inspirarem e tirarem mais proveito do vosso diário.


1. Reflete sobre o momento mais feliz da tua vida. Tenta lembrar-te dos pormenores, como as pessoas que estavam contigo, que roupa estavas a usar, como estava o tempo, os cheiros que pairavam no ar...

2. Quais são os teus maiores medos? O que é que te assusta mais?

3. Quais são os teus objetivos? Quais são os teus maiores sonhos?

4. Consideras-te uma vítima ou um/a sobrevivente? Ou ambos? É possível ser ambos?

5. Escreve sobre um arrependimento que te assombra. Escreve sobre o momento em que esse arrependimento nasceu, e o que podias ter feito de maneira diferente para o evitar.

6. Descreve um momento que mudou o rumo da tua vida para sempre. Nesse momento, sabias que a tua vida iria mudar drasticamente? Descreve tudo o que aconteceu nesse mesmo momento.

7. Quais são os problemas que achas que te estão a impedir de ser feliz? De que forma os podes resolver?

8. Escreve uma carta para o teu "eu" adolescente.

9. Escreve um carta para o teu primeiro amor.

10. Escreve sobre as três coisas que te deixam mais orgulhoso/a.

11. Escreve sobre os sonhos que já realizaste. Descreve o momento em que os realizaste, o que correspondeu às tuas expectativas, o que não correspondeu...

12. Fala sobre o momento mais difícil da tua vida. Descreve todos os pormenores, o que sentiste, como ultrapassaste esse momento,...

13. Qual é a tua relação com a tristeza? Vês esta como uma componente essencial da vida, para podermos valorizar as alegrias que temos, ou tentas evitá-la a todo o custo?


14. Pensa em alguém que admiras, apresenta-a, escreve o nome em cima, todos os detalhes sobre ela, as suas qualidades, defeitos, história de vida... Depois, refere as razões pelas quais admiras essa pessoa.

15. Escreve sobre o teu segredo mais íntimo. Algo que nunca tenhas contado a ninguém ( não, não venham com essa de " eu sou um livro aberto", todos nós temos um segredo bem guardado, quer seja algo negro ou não).


Gostaram das ideias? Já colocaram alguma em prática?

28 comentários:

  1. Adorei as ideias! Já fiz a numero 8. Há um momento sobre o qual pretendo escrever, que é quando a minha bebé nascer, pois acho que o parto é um momento único para cada pessoa e merece ser registado :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma boa ideia, realmente o momento do parto é um momento único, muito lindo e que merece ser relembrado :).

      Eliminar
  2. Não tenho um diário, mas estas perguntas fizeram-me querer ter um (:

    ResponderEliminar
  3. O meu blogue acaba por ser uma espécie de diário, sem dúvida. O resto, mais intimo, fica no meu coração e na minha memória.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não diria que o meu é uma espécie de diário, não narro propriamente o que interesse dia a dia detalhado. Claro que falo de muitos momentos meus, mas falo mais sobre dicas e temas da atualidade, por isso mão diria que o blog é o meu diário.

      Eliminar
  4. Acho sinceramente que não há nada melhor que um diário! Poder-mos escrever o que quiseres quando quisermos e depois recordar passado algum tempo! É tão giro :p

    Beijocas,
    ANDA DAÍ!

    ResponderEliminar
  5. Não posso dizer que tenha um diário, mas tenho um caderno onde tenho escrito coisas mais pessoais, e por vezes direccionado a alguém :)

    ResponderEliminar
  6. Adorei o post!
    Tenho um diário mas, sinceramente, raramente escrevo, apenas quando tenho algo em que preciso de refletir ou quando algo me incomoda, as tuas ideias vieram trazer-me um pouco mais de "abertura" para escrever sobre a minha vida, coisa que, pessoalmente, detesto pois, em parte, não gosto muito de confrontar certas realidades.
    Segui o blog à pouco tempo, asseguraste as minhas visitas regulares :)

    myblogtwtme.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada <3.
      Eu não escrevo mesmo todos os dias no diário, escrevo de vez em quando, quando posso é sinto necessidade disso.
      Talvez estas perguntas te ajudem a confrontar essas realidades :).
      Obrigada, fico mesmo feliz por gostares e volta sempre que quiseres :).

      Eliminar
  7. Tenho um diário , onde coloco especialmente fotografias com descrições de momentos , ou então frases inspiradoras, textos num momento de inspiração e claro episódios da minha vida.
    Adorei o post porque me identifico muito com ele :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é uma ideia bastante engraçada, mas acho que comigo não funciona que não tenho muito jeito para artes e a minha caligrafia é péssima xD.
      Obrigada :).

      Eliminar
  8. Tenho um diário onde há muito não escrevo. Fiquei com vontade de recomeçar, sobretudo porque, tal como dizes, leva à reflexão!!
    Belo post (Como sempre!)

    ResponderEliminar
  9. Eu já tive um diário, mas não me adaptei muito à ideia. Estou a pensar fazer a número 8:-)
    Beijinhos

    oplanetadaines.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já fiz o número 8 ( até fiz uma versão mais resumida e menos detalhada que está no blog) e é , de facto, muito interessante.

      Eliminar
  10. O meu blogue acaba por ser o meu diário :)

    ResponderEliminar
  11. Ando a pensar em escrever um diário há algum tempo, mas não sei se terei tempo para me dedicar a ele como gostaria. Cada vez mais sinto que escrever ajuda-nos a conhecer a nós próprios e cada vez mais a escrita me ajuda a ultrapassar alguns obstáculos e a descobrir novas coisas sobre mim. É certamente a melhor forma de reflectir.
    Adorei as tuas ideias mais uma vez. Obrigada por estes posts que partilhas.
    http://estasmalmudate.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não precisas de escrever nele todos os dias. Eu também vou estar super ocupada com a faculdade ( e já vai ser um desafio manter o blog todos os dias, mas vou conseguir de alguma forma), mas se sentir necessidade de escrever, escrevo, nem que seja um parágrafo de vez em quando.
      Obrigada eu por leres. Fico feliz por ajudar :).

      Eliminar
  12. Olá querida, tudo bem? :)
    Eu adorei este post, ele está qualquer coisa de fantástico! Não tenho um diário desde os meus 9/10 anos mas acredita que este post me fez querer um e acho que alguns destes assuntos eu podia até falar no blog para que os leitores ficassem a saber um pouco mais sobre mim por isso este post mais uma vez, e eu sei que me estou a tornar um pouco repetitiva, mas foi-me bastante útil! Adorei...
    Beijinho ❤
    Alexandra's World

    *Se quiseres passar no meu blog também, tenho um post novo e ficarei muito grata!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada :).
      As pessoas normalmente associam os diários a crianças até aos 9/10 anos mas, na verdade, é muito benéfico manter um diário em qualquer idade.

      Eliminar
  13. Eu tenho um diário, mas quando lá vou escrever escrevo o que está acontecendo na minha vida, o que tenho feito e assim. Mas as ideias que deste são mesmo boas, até para um post no blogue ;) ahaha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Algumas destas ideias dão mesmo para um post num blog, se quiseres também podes usá-las para esse fim :).

      Eliminar