"". Life of Cherry: 5 mitos que as pessoas têm em relação ao protetor solar !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

22.7.16

5 mitos que as pessoas têm em relação ao protetor solar


Chegou a altura do ano em que muitas pessoas fazem uma pausa do trabalho, e finalmente tem as suas merecidas férias. A praia continua a ser o destino predileto da maioria dos portugueses, o que é bastante vantajoso até, porque o que não falta em Portugal são praias.

Desde o início do verão, que têm existido campanhas, publicidades e notícias sobre o quão importante é o protetor solar. Contudo, muitas pessoas ainda têm ideias pré-concebidas sobre estes cremes, o que as leva a cometer numerosos erros na praia e não só. Nem imaginam os erros que eu vi nas pessoas, quando fui para a praia há uns dias. Muitas pessoas sabem os erros que estão a cometer ( e ainda assim continuam a fazê-los, estúpida teimosia humana...), mas outros ainda acreditam em alguns mitos que vou enumerar a seguir.


1. Acharem que ter pele escura os torna imunes ao cancro de pele: E por isso não é necessário comprar protetor solar, que desperdício, não preciso dele. Errado, errado, errado! Os raios do sol são perigosos para toda a gente, por isso TODA a gente, sejam de Inglaterra ou de África, deve aplicar protetor solar. Não só para prevenir o cancro da pele, mas também para prevenir o envelhecimento precoce e o aparecimento de sinais e acne.

2. Se tiver protetor solar, óculos de sol e chapéu, posso estar na mesma ao sol às 14 horas: Meus caros amigos, não há protetor solar, óculos ou chapéu que vos proteja do sol nas horas de maior calor. Nestas horas ( entre as 11/12 h e as 16/17 horas), os raios UV e os raios do sol em geral estão muito mais fortes. Portanto, deixem a praia descansar nessas horas e arranjem outras atividades que não sejam estar ao sol.

3. Se puser protetor solar, posso usar óleo a seguir: Se há coisa que mais me faz impressão na praia é ver pessoas besuntadas de óleo estendidas ao sol, literalmente a queimarem-se, como um bolo já queimado no forno. E, pior do que isso, acham que se puserem protetor solar antes, podem pôr óleo que já não correm o risco de se queimarem. Qual não é o espanto delas quando se apercebem que se queimam na mesma! Os químicos que os óleos de bebé ( que as pessoas usam para outras funções) e mesmo os óleos específicos para o efeito têm entram em conflito com a composição dos protetores solares, tornando-o ineficazes. Por isso, a não serem que têm a intenção deliberada de estragar a vossa pele, esqueçam lá os óleos!

4. Só preciso de protetor solar na praia: Mas quê, só há sol na praia? Claro que não, por isso devem usar na mesma protetor solar. No verão, é de extrema importância porem protetor solar em todo o corpo mal saiam de casa porque, embora possam não estar diretamente expostos aos sol, vão sempre apanhando um pouco na viagem de carro ou de autocarro, nos passeios, nas tardes de compras...

5. Se usar um protetor solar com muito fator solar elevado não bronzeio: Parece que quase toda a gente tem a mesma ideia, que está de tal maneira "enterrada" no cérebro das pessoas, que parece que ganharam aversão aos protetores solares 50, até se afastam deles mal o vêm. Vou fazer um resumo muito rapidinho do que é um fator solar de proteção. Todos nós temos um tempo máximo que nos aguentamos ao sol sem protetor solar, antes de nos queimarmos. Para pessoas com pele mais escura, esse tempo pode ser de 40 minutos, para pessoas de pele mais clara, esse tempo pode ser apenas 10 minutos. Por exemplo, vamos pegar na pessoa com pele mais clara. Se usar um protetor solar de fator 50, significa que poderá estar 500 minutos ao sol, antes de se queimar. Embora seja mais aconselhado protetores solares com fator solar mais elevado para pessoas com pele clara, e pessoas com pele escura possam usar um fator solar mais baixo, nada impede que uma pessoa de pele escura possa usar um fator 50 e que bronzeie na mesma. Os protetores  solares aumentam o tempo de exposição ao sol, não tiram bronzeado.


E vocês? Acreditavam em alguns destes mitos?

19 comentários:

  1. Eu acreditava um pouco no último! Só costumo usar fator 50 quando está mesmo muitoo calor e sei que vou passar a tarde toda na praia/ piscina, e sempre pensei que não desse para bronzear ahah
    Gostei muito do post!
    Beijinhos e bom fim de semana
    http://universodamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade, podes usar todos os dias e ficas bronzeada na mesma :).
      Obrigada. Igualmente :).

      Eliminar
  2. O ultimo ponto, nunca foi muito conhecido por cá, porque normalmente uso sempre o de 50 nas primeiras vezes e só mais tarde é que começo a diminuir um pouco,visto que acho que não necessário estar a gastar do 50 enquanto posso usar o de 30 ou 20.
    E não é por usar o 50 que não bronzeio!
    Beijos
    Cantinho da tequis
    Facebook Cantinho da tequis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes usar o 30 ou o 20, mas depois tens que pôr mais vezes.

      Eliminar
  3. Estava consciente de todos os pontos. Sou uma pessoa que tem um tom de pele bastante clarinho, por isso há mínima coisa apanho um escaldão! Há que ter imenso cuidado com o sol, mesmo.

    Marli, do My Own Anatomy ☀

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Normalmente, nós, pessoas com pele mais clara, não acreditamos tanto nestes mitos, porque temos que ter o dobro do cuidado com a nossa pele.

      Eliminar
  4. Na praia, utilizo sempre o protetor fator 50, enquanto que no dia-a-dia utilizo um creme hidratante que ao mesmo tempo tem uma proteção fator 20. Adorei o post :)
    Beijinhos

    Saturn's Mermaid

    ResponderEliminar
  5. Eu não acreditava em nenhum desses mitos, mas sei que muitos acreditam no número 4!! '-'

    http://mariana-a-desorientada.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. O meu maior erro é mesmo quase nunca utilizar protector solar nos dias "normais". Quando estou de férias e vou andar na rua, ponho sempre. Mas se não estiver em contexto de férias (quando vou para o trabalho ou às compras, por exemplo), e mesmo que seja verão, esqueço-me de pôr... De qualquer das formas, quando ponho, é sempre 50.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando era mais nova também cometia esse erro. Ia para visitas de estudo o dia todo e não punha protetor solar. Chegava a casa com a pele vermelha que nem um tomate! Desde aí que tenho muito cuidado, sempre que vou para o sol ponho protetor.

      Eliminar
  7. O mais triste é que há imeeeensas pessoas a achar que estes mitos são mesmo verdade e estão nem aí quando são alertadas do contrário... Espero que o teu (ótimo) post sirva para abrir os olhos a algumas pessoas!

    Beijinhos, Dalila ♡ | The Lost Louboutin Blog |

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois,é mesmo triste, espero que o meu post ajude de alguma forma.

      Eliminar
  8. Eu uso protector solar factor 50+ todo o ano na cara e no corpo. Sou branquinha copo-de-leite e sempre tive muuuuuuito cuidado com a minha pele. Pena haver tanta gente como eu (e bronzeada também) que não liga nada a isso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também uso, porque também sou muito branca.É mesmo pena, só vão sofrer as consequências daqui a 20 anos e aí pode ser tarde de mais.

      Eliminar
  9. Eu sabia que todos eram mitos, mas eu só uso protetor na praia porque nos dias normais nunca me lembro de colocar!

    ResponderEliminar
  10. Uso protetor solar todos os dias, seja verão ou inverno.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu por acaso no inverno não uso, como não há sol, mas secalhar vou começar a usar.

      Eliminar