"". Life of Cherry: 10 coisas que deves fazer após uma má noite de sono !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

16.1.17

10 coisas que deves fazer após uma má noite de sono


Já nos aconteceu a todos... Ou porque fizemos uma direta para estudar, ou porque ver mais dois episódios da nossa série era mais apetecível, ou porque simplesmente não conseguíamos esquecer os problemas e, por conseguinte adormecer. É do senso comum que devemos dormir 7/8 horas por noite, contudo, nem sempre é possível.

A manhã seguinte é sempre uma tragédia. Estamos completamente exaustos, mal nos conseguimos levantar da cama, temos olheiras até à China, e parece que o nosso corpo pesa chumbo. Como enfrentar o dia que temos pela frente, com poucas horas de sono? Hoje partilho umas dicas para tornar dias assim um pouco mais fáceis.


1. Não cliques no botão snooze: Não vale a pena adiar o inevitável. Por muito má que a tua noite tenha sido, tens horários e compromissos a cumprir, por isso mais vale levantares-te mal o despertador toque. Se estiveres sempre a pô-lo para mais 10 minutos, além de exausto/a, ficas atrasado/a e stressado.

2. Deixa o sol entrar no teu quarto: Eu sei, eu sei, quando estamos cansados, a última coisa que queremos é luz a ferir-nos os olhos mal acordamos, mas acredita que é isso que te vai ajudar a acordar e sair mais facilmente da cama. Se estiver um dia de sol, ergue as persianas, abre as cortinas, e deixa os raios de sol entrarem no teu quarto.

3. Muda a tua atitude: Qualquer quer que tenha sido a razão pela qual não dormiste bem, tendes sempre a sentir-te culpado/a... Culpado/a porque te deitaste tarde, ou fizeste uma direta, ou não conseguiste adormecer depressa.... De qualquer das formas, andares a sentir-te culpado/a e angustiado/a por não teres tido uma boa noite de sono não te vai ajudar a enfrentar o dia que tens pela frente. Portanto, perdoa-te por não teres tido uma boa noite de sono, põe um sorriso na cara, e finge que dormiste bem e estás pronto para tudo/a ( fingir que dormiste bem ajuda muito, acabas por enganar o teu cérebro e sentires menos o cansaço).

4. Bebe café ( mas em excesso não!): Em dias em que dormimos pouco, o café é sempre uma grande ajuda, para nos dar forças! No entanto, cuidado, não abuses do café porque, para além de ficares muito agitado/a, impede-te de dormir bem nessa noite ( e, depois de uma noite mal dormida, a última coisa que tu precisas é de dormir mal outra vez).

5. Come com sabedoria: A tentação é comeres todos os doces que podes quando dormes mal, para teres energia extra. No entanto, o açúcar, apesar de dar energia, é por pouco tempo, depois os seus efeitos são semelhantes a uma ressaca. Além disso, não comas refeições muito pesadas, porque podes correr o risco de ficar com ainda mais sono.

6. Bebe muita, mas muita água: É muito importante beberes água todos os dias, mas quando dormes mal é ainda mais importante. Beber muita água, especialmente se for fria, vai aumentar o teu estado de alerta.

7. Completa a tua lista de tarefas o mais cedo possível: Se tiveste uma má noite de sono, o mais provável é que pela tarde estejas exausto/a. Por isso, quanto mais depressa despachares as tuas tarefas, mais depressa podes descansar. Não adies as tarefas, porque é provável que não as consigas cumprir ao final do dia.

8. Está com o dobro do alerta e cuidado que estás nos outros dias: Não é segredo para ninguém que dormir pouco afeta-nos mentalmente e fisicamente, e afeta principalmente a nossa atenção e concentração. Por isso, se dormiste pouco num dia, deves estar mesmo alerta nesse dia, especialmente se tiveres que conduzir ou trabalhar com maquinaria pesada.

9. Não durmas em demasia na noite seguinte: Tal como já falei neste post, esta cena de compensar uma noite mal dormida a dormir 14 horas na noite seguinte não existe. O nosso organismo não funciona assim, não acumula nem tem débitos de sono. Assim, se dormiste mal numa noite, dorme na mesma as 7/8 horas de sono que costumas dormir, e vais ver que vais te sentir como novo/a no dia a seguir.

10. Não ponhas demasiado pressão na noite seguinte: Quando não dormes numa noite, seja qual for o motivo, sentes sempre muita pressão para repores a energia na noite seguinte. No entanto, demasiada pressão pode fazer com que também não durmas bem nessa noite. É importante que relaxes e que penses que o mais provável é que adormeças rápido, afinal tiveste todo o dia cansado/a, só precisas de relaxar e, certamente adormecerás com facilidade.


E vocês? O que fazem quando têm uma má noite de sono?

Ler também: Como dormir melhor.

12 comentários:

  1. Não faço nada em especial mas deste muito boas dicas.

    ResponderEliminar
  2. Muito boas dicas, sim senhora. Felizmente não tenho problemas com isso, mas nunca se sabe o dia de amanhã :)

    ResponderEliminar
  3. Ótimas dicas! Curiosamente só gosto de beber café de manhã quando tenho tempo para o saborear. Se acordar sobressaltado ou já atrasadíssimo para algum compromisso acabo por dispensá-lo. Mas é uma maravilha depois de uma noite mal dormida, sem dúvida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :).Eu só costumo tomar café na hora do almoço, por isso não passo por isso :).

      Eliminar
  4. Resistir à tentação de ficar mais 10 minutinhos na cama é o mais difícil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso raramente me acontece, quando o despertador toca costumo levantar-me logo, mas também tenho os meus dias.

      Eliminar
  5. Hoje estou a sofrer imenso disto. Porém, não estou a conseguir lidar tão bem com isto quanto gostaria. Apesar de tersido só na parte do comer, estou com sono e a manteiga de amendoim é mesmo apelativa, por isso, comi mais do que queria.
    De qualquer forma, concordo imenso contigo, principalmente quanto à água. Sempre que durmo pouco ou mal, bebo muita água e lavo constantemente a água, parece que me dá uma energia nova. Deixo-me também absorver pelo sol e tento retirar o maior prazer de uma chávena de café!
    Boas dicar, como sempre. Beijoca :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que durmas melhor hoje :). Sim, esses truques da água são muitos bons, ajuda imenso!
      Obrigada :). Beijinhos

      Eliminar
  6. Por acaso é coisa que nunca me atordoou muito. Sempre tive uma boa resistência ao sono, não preciso de andar a beber cafés nem nada xD

    ResponderEliminar