"". Life of Cherry: 5 mitos sobre a comida ( de acordo com o nutricionista Pedro Carvalho) !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

22.8.16

5 mitos sobre a comida ( de acordo com o nutricionista Pedro Carvalho)


Ultimamente, graças à minha prima nutricionista, tenho desenvolvido um grande interesse por Nutrição. Desde que o meu metabolismo deu uma volta de 180 graus no meu 12º ano, e decidiu que a partir daí eu iria engordar, tenho bastante interesse em como me manter saudável e ao mesmo tempo continuar a obter prazer através da comida.

Recentemente,  li um livro que a minha prima me emprestou, " Os Mitos que Comemos", do nutricionista Pedro Carvalho. E hoje partilho alguns dos mitos que desvendei com este. Todos os mitos que vou referir aqui estão escritos no livro, não sou eu que afirmo que o são, apenas os partilho com vocês.


1. Uma bebida energética equivale a cinco ou seis cafés: Fiquei bastante surpreendida quando li no livro que isto era um mito. De facto, eu acreditava mesmo que uma bebida energética equivalia a 5 ou seis cafés, senão mais! De acordo com o nutricionista Pedro Carvalho, uma bebida energética só equivale a um café. O perigo destas bebidas não reside, portanto, na cafeína, mas sim nos ingredientes que estas contêm.

2. Não se deve beber água às refeições: Eu nunca cheguei a acreditar neste mito, mas há quem acredite. " Ai, a água dificulta a digestão, põe uma pessoa inchada..." e mais mil uma razões para não beber água às refeições. O autor esclareceu tudo e afirma que sim, pode-se beber água às refeições, e em qualquer altura do dia, o importante é mantermo-nos hidratados.

3. Os legumes cozidos perdem todos os nutrientes: Este mito pode ser verdade, depende das situações. Segundo o nutricionista, existem vários alimentos que perdem as vitaminas quando aquecidos, contudo também existem muitos que , ao elevar-se a sua temperatura, consegue-se aumentar a biodisponibilidade de outros compostos e, por consequência, a sua capacidade antioxidante. São alimentos com quantidades abundantes de carotenos, como cenoura, tomate, batata doce, pimento ou couve-galega.

4. Os testes de intolerância alimentar são mesmo eficazes: Lamento informar os fãs deste tipo de testes que, segundo este livro, os testes de intolerância alimentar são uma mentira muito bem contada. A razão pela qual este tipo de testes ganhou tanta popularidade foi porque, hoje em dia, as pessoas já não acham os " métodos tradicionais de emagrecer" suficientemente eficazes, pelo que recorrem a estas consultas para saber quais são os alimentos que estão na causa do seu excesso de peso e mal estar. Na verdade, os testes de intolerância alimentar são inúteis. Normalmente, estes testes detetam intolerâncias precisamente nos alimentos que mais gostamos! E porquê? Os anticorpos medidos por estes testes são produzidos pelo nosso sistema imunitário como forma de reconhecimento às proteínas que normalmente ingerimos.

5. Os suplementos vitamínicos "abrem "o apetite: De acordo com o autor, não existe nenhum mecanismo fisiológico que justifique  efeito positivo dos suplementos vitamínicos no aumento do apetite.  Não existem estudos suficientes que suportem esta afirmação, pelo que a resolução do problema da falta de apetite deve passar por outro tipo de comportamentos e alteração de hábitos, que não envolvam a toma de suplementos.


Se querem saber mais mitos sobre a alimentação, leiam o livro " Os Mitos que Comemos", é muito bom.

E vocês? Já conheciam estes mitos?

14 comentários:

  1. Os dos legumes já tinha ouvido falar mas ouvi também que se fossem cozidos a vapor não faria tão mal, será verdade?
    Juro que adoro estes teus temas, são sempre úteis! :p

    Beijocas,
    ANDA DAÍ!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso não sei, já ouvi falar, mas pergunta à Inês do blog " Bobby Pins", ela é nutricionista , deve saber :).
      Obrigada :).

      Eliminar
  2. nc liguei a essa coisa d n s poder beber agua as refeiçoes, n entendia pq ate, a minha mae dizia q engordava mais i eu pensava como era possivel? mas nc deixei d beber por este ou aqele motivo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também nunca liguei a isso, para mim era algo que não fazia mesmo sentido nenhum, não beber água às refeições...

      Eliminar
  3. Já sabia praticamente de todos estes mitos, só desconhecia o da bebida energética, ou se sabia já não me lembrava. Como não as tomo e mantenho-me longe de quase toda a cafeína (tirando a de alguns chás), nunca dei importância.
    Há cerca de um ano aboli com os sumos e refrigerantes da minha alimentação, exceto os naturais, apenas com fruta e desde aí quase todos os dias durante as refeições ouço essa do "Que horror, bebes água com a comida? Isso até faz mal." Pois eu sinto-me muito bem.

    Beijinho.
    Lilium
    O Meu Dolce Far Niente - A decorrer o Sorteio do Esfoliante Beleza do Sal.
    Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu antes bebia refrigerantes em todas as refeições, mas agora só bebo água. Muito raramente, em saídas ou idas ao cinema, é que bebo refrigerantes.
      Também já me disseram isso, é estúpido, a água faz bem porque é que não haveria de beber?

      Eliminar
  4. Por acaso já sabia dos mitos que aqui escreveste. E até já ouvi uma nutricionista (não me lembro quem)que não se deve beber água à refeição. Hoje em dia as pessoas para terem o corpo perfeito recorrem a "tratamentos" altamente absurdos. Não digo que não se deva ter cuidado com a alimentação até porque eu também tenho, mas não deixo de comer o meu chocolate semanal ou 3x por semana para não engordar. O assunto tem muito que se lhe diga, mas é um óptimo tema. Aliás eu adoro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu por acaso como chocolate todos os dias, mas é um quadradinho xD.

      Eliminar
  5. Aqui fiquei surpreendida com a questão dos testes de intolerãncia alimentar. É algo que estava a pensar fazer...
    http://amiudasempreaandar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não sabia disso antes de ler o livro, mas de facto não fazem sentido.

      Eliminar
  6. eu pensava que uma bebida energética equivalia a mais de 5 cafés :o fiquei estupefacta ! wow !
    Beijinhos ♡
    BLOG | YOUTUBE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também pensava isso até ler este livro, também fiquei muito surpreendida.

      Eliminar
  7. Sinceramente nunca tinha compreendido o porquê de não se poder beber água durante as refeições. A justificação nunca me convenceu. Quanto às bebidas energéticas confesso que, tal como tu, também pensava que equivaliam a uns 4 ou 5 cafés. Gostei bastante desta publicação!

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem a mim, foi algo que nunca fez sentido, por isso bebi sempre água às refeições.
      Obrigada :)

      Eliminar