!-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

2.7.17

15 coisas que deves fazer no verão antes da Universidade


Neste momento, são muitos os estudantes  do Secundário que se estão a preparar para uma das decisões mais importantes da sua vida, a escolha do seu curso. Mas enquanto a escolha é feita, e enquanto se espera que comecem as candidaturas ao Ensino Superior, há muitas outras coisas que podem ser feitas no último verão antes da faculdade. 

Estes são os conselhos de uma universitária que vai para o seu 3º ano de universidade, para orientar os novos caloiros e para ajudá-los a ter tudo pronto para esta nova etapa.


1. Escolher o curso pretendido e candidatares-te: Em primeiro lugar, o primeiro passo e o mais importante é candidatares-te ao Ensino Superior. Tem em mente que esta é uma das decisões mais importantes da tua vida, pelo que não encares isto de ânimo leve. Caso cometas algum erro e te apercebas depois que, afinal, não escolheste o curso certo, podes sempre mudar, mas o melhor é garantires que fazes uma boa escolha agora, para evitares esse tipo de complicações no futuro ( lê: Coisas que deves considerar antes de te candidatares ao Ensino Superior)

2. Investe dinheiro em coisas essenciais, como um computador: Há cerca de um ano atrás, publiquei um post sobre aquelas que são, na minha opinião, coisas em que vale a pena investir na faculdade. Entre estas, aquilo que é, sem dúvida, mais importante ter é um computador. Na faculdade, irás fazer muitos trabalhos de grupo, muitos relatórios, irás ler muitos artigos científicos, pelo que é fundamental teres um computador pessoal, sem ser o do teu pai ou do teu irmão, para poderes fazeres estas tarefas e receberes aquilo que os teus professores te enviarem.

3. Limpa e renova o teu roupeiro: Quer acredites ou não, o teu roupeiro do Secundário deve ser diferente do roupeiro da Universidade. Obviamente que não precisas de mudar o teu estilo por completo ou fingires que és algo que não és. Porém, deves adequar o teu estilo para algo mais adulto e que se insira no contexto universitário. Por isso, dá uma olhadela no teu roupeiro, vê a roupa que está em condições e a que precisa de ser deitada fora, vê aquilo que se adequa à Universidade e aquilo que não se adequa doa, e faz umas comprinhas se necessário.

4. Faz uma limpeza nas tuas redes sociais: Todos nós já publicamos cenas embaraçosas nas nossas redes sociais e/ou coisas das quais não nos orgulhamos. Dá uma olhadela em todas as tuas contas, e elimina todas as publicações que aches embaraçosas ou impróprias. Nos dias que correm, as nossas  contas das redes sociais são a primeira impressão que as pessoas terão de nós. Acredita em mim, é mesmo verdade, eu que o diga, que a primeira coisa que fiz mal saíram as colocações foi pesquisar os nomes dos meus colegas nas redes sociais ( sou uma stalker, ahahahahah).

5. Organiza-te: Agora deves estar a perguntar-te " Para quê que me vou organizar agora, se nem sei se vou estar a morar na minha cidade ou noutra?". Verdade, mas se te começares a organizar a agora, começarás a criar hábitos e métodos de organização, que te serão muito úteis quando entrares na faculdade. Arruma o teu quarto, a casa dos teus pais se quiseres ajudar, faz todas as tarefas domésticas, arruma a papelada do Secundário... Vais ver que chegarás à Universidade com novos hábitos e métodos de organização, que serão muito úteis para o teu sucesso.

6. Procura casas caso te tenhas candidatado a uma faculdade de outra cidade: Atenção, não procures casa se não tens bem a certeza de onde vais calhar. Se souberes que, à partida, vais ficar em determinada cidade, ou porque só te candidataste a faculdades nesta, ou porque a tua média é muito superior à exigida pela instituição onde queres entrar, aí sim, podes procurar casas com mais segurança e até alugar. Se puderes fazer isto antes do verão acabar é muito melhor, porque assim evitas a loucura que irá ser em setembro quando os resultados saírem, e garantes que arranjas um bom quarto, a um bom preço.

7. Faz uma lista das coisas que precisas de comprar para a tua casa: Caso alugues um quarto ou uma casa, faz uma lista de todas as coisas que precisas para a mesma. Vê se o teu quarto já vem mobilado ou não, compra lençóis, toalhas, endredons, uma secretária, entre muitas outras coisas que são essenciais numa casa.

8. Aprende a cozinhar: Saber cozinhar é essencial na Universidade. Se fores morar sozinho/a, é mesmo importante que tenhas esta capacidade, para que possas comer de forma saudável, variar nas ementas ( isto é, não estares sempre a comer as típicas comidas universitárias, como massa com atum), e evitar gastar dinheiro a comer em restaurantes. Mesmo que estejas a morar na mesma na casa dos teus pais, é importante que comeces agora a aprender, porque eles não estarão lá toda a vida para cozinhar para ti.

9. Aprende a fazer tarefas domésticas básicas: Não podes ir morar sozinho/a se não tiveres conhecimentos mínimos sobre como manter uma casa. Se ainda não o fizeste, é altura de meter mãos à obra, e começar a aprender a fazer as tarefas domésticas na tua casa. Começa a limpar a tua casa, a passar a ferro, a perceber como funciona a máquina de lavar roupa,...

10. Cria hábitos saudáveis: Um novo contexto é uma nova oportunidade para criares novos hábitos e para criares um estilo de vida mais saudável. Se até aqui só comias porcarias, começa a comer de forma mais saudável. Se eras sedentário/a, começa a fazer exercício físico. Aproveita o tempo livre que tens agora para te reinventares e começares o novo ano letivo que tens pela frente em forma e com mais energia.

11. Aprende a arranjares-te depressa de manhã: Se há capacidade que vais ter que ter na faculdade é a arranjares-te depressa. Provavelmente, irás ter muitas aulas às 8 horas da manhã, pelo que terás que te arranjar muito depressa para não te atrasares. Começa a treinar-te de manhã, a ver maquilhagens fáceis e rápidas, a aprender pequenos-almoços rápidos e saudáveis.... Os teus dias na faculdade serão muito menos stressantes se dominares esta competência.

12. Passeia e relaxa muito: Este é o teu último verão antes da Universidade, no caso de muitas faculdades, é o teu último verão com os famosos 3 meses de férias, por isso, aproveita-os ao máximo. Aproveita para relaxar, para ires à praia, para viajares e, sobretudo, para passeares pelos sítios favoritos da tua cidade, porque não terás oportunidade tão cedo.

13. Vê muitos filmes/séries e lê muito: Na Universidade, vais reparar que o teu tempo livre irá diminuir drasticamente, pelo que não terás tanto tempo para ler livros ou para ver filmes/séries. Por isso, aproveita agora para pores as séries/filmes em dia, e para leres o máximo que poderes ( porque na faculdade, as coisas que mais lerás não serão livros, serão apontamentos ahahahah).

14. Passa mais tempo com a tua família: Os últimos meses antes de entrares nesta nova etapa poderão ser a tua última oportunidade para passares tempo de qualidade com a tua família. A partir daí, poderás vê-los só ao fim de semana ou mesmo só no Natal e na Páscoa, dependendo do quão distante ficares da tua terra natal. Assim, aproveita ao máximo para conviveres e saíres com a tua família porque, acredita, por muito que eles te pareçam chatos, tu irás ter saudades deles.

15. Aproveita para sair com os amigos do Secundário: Aproveita para sair muito, mas muito com os teus amigos do Secundário. Acredita em mim, na Universidade será bastante difícil combinar algo com eles. Muito provavelmente, irão estudar todos em cidades diferentes, muito distantes uma das outras, em que as épocas de frequências calharão em alturas diferentes, logo combinar alguma coisa é  quase mais difícil do que conhecer o Papa.  Não quer dizer que não consigam combinar algo nessa altura, mas é muito mais difícil. Eu e os meus amigos do Secundário só nos costumamos ver de mês a mês ou mesmo de dois em dois meses. Só agora no verão é que nos vemos com regularidade.


Futuros caloiros aí desse lado? O que planeiam fazer no verão antes da Universidade?

22 comentários:

  1. Passei esta parte da faculdade confesso, mas gostei dos pontos que abordaste. A vida de caloiro deve ser mesmo frenética!
    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, sem duvida, mas é mesmo como dizem, é o melhor ano da nossa vida de estudantes!

      Eliminar
  2. Há alguns pontinhos nesta lista que quero mesmo fazer este ano!

    ResponderEliminar
  3. O Verão anterior à Faculdade foi o pior de sempre...! Quando as aulas começaram e uma nova etapa iniciou para mim, senti um alívio enorme!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso, o meu foi bastante tranquilo. Só comecei a sentir a ansiedade nos dias que antecederam a saída dos resultados, não porque eu não soubesse onde entrava, porquporque eu sabia que quase de certeza que entrava na UM, mas pela nova etapa que se avizinhava.

      Eliminar
  4. Já passei por isso! Ainda bem que partilhaste as tuas dicas para os novos caloiros :3

    http://purflefox.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Poderia ter feito tudo o que disseste, menos em relação ao ponto 4. Naquela altura, nem o facebook era conhecido aqui quase!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, imagino que na tua altura mal se usava facebook.

      Eliminar
  6. Dado que no ano passado estava eu nessa situação, devo dizer que apontaste tudo o que era mais importante!

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. 2, 3, 4 e 8 foi o que apostei fazer nas minhas férias de verão que antecederam o início da faculdade! E, claro, relaxar foi o que menos consegui fazer com a ânsia de entrar no curso que queria, mas acho que só hoje percebo o quão é importante focarmo-nos nos nossos momentos mais calmos para só depois depois combatermos tempos agitados.
    Tens aqui uma boa lista! :)
    r: Obrigada pelo teu feedback, Cherry! Tinha medo que não entendessem mas penso que quem utiliza o VSCO percebe mais daquele post :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :).
      Sim, penso que sim, mas para quem não percebe, como eu, também foi muito útil.

      Eliminar
  8. Se isso tivesse sido publicado no ano passado, teria-me sido muito últil! :)

    https://avidaebelaaa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Bem, sendo uma futura caloira este ano só tenho que agradecer estas tuas dicas, vinham mesmo a calhar. Certos pontos já estava consciente de que eram necessários mas nunca me viria á cabeça o ponto da limpeza das redes sociais!

    Obrigada!

    FOX WHISPER

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que te ajudem :). Boa sorte para a tua nova etapa que se avizinha :).

      Eliminar
  10. entrei para a faculdade o ano passado e concordo com tudo o que disseste!!
    sem duvida que é muito importante a organização e passar muito tempo com a familia e os amigos que "vamos deixar ara trás"
    beijinhos

    https://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Concordo plenamente. Estou no 3º ano da Faculdade e cada vez mais percebo o que anunciaste em cima. Aquele último Verão antes de entrar num mundo completamente diferente :)
    Um beijinho *
    Carolina

    ResponderEliminar
  12. Estou cada vez mais a entrar em pânico com a minha entrada para a faculdade!
    Obrigada por este post, acredita que ajudou!!
    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Relaxa, é uma mudança grande eu sei, vai custar, mas tudo vai correr bem :).

      Eliminar
  13. Todas elas sugestões importantíssimas :) só acrescentava uma, embora no meu caso só tenha acontecido no final do primeiro ano de faculdade: viajar. Cá fora, ou lá dentro. Viajar é mesmo um bichinho que se deve incentivar de cedo! De resto, todas sugestões a ter à mão <3

    ResponderEliminar