!-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

3.7.17

5 lições que aprendi ao ler " Harry Potter e a Pedra Filosofal"


No dia 26 de Junho, Harry Potter, um dos grandes clássicos juvenis, fez 20 anos. Dá para acreditar que já passaram tantos anos desde a criança deste fantástico mundo mágico? Há 20 anos, ainda tinha eu apenas um mês de vida, estava a começar aquele que iria ser não só um grande fenómeno, como iria marcar para sempre gerações inteiras. Por isso, para celebrar os 20 anos, decidi fazer esta publicação. Eu sei que venho um pouco atrasada, mas só agora é que li o livro ( sim, eu sei, que crime, nunca ter lido os livros. Só vi os filmes, e achava que os livros iriam ser iguais, mas fui burra), mas não queria deixar de festejar.

Apesar de nunca ter lido os livros, Harry Potter marcou a minha infância, e estará no meu coração para sempre ( isto porque nunca se é velho demais para entrar mais uma vez no mundo de Hogwarts). Contudo, já há imenso tempo que estava com vontade de ler a saga, e o aniversário do primeiro livro do Harry Potter foi a altura ideal para finalmente pegar nele. Estas foram as lições que aprendi com " Harry Potter e a Pedra Filosofal".


1. A adversidade pode criar pessoas com bom coração: Harry era um orfão que perdeu os pais ainda em bebé, e foi morar com os palermas dos Dursleys, que o trataram mal durante 10 anos, até ir para Hogwarts. No entanto, Harry não se tornou numa pessoa fria e vingativa, muito pelo contrário, tornou-se numa pessoa com bom coração, generosa e amiga do amigo. Eu acredito que a adversidade pode mesmo criar pessoas com bom coração. Como se costuma dizer " quanto mais escura a noite mais brilhantes são as estrelas".

2. As primeiras impressões não são sempre as mais corretas: Aprendi com o Harry e o Ron. Se se tivessem fiado na primeira impressão que tiveram de Hermione, muito provavelmente, existiriam menos livros, porque eles estariam mortos. Hermione, para eles, parecia ser uma pessoa fria, que só se preocupava com a escola e em ser melhor que os outros, mas revelou-se ser uma pessoa generosa, amiga e calorosa. A maior parte das pessoas tendem a ficar "presas" à primeira impressão que tiveram de uma determinada pessoa, mas nem sempre esta é verdadeira.

3. Os populares nem sempre são a melhor opção: Nas primeiras páginas, Harry cruza-se com Draco Malfoy no comboio para Hogwarts, e ele convida-o a juntar-se ao grupo de amigos dele. Porém, Harry rejeita esse convite, e prefere ficar ao lado de um colega muito menos popular, Ron. Como depois se vê ao longo do livro, Harry tomou a decisão mais acertada. É preferível estarmos rodeados de pessoas que têm interesses em comum connosco e que gostam genuinamente de nós, do que com um grupo popular que, à mínima coisa, nos abandona.

4. Os teus verdadeiros amigos gostam de ti tal como tu és: Quando alguém é teu amigo, tu não tens que mudar para ganhar a aprovação deles. Eles gostam de ti tal como tu és, com todas as tuas manias, defeitos, qualidades e interesses, mesmo que nestes últimos não tenham muito em comum. É uma das maiores lições que aprendemos com o trio Harry, Ron e Hermione. Eles apoiam-se mutuamente, e cada um traz algo bom e único ao grupo.

5. É completamente aceitável não concordares com algo: É completamente aceitável não concordares com algo, mesmo que se tratem de amigos teus. Dumbledore diz uma frase no livro, que eu adoro " É preciso muita coragem para fazer frente aos teus inimigos, mas não é preciso menos para fazer frente aos teus amigos". Embora ser demasiado argumentativo/a possa afastar os teus amigos, é importante saber defender as tuas verdadeiras opiniões.


E vocês? Aonde estavam quando este livro foi lançado? O que aprenderam com este?

31 comentários:

  1. 20 anos é imenso tempo mesmo! Eu só li o primeiro livro e já foi há muitos muitos anos. Acho que devia reler e aproveitar para ler o resto :P Adorei as 5 lições!
    Beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  2. Eu li os primeiros 6 livros no Verão de 2006 e tive que ficar à espera do sétimo livro que só saía em 2007, portanto voltei a ler tudo no Verão de 2007 e esperei pelo último que saía em Novembro xD lembro-me como se fosse hoje xD comprei numa Sexta e na Segunda já ia para a escola pronta para falar sobre o final de Harry Potter xD e lembro-me de ficar amuada quando acabei de ler o livro, porque apercebi-me que já não haviam mais livros de Harry Potter xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também ficar muito triste quando acabar de ler a saga, e vou querer reler tudo outra vez xD.

      Eliminar
  3. Eu quero tanto entrar no mundo HP! Só me lembro de ver um filme (porque o tinha em DVD, sei lá porquê) e pouco me recordo. Quero, pelo menos, ver os filmes para tentar perceber todo o fascínio à volta do Harry e do mundo mágico que foi criado à volta dele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vê, não te vais arrepender :). E, se puderes, lê os livros, que têm muitos detalhes importantes da história que os filmes não mostram.

      Eliminar
  4. Adoro os livros do Harry Potter, falam imenso comigo e do primeiro livro, retiro exactamente as mesmas lições! Espero que faças estes posts acerca dos próximos livros :p
    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se irei fazer de todos os livros, seria muito chato para os leitores, acho que depois deste faço um geral, da saga toda, mas vou pensar, obrigada pela sugestão :).

      Eliminar
  5. Eu li o primeiro livro pouco tempo depois de ter saído e os seguintes comprava-os assim que chegavam às lojas. Gostei muito dos filmes, mas os livros tinham outro encanto. Posto isto, tenho a dizer que me senti extremamente velha hehe

    ResponderEliminar
  6. Tem muita calminha a ler os livros... Lembro-me de os devorar, pela primeira vez. E de sentir aquele vazio, quando os acabei... Mas desde então, já os reli, pelo menos 20 vezes (gostava de estar a brincar). Aproveita!
    Como provavelmente percebeste, é uma saga que tem um carinho especial no meu coração. São sem dúvida os meus livros preferidos.
    Beijinhos
    Joana
    https://curlyhairandlipsticks.wordpress.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou lê-los com calma então, ainda não estou preparada para acabar esta saga e não ter mais nada de Harry Potter para ler.

      Eliminar
  7. Eu cresci a ler e a ver Harry Potter e sinto-me uma privilegiada com isso. Quero muito que os meus filhos vejam, acho que é um manual de aprendizagem encantado :)

    ResponderEliminar
  8. Bem-vinda a este mundo, ao mundos dos livros do Potter! Eu acompanho-os, se calhar não há 20 anos, mas provavelmente há 15. E não existe saga melhor no mundo. Simplesmente não existe!

    ResponderEliminar
  9. 20 anos é tanto tempo! Confesso que só li o primeiro livro mas lembro-me que gostei muito! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Adorei!

    http://iameleine.blogspot.com/
    http://www.instagram.com/iameleineblog/

    ResponderEliminar
  11. É demasiado jovem para mim. E como nunca li um livro nem vi um filme do Harry Potter, não posso dar a minha opinião. xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca se é velho demais para ver ou ler esta saga, acredita em mim :).

      Eliminar
  12. Aww I love love Harry Potter! Though sometimes the naughtiness in me wants me to be in Slytherin ;) Beautiful wand!

    Madame X
    http://theflowerduet.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Nunca li os livros, só vi os filmes mas só ouça maravilhas dos livros!!
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lê os livros, eu nunca os tinha lido e estou a adorar :).

      Eliminar
  14. Ora bem... há 20 anos tinha 8/9 anos portanto tava na escolinha xD mas eu comecei a ler HP quando o Cálice de Fogo foi lançado... e desde então a minha vida mudou :D

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar
  15. Como fã incondicional do Harry Potter que sou, adorei o post ;)
    Beijinho
    http://adiaryb.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Eu nem tinha nascido, ainda. E mesmo tendo sido apresentada à saga desde criança, confesso de que na altura detestava-a. Ao contrário da esmagadora maioria, eu não suportava ouvir falar, ou mesmo ver, "Harry Potter". Só comecei a depositar-lhe interesse quando me afeiçoei à leitura em geral, e no dia em que decidi fazer maratona dos filmes e peguei nos livros dele pela primeira vez - isto há um ou dois anos -, é que me apercebi da magia de toda esta história. Só aí é que me tornei numa fã! ♥
    E não poderia concordar mais com as tua lições. A que me tocou mais foi a do ponto 2, pois são muitas as pessoas que me dizem que quando me conhecem, não gostam nada de mim, pois sou muito séria, cara trancada e de meias palavras, no entanto, atualmente afirmam de que se sentem afortunados por terem investido em mim. E isso é fantástico! :D

    Beijinhos,
    LYNE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nunca tinha lido os livros só li este ano, mas já tinha visto os filmes em criança.
      A sério? A mim sempre me pareceste uma pessoa simpática e com sentido de humor, e nem sequer te conheço pessoalmente :).

      Eliminar