"". Life of Cherry: Como resolver um mal entendido !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

2.4.17

Como resolver um mal entendido


Os grandes problemas entre pessoas, na maior parte das vezes, não se devem a insultos ou a confrontos diretos, mas sim a mal entendidos. E estes mal entendidos podem criar conflitos nas relações interpessoais, e até acabar com namoros e/ou amizades.

Os mal entendidos podem ocorrer por várias razões: a outra pessoa está demasiado cansada para nos ouvir corretamente, está distraída, nós não estamos a expor aquilo que queremos transmitir de forma correta,... Independentemente das razões, o que é certo é que enfrentaremos sempre alguns mal entendidos na vida.

Todos nós temos que aprender a lidar com mal entendidos, uma vez que, muitas vezes, estes acontecem sem ser culpa de ninguém. Nem sempre é fácil, porque somos todos diferentes, temos personalidades diferentes, vimos de contextos diferentes e temos competências de comunicação diferentes. No entanto, pela minha experiência pessoal, estas são algumas dicas para os resolver.


1. Pede desculpa: Uma das melhores maneiras de resolver um mal entendido é pedindo desculpa. Pede desculpa à outra pessoa se não expressaste a tua ideia de forma correta, explica-lhes aquilo que aconteceu e que querias realmente dizer, e segue em frente.  Não deixes que o teu orgulho se ponha em frente de uma pessoa que, provavelmente, é importante para ti.

2. Sê um/a bom/a ouvinte: Metade dos mal entendidos não ocorreriam se as pessoas prestassem mais atenção ao que as outras têm para dizer. Ao aprenderes a ser um/a bom/a ouvinte, irás evitar muito melhor potenciais conflitos que possam ocorrer entre ti e a tua família, amigos ou colegas de trabalho.

3. Comporta-te de forma assertiva: Outra maneira muito boa de evitar ou resolver mal entendidos é a tua atitude. É muito mais provável que ocorram mal entendidos na tua vida se tiveres uma postura insegura. Mantém sempre uma postura assertiva e confiante ( mas atenção, admite sempre os teus erros quando os cometes).  Aprende a responder às críticas dos outros e, ao mesmo tempo, respeita-os.

4. Encontra uma solução: Uma vez esclarecido o mal entendido, tenta chegar a acordo com a outra pessoa, encontra uma solução de modo a reparar todos os estragos causados. Encontra uma solução que agrade a ambos, segue em frente, e nunca mais penses no assunto.

5. Não estás sempre certo/a: Aceita o facto de que não estás sempre correto/a, por isso não tentes incutir os teus ideiais e opiniões a outras pessoas. Não sejas demasiado/a duro/a contigo próprio/a. Todos nós cometemos erros, e os mal entendidos são algo que acontece e que nem sempre dá para evitar.


E vocês? Como é que resolvem mal entendidos?

13 comentários:

  1. Os mal entendidos são tramados. Tive um que me custou quatro anos de ausência da minha melhor amiga...mas como o tempo nunca apaga o que é verdadeiro, bastou encontrarmos-nos cara a cara e resolvemos tudo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São mesmo tramados! Lamento muito que tenhas passado tanto tempo separada da tua amiga, mas felizmente já resolveram as coisas, ainda bem :).

      Eliminar
  2. Pedir desculpa na maioria das vezes era meio caminho andado para os problemas se resolverem, mas há uma coisa chamada orgulho que é tramado. :(
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, e há pessoas que têm disso aos montes, infelizmente :(.

      Eliminar
  3. Eu adorei esta publicação. Muito bem pensada e escrita!

    ResponderEliminar
  4. Muito bom! Pedir desculpa é sempre o melhor caminho mas às vezes é tão dificil...

    E. ♥ Meet me for Breakfast

    ResponderEliminar
  5. Excelentes dicas. Mas penso que cada vez é mais difícil resolver mal entendidos...

    Experiências e Constatações

    ResponderEliminar
  6. Mal entendidos acontecem infelizmente a toda a hora e é preciso saber resolve-los!
    Bom post! :)

    Seguimos o blog e o insta ^^
    Beijinhos**
    _________________________
    All The way is an adventure
    Jess & Rose Blog | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  7. O maior problema nestes casos é o orgulho que impede muita gente de pedir desculpa!
    http://sunflowers-in-the-wind.blogspot.pt/

    ResponderEliminar