"". Life of Cherry: 7 razões pelas quais comprar coisas não te vai fazer feliz !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

18.4.17

7 razões pelas quais comprar coisas não te vai fazer feliz


Muitas pessoas compram coisas porque acham que se vão sentir melhor com elas próprias, que vão ser mais felizes. Compram sapatos para se sentir mais confiantes ou um carro para impressionar alguém.

A verdade dura e crua é esta: Os objetos não nos fazem mais felizes. Até nos pode dar uma sensação de felicidade, mas essa sensação é temporária e, com o tempo, irá desvanecer. Comprar bens materiais nunca vai satisfazer-nos completamente nem nunca nos vai trazer felicidade. Às vezes, até trará exatamente o contrário, até nos trará frustração e mais preocupações.


1. Todas os objetos acabam: Todos os bens materiais são temporários por natureza. Eventualmente, o seu prazo acaba, estragam-se ou acabam. Parecem sempre muito bonitos nas lojas, mas mal chegam a casa, começam o seu processo de deterioração.

2. Há sempre algo mais novo e/ou mais atual: Novos modelos, novas funcionalidades, melhoramentos... O mercado está constantemente a mudar e a crescer, pelo que o objeto que possuis atualmente ,eventualmente, irá " passar de moda".

3. Cada compra traz uma preocupação extra às nossas vidas: Cada vez que compras um objeto, terás preocupado/a se este se estraga, se é perdido ou se é roubado. No caso de compras maiores, ficas preocupado/a com seguros, garantias,...

4. Os objetos requerem manutenção: Todos os bens que possuis exigem energia, tempo e foco nestes. Precisam de ser limpos, arrumados, reparados e organizados. E, como resultado, tiram-nos mais tempo e impedem-nos de concentrarmo-nos naquilo que é realmente importante.

5. As tuas coisas não te definem: Ter um carro melhor do que o do vizinho ou um roupeiro com mais roupa não te torna melhor que ninguém. Ter uma casa boa não faz de ti uma boa pessoa. As coisas que possuis não te definem. Portanto, só deves comprar aquilo que realmente precisas, não compres nada para fingir que és outro tipo de pessoa ou que tens determinado estilo de vida.

6. Não estás a impressionar ninguém: Muitas vezes, compramos muitas coisas caras para impressionarmos as pessoas, para mostrarmos que temos dinheiro, que vivemos bem e temos bom gosto. Contudo, na maior parte das vezes, as pessoas não querem saber, dão-te 5 minutos de atenção, e depois continuam concentradas nas suas vidas, porque , no final do dia, todos nós estamos concentrados em nós próprios.

7. Há sempre alguém que terá mais que tu: Também há pessoas que caem no erro de comprar muitas coisas, para mostrar que têm mais que os outros, como se isto fosse uma competição. No entanto, a verdade é que haverá sempre alguém neste mundo mais rico do que nós e com mais coisas, pelo que esta ânsia de ter mais que toda a gente é inútil.


Lê também: 7 questões que deves colocar a ti próprio/a antes de fazer uma grande compra.
  As desculpas que inventamos para comprar coisas que não precisamos.

13 comentários:

  1. Concordo, excepto com livros. Livros fazem muito bem e nunca são demais❤

    ResponderEliminar
  2. Grandes verdades! Acho que a única coisa que vale a pena comprar são bilhetes de avião e entradas de museus x'D...sempre ganhamos alguma coisa realmente gratificante na vida!

    Bom post ;)
    Beijinhos***
    _________________________
    All The way is an adventure
    Jess & Rose Blog | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, tudo que é gasto em viagens e passeios é dinheiro bem gasto :).

      Eliminar
  3. Sinceramente não consigo fazer a tão famosa "terapia das compras" simplesmente porque acho que não é a esbanjar dinheiro em coisas desnecessárias que vou conseguir sentir-me melhor ou arranjar solução para os meus problemas.
    Gostei muito do post, Cherry, parabéns! :)
    Beijinho grande e muitas felicidades!
    chamammepequenita.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não compreendo. Na minha opinião, essa "terapia" às vezes até tem o efeito contrário, que é sentirmo-nos culpados por termos gasto demais.

      Eliminar
  4. Gostei do post :) Na verdade, nós conseguimos viver com menos bens materiais do que aquilo que julgamos... e somos mais felizes!

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. E a nossa carteira vai ficar mais vazia e isso não nos vai deixar contentes. Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Comprar coisas que não necessito só me faz sentir pior depois. Por isso já aprendi a lição. E sinto-me bem por não comprar.

    ResponderEliminar
  7. Concordo! Vou passar a usar como mantra.


    Ms. Telita | Telita LifeStyleFacebookinstagram

    • novo grupo para divulgação de blogs: blogs Lifestyle Portugal

    ResponderEliminar