!-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

2.2.17

Como o stress te pode fazer ganhar peso


Todos nós temos alguma noção dos efeitos devastadores que o stress pode ter no nosso organismo. Causa-nos insónias, deixa-nos maldispostos, pode causar-nos dores de cabeça, depressão... Mas, para além destes sintomas nada agradáveis, também pode fazer-nos ganhar peso.  Todos os nossos esforços de perder/manter peso podem ir por água abaixo se não soubermos acalmar-nos e não evitarmos que as seguintes coisas aconteçam.


1. Comer por causa de fome emocional: Muitas vezes nós não temos verdadeiramente fome, mas estamos tão stressados e/ou chateados com algo, que temos aquilo a que muitas especialistas chamam de fome emocional, que é ter necessidade de comer para combater emoções negativas. Quantas vezes já tivemos stressados com um teste, por exemplo, e fomos ao McDonalds fazer uma pausa, e comer todos os fritos e porcarias que lá havia? Embora isso saiba bem na hora, não será bom, a longo prazo, para a nossa saúde, sobretudo se for algo que façamos frequentemente. Por isso, se achas que estás com fome e estás muita stressada, bebe um copo de água, faz uma pausa e faz algo que te dê prazer. Se isto não resultar, come um snack saudável, como fruta ou umas tortilhas de milho.

2. Esqueceres-te de comer: Muitas pessoas muito stressadas e atarefadas dizem frequentemente " não tenho tempo para comer, tenho muito que fazer". Pode parecer que estão a perder calorias ao comer menos mas, na verdade, estas pessoas, ao final do dia, têm mais fome, e têm tendência a comer mais ao jantar e a petiscar mais, o que acaba por fazê-las engordar. Quando não tens muito tempo para comer, tenta ter sempre um ou dois pacotes de bolachas contigo, para não saltar lanches.

3. Não fazer exercício físico: Quando estamos muito stressados e um mil e uma coisas para fazer, a última coisa que nos apetece é fazer exercício físico, a atividade que elminaria grande parte do stress. Faltar a um ou dois treinos, de vez em quando, não tem mal, mas se avanças treinas frequentemente, é provável que comeces a ganhar peso.

4. Secreções de hormonas que te fazem engordar: Quando estamos stressados, libertamos muito cortisol, uma hormona que contribuí para ganhar peso. Além disso, o nosso oganismo também liberta grelina, uma hormona responsável pelo ganho de apetite.

5. Fazer más escolhas alimentares: É mais difícil tomar qualquer tipo de decisões quando estamos nervosos, sobretudo decisões alimentares. Quando damos conta, estamos na secção de bolachas do supermercado, em vez de estar na secção dos legumes ou fruta! Por isso, certifica-te que tens refeições saudáveis preparadas para as alturas em que tiveres mais stressado/a, para evitares de fazer más escolhas.


9 comentários:

  1. Ai como me reconheço neste post! Desde que comecei a faculdade que com o stress esqueço-me de comer, como demais e principalmente nunca comi tanto fast food como agora. Tenho tanta fome emocional que eu vou-te contar...só a consigo controlar quando estou deitada e faço de tudo para não me levantar. Obrigada pelas dicas :)
    Parabéns por este post e pelo blog em si :D Costumava ver o teu blog muitas vezes, mas nunca comentei porque não tinha blog aqui.
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É normal, a faculdade traz consigo muito stress, espero que as dicas te ajudem :).
      Muito obrigada :).

      Eliminar
  2. Eu por acaso quando estou stressada costumo fazer o oposto: não como nada!

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Muito verdade...
    http://sunflowers-in-the-wind.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Quando estou stressada à séria não consigo comer nada. A fome emocional ataca-me quando estou mais em baixo e nem me apetece sair da cama.

    ResponderEliminar
  5. Ai, sempre pensei que o stress emagrecia porque imagina, quando estou super stressada por causa de um trabalho passo horas e horas sem comer até o conseguir acabar. Ainda outro fiquei para aí das 15h até às 23:30h sem comer e tinha imensa fome mas como estava tão concentrada não me levantava para ir comer...

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas não notas que tens mais fome no dia a seguir? Provavelmente tens, e depois comes mais, é isso que faz engordar...

      Eliminar
  6. Tanto me dá para comer mil porcarias como para não comer nada, dias depois tenho a certeza de que não foi certo :/

    ResponderEliminar