"". Life of Cherry: 5 razões pelas quais deves aprender a cozinhar na Universidade !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

14.10.16

5 razões pelas quais deves aprender a cozinhar na Universidade


Como já referi aqui , em junho comecei a aprender a cozinhar, e tenho que admitir que agora até me safo bem ( claro que ainda tenho muito que aprender, mas digamos que já sei fazer algumas refeições variadas).

Cozinhar é uma capacidade importante que acho que todos os estudantes deviam desenvolver na universidade.  Muitos alunos não aprendem a cozinhar porque, ou continuam na casa dos pais e comem apenas o que a mãe faz, ou vão para outra cidade e levam comida de casa ou alimentam-se mal.

Portanto, hoje decidi partilhar algumas das razões pelas quais eu acho que todos os universitários deveriam aprender a cozinhar.


1. A tua mãe não vai cozinhar para ti toda a vida: Esta é, acima de tudo, a razão mais importante pela qual deves aprender a cozinhar. Não vais morar na casa da tua mãe toda a vida, e não podes chegar à idade adulta, teres uma casa e ligares à tua mãe a perguntar " Mãe, posso ir almoçar aí/ podes fazer-me a comida e trazeres aqui?". O melhor é começares a aprender já, para quando ganhares a tua independência e sair de casa não te custar tanto.

2. Para não estares sempre a comer as típicas comidas universitárias: Todos os universitários sabem a que me estou a referir. As típicas comidas universitárias são massa com atum, massa com salchichas ou qualquer outra coisa que não exija muita sabedoria nem tempo para cozinhar. Muitos estudantes que vão estudar para outra cidade sem os pais passam a vida a cozinhar o mesmo. Se queres ter refeições mais variadas e, porventura, surpreender os teus colegas que só sabem fazer massa com salchichas, tens então uma grande motivação para aprender a cozinhar.

3. É mais saudável: Fazeres a tua própria comida é muito mais saudável do que comer fora. Claro que há sempre cantinas universitárias e restaurantes que oferecem opções saudáveis, mas não há nada melhor do que comida caseira. Nem sempre é fácil encontrar sítios que têm comida com todos os ingredientes saudáveis e de boa qualidade. Quando estás a cozinhar, tens essa opção de poder escolher os melhores ingredientes para uma refeição saudável.

4. É mais barato: Comer em casa é sempre mais barato, sem dúvida alguma. Não sei se já tiveste curiosidade em fazer as contas, mas com 5 euros em ingredientes de supermercado podes fazer uma refeição para 4 pessoas, enquanto que no restaurante 5 euros só dão para uma pessoa ( e isto, claro, naqueles restaurantes mais baratos). As cantinas da universidade são mais baratas, mas ainda assim não compensa. Se fores tu a cozinhar, poupas muito mais dinheiro, além de que ainda te pode sobrar comida para outra refeição, ou seja, acaba por te render mais.

5. Independência: Cozinhar é uma das melhores capacidades que podes desenvolver na universidade. Ter esta capacidade é muito importante para a tua vida adulta. Saber que és capaz de cozinhar dá-te mais independência, já não tens que estar dependente dos teus pais para almoçar ou jantar, já não tens que andar por aí sempre atrás de restaurantes ou cantinas para comer...


Estudantes aí desse lado  sabem cozinhar? Também acham importante os estudantes universitários aprenderem a cozinhar?

9 comentários:

  1. Agora que entrei para a universidade e tenho de viver em Braga durante a semana, sei bem do que falas! Ouço colegas a falarem que mal sabem cozinhar. Cá eu sei fazer já imensa coisa e não dispenso a minha comida :) Além de saber super bem, sai muito mais barato. E acaba também por ser um momento de "relax" no meio de tanto estudo ahahah

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que estejas a gostar da cidade :).
      Pois é, é super relaxante :).

      Eliminar
  2. Coitada de mim se não soubesse cozinhar! Desde cedo que comecei a ter contacto com tachos e panelas por incentivo da minha mãe. Confesso que na altura não achava lá muita piada mas ainda bem que assim fosse. Acho que se não soubesse cozinhar a minha mãe nunca na vida me deixava vir sozinha para Portugal ahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu, por acaso, gosto de cozinhar :). Pois, realmente, ainda bem que aprendeste a cozinhar, assim tiveste mais independência :).

      Eliminar
  3. Eu por acaso até cozinho muito bem :)

    ResponderEliminar
  4. Sofro imenso com o facto de não saber cozinhar! Mas o problema é que não sei cozinhar nem gosto assim muito.. mas vídeos no youtube ajudam sempre eheh

    xx Rita | O blog da Ritinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei cozinhar, não muito ainda, quero aprender mais, mas já podia viver sozinha, sei fazer algumas refeições variadas sem ser massa com salsichas :). Eu gosto.
      É o youtube ajuda muito xD.

      Eliminar
  5. Cozinhar é uma competência muito importante :) e tem todas as vantagens que enumeraste: é mais saudável, mais barato... e acaba quase por ser uma forma de terapia :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto muito de cozinhar, de facto é como uma terapia, é muito relaxante :).

      Eliminar