"". Life of Cherry: 12 coisas que tens de fazer antes do Secundário acabar !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

27.4.16

12 coisas que tens de fazer antes do Secundário acabar


O final do ano letivo está mesmo aí à porta, e para os alunos do 12º ano isso significa o fim de mais uma etapa das suas vidas, o fim do Ensino Secundário. Por mais stressante e cansativo que seja o Secundário, sei que muitos alunos vão ter saudades quando o acabarem. Não estou a falar obviamente, das saudades das aulas seca e das maratonas de estudo, mas saudades dos professores, dos amigos, dos bons momentos...

O Secundário em Portugal, infelizmente, não é como nos filmes americanos, em que há claques, festas espetaculares, bailes de Inverno e de Primavera,... ( as escolas secundárias dos filmes são tão fixes, reality sucks ). No entanto, existem sim, maneiras de tornar o Secundário mais fixe e de aproveitá-lo ao máximo, e é isso que vou partilhar com vocês hoje, uma lista de coisas que têm de fazer antes de sair do Secundário. E acreditem no que eu digo, porque eu já passei por ele!

Se és aluno/a do Ensino Secundário, este post é para ti. É principalmente dirigido aos do 12º ano, mas os que estão no 10º ano já podem começar a fazer algumas coisas desta lista.


1. Ir ao baile de finalistas: Apesar de o baile de finalistas não ser nada como é nos filmes que retratam as escolas americanas, é uma festa que representa a última etapa do secundário e a despedida dos teus colegas antes de entrares para a universidade. Por isso, não a deves perder. No meu ano, não fui ao baile de finalistas organizado pela escola, eu e os meus amigos fizemos o nosso, num restaurante. Se voltasse atrás, gostava de ter ido ao da escola, porque era uma festa muito maior num local próprio para a ocasião ( o restaurante à que fomos nem sequer tinha música), mas na altura foi a decisão dos meus amigos. De qualquer das formas, o que interessou foi a companhia.

2. Faltar a uma aula para estar com os amigos: Não, não te ponhas a faltar a aulas importantes como Matemática, não arruines a tua média. Falta com os teus amigos a uma aula menos importante ( como Ed. Física) para irem para o bar da escola ou para o café ao lado falarem. Sei que pareço que estou a ser desencaminhadora, mas são estas cenas que fazem com que tu e os teus amigos criem memórias. Faltar a uma aula de vez em quando não faz mal. Agora por amor de Deus não me faltem a todas a dizer " Ai, eu li no blog da Cherry que devia faltar às aulas...". Já fiz isto algumas vezes, por norma eu e uma amiga minha, como não gostávamos muito de fazer Ed. Física e a stora nunca marcava faltas, faltavámos e iamos para o bar da escola falar ou estudar juntas. O engraçado foi que uma vez uma auxiliar que nos conhecia ( era uma escola pequena) perguntou-nos se nós  não devíamos estar em aula,e nós pedimos para guardar segredo.

3. Pregar partidas( inofensivas,claro): Foi algo que eu fiz muito no secundário,  apesar de, agora que olho para trás, ter pena de não ter feito coisas mais originais( fiz muitas coisas engraçadas, mas gostava que tivessem sido mais épicas). Bem, o que eu já fiz e aconselho a fazer é por a máquina gráfica do colega do lado em chinês, o capuz de um colega meu servir de caixote do lixo, esconder porta-lápis, colar posts-its nas costas das pessoas a dizer " sou gay" ou "bate-me com força" ( eu sei o que vocês estão a pensar, eu era e sou uma autêntica criança, mas ao menos sei divertir-me)... Acho que tenho que fazer um post sobre isto. Pregar partidas é uma arte!

4. Escrever o teu nome nas mesas ou nas portas da casa de banho: Não fiz este ponto com muita pena minha. É uma excelente ideia para deixares uma marca da tua passagem na escola, para depois futuros alunos lerem o teu nome e perguntarem-se "mas quem é que seria este gajo/gaja?". É um ritual giro, para eternizar a tua passagem na escola. Claro, escreve num sitio escondido, com caneta permanente ou a raspar, nada de estragar o material da escola. As portas das casas de banho normalmente tão cheias de desenhos e nones,  por isso, já ninguém quer saber se escreves lá alguma coisa. Para tornar ainda mais especial, podes combinar com o reu grupo de amigos para escreverem os vossos nomes todos juntos para eternizar o vosso grupo.

5. Tira 20 a alguma disciplina: I know,  I know,  é difícil,  mas tudo se consegue. Pode ser um 20 na pauta, num teste, num mini-teste ou trabalho de grupo. Eu nunca tirei 20 num teste ( o máximo que tirei foi 19,7 a Filosofia), mas já tirei 20 na pauta e 20 num trabalho.

6. Organiza um jantar com a turma: Eu sei que, por vezes, é um bocado complicado fazer isto, porque existem muitos grupinhos na turma e muitas rivalidades entre os mesmos. Mas se pudessem pôr de lado essas rivalidades por uma noite, o resultado poderá ser uma noite muito divertida e, quem sabe até, se não vos tornará uma turma mais unida.

7. Vai a uma visita de estudo/viagem: As viagens que a tua escola organiza são a oportunidade ideal para explorar novos lugares e, o melhor de tudo, na companhia dos teus amigos. Aproveita para ires às visitas de estudo e, se tiveres mais possibilidades económicas, vai às viagens com destinos noutros países. A minha escola organizou sempre viagens anuais para vários sítios fora do país. Se estiveres no último ano do secundário, vai à viagem de finalistas.No 10º ano, fui à Corunha dois dias, e no 12º ano fui a Londres durante 5 dias, um sonho que eu já tinha há muito tempo e tive a oportunidade de realizar nesse ano. Não fui à viagem de finalistas porque, pessoalmente, ir a Londres era muito melhor, porque poderia ver museus, monumentos, conhecer novas culturas ( Londres é uma cidade muito multicultural), enquanto que na viagem de finalistas só iria a festas e festivais, todas as noites ( o que até seria muito divertido, mas uma pessoa tem que fazer opções).

8. Faz uma direta: Mas não faças muitas, que fazer diretas mata os neurónios! Quando fui à Corunha, no 10º ano, como a viagem era uma noite e dois dias, sugeri às minhas amigas para ficarmos acordadas toda a noite para estarmos mais tempo juntas e aproveitarmos melhor a viagem. E elas aceitarão porque, mesmo que não aceitassem, ficariam toda a noite sem pregar o olho, porque estava uma autêntica festa no nosso hotel ( fomos 4 turmas, por isso era muita confusão obviamente). Nós ficámo-nos apenas por vaguear pelo hotel e ir ao quarto dos nossos amigos, mas houve pessoas que decidiram ir para o mar a meio da noite, em pleno Janeiro ( escusado será dizer que não apoiei este tipo de atitude, isso já foi ultrapassar os limites, foi uma irresponsabilidade).

9. Sai à noite com os teus amigos: É no secundário que muitos jovens começam a sair à noite. Claro que não te aconselho a começares a sair à noite com apenas 14/15 anos, mas com 16 anos já podes ir a uns bares ( se bem que agora a lei mudou, por isso provavelmente já não podes) e aos 18 anos já podes ir a uma discoteca. É bom começares a sair à noite ( mas não até muito tarde) agora no secundário, para começares a ter noção de como é que é e dos perigos, para na universidade já não seres tão apanhado/a desprevenido/a. Eu, por acaso, nunca saí muito à noite no secundário ( nem agora saio muito na faculdade, pensando bem), mas já fui com os meus amigos a alguns jantares e a alguns bares.

10. Agradece aos professores que mais te marcaram : Certamente, existiram professores no secundário que te marcaram mais do que outros, que te inspiraram ou que te incentivaram a seres melhor. No final do secundário, agradece a esses professores, mostra-lhes o quão importante eles foram para a tua formação e crescimento enquanto pessoa. Os professores adoram saber que tiveram alguma influência positiva na vida dos alunos.

11. Agradece aos auxiliares da escola pela dedicação: Uma escola não se faz só de professores e alunos, os auxiliares também têm um papel importante para o bom funcionamento de uma escola. Há auxiliares que contribuem para a limpeza da escola, outros que trabalham no bar/ cantina, outros que trabalham na reprografia... Sei que isto é inconcebível numa escola grande, mas se frequentares uma escola pequena ( como foi o meu caso), antes de saíres da escola pela última vez agradece-lhes e despede-te deles.

12. No final do teu último ano no secundário,  vai a todos os sítios da escola uma última vez: Foi algo que fiz no último ano, porque eu tenho uma bocado de "panca" nesta cena de primeiras e últimas vezes. Vai almoçar à cantina da escola uma última vez, vai ao  bar uma última vez, usa as casas de banho uma última vez... Se quiseres tornar a coisa mais engraçada, faz este percurso com os teus amigos e , em cada lugar, recordem os bons momentos que passaram juntos e que estão associados aquele lugar. Fiz isto com os meus amigos e adorei, foi mesmo incrível a quantidade de coisas que recordámos.


Quem está/já passou pelo Secundário? Que coisas fizeram?

20 comentários:

  1. O meu secundário já acabou e não fiz grande parte destas coisas. Alguns teria sabido bem, sem dúvida

    ResponderEliminar
  2. Fiz o 2. algumas vezes, mas para dormir! A casa da minha avó ficava a 200m da escola e eu em adolescente tinha muito sono. Como já era mais ou menos responsável sabia a que aulas podia faltar e ia descansar. Quando cheguei à universidade senti falta disso, especialmente naquelas aulas a seguir ao almoço em que o sono é mortal! De resto fiz quase tudo, incluindo o 20 a uma cadeira (Inglês). Diretas, só muito mais tarde.


    Perdida em Combate | PASSATEMPO Birds of a Feather

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, isso é que devia saber mesmo bem. Eu morava ao pé da minha escola, mais ou menos a 10 minutos a pé, mas nunca fui a casa dormir, também porque não tenho o hábito de dormir de tarde.

      Eliminar
  3. Eu fiz algumas dessas coisas. Consegui tirar 20 a inglês, tanto em testes como numa apresentação oral e na pauta. Visitas de estudo eu não ia muito, mas as que fui eu gostei e arrependo-me de não ter ido a mais. Uma delas eu fui depois de fazer uma direta, para conversar com o meu marido, que na época ainda era namorado e morava muito longe, então com a diferença de horários tinhamos que conversar nas horas que eu deveria estar a dormir. O secundário é uma vez na vida, então gostaria de ter aproveitado mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho giro teres conhecido o teu marido no secundário :). Eu também gostava do ter aproveitado mais, apesar de ter gostado deste.

      Eliminar
  4. eu acabei o ano passado e só não fiz os dois últimos pontos! o resto sim está muito original e verdadeiro. Acho mesmo essencial o baile. para mim marcou me muito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O baile não foi propriamente o que me marcou, marcou-me sim a última viagem que fiz com a escola, a Londres :).

      Eliminar
  5. eu acabei o ano passado e só não fiz os dois últimos pontos! o resto sim está muito original e verdadeiro. Acho mesmo essencial o baile. para mim marcou me muito

    ResponderEliminar
  6. Já fiz quase todos os pontos mencionados, mas ainda terei a oportunidade de fazer os que me restam... acabo o secundário este ano e agora a malta da turma anda numa de recordar o que já fizemos, resultado: ora "partimos o caco" a rir ou dá-nos uma certa nostalgia :)

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então aproveita bem os últimos momentos porque depois poderão ir todos para universidades diferentes, e aproveita também para fazer os pontos que te faltam :).

      Eliminar
  7. confesso que não fiz metade destas coisas, além do tirar 20, sair com amigos e ir ao baile de finalistas e agradecer a alguns professores.
    mas fiz outras coisas giras, conheci pessoas incríveis, fizemos montes de lanches e jantares e fui jantar com a minha turma toda a casa de uma grande professora nossa, ficamos lá até às tantas da madrugada a falar com ela e é uma das melhores recordações do meu secundário :)
    beijinhos, Noelle :) http://supergirlinconverse.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pronto, o que interessa é teres vivido bem o secundário e estou a ver que o fizeste :). Uau, isso deve ter sido mesmo fantástico. Eu nunca fui a casa de uma professora minha, mas já fizemos um jantar de turma com as nossas professoras e foi bom conhecê-las fora do ambiente de sala de aula. Gosto sempre de ouvir as experiências dos mais velhos :).

      Eliminar
  8. Amei o blogue!! :)
    Beijinho*
    Novo post no blogue
    http://thewhisperofphotography.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. adorei o post cherry :)
    estou mesmo a acabar o secundário e sempre que se fala nisso sinto me nostálgica. Fico feliz por ver que já fiz imensas coisas da tua lista e tenciono fazer as restantes. Quero imenso que o baile corra super bem e vou experimentar a tua sugestão de fazer um utimo tour pela escola com os meus amigos
    otimas ideias, otimo post :)
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :).
      É normal,quando estava na reta final do secundário, também me sentia assim, é algo quase inevitável.
      Faz isso, é mesmo muito bom para recordarem todos os momentos :). Espero que tenhas um baile de finalistas memorável :).

      Eliminar