"". Life of Cherry: Livro: #Girlboss !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

22.6.17

Livro: #Girlboss


Há uns dias atrás, o livro " #Girlboss" , finalmente, chegou às minhas mãos ( tinha-o encomendado pela Wook, com desconto, e paguei apenas 9 euros por este). Estava mesma curiosa para o ler , uma vez que falaram tanto, mas tanto deste! 

Confesso, tinha grandes expetativas em relação a este livro e, por isso, tinha receio de sair desiludida, tinha medo que fosse mais um livro para iludir os jovens, e que afirmasse que o caminho para o sucesso era fácil, que não era preciso trabalhar muito , que também conseguiam fazer crescer uma empresa tão depressa como ela... Felizmente, nenhum destes receios se concretizou. Não só adorei este livro, como o achei uma inspiração para todas as raparigas ( e rapazes também, não se deixem enganar pelo título!) que se estejam a iniciar no mundo do trabalho, e que queiram perseguir os seus sonhos.

Sinopse


Em 10 anos, Sophia Amoruso passou de uma desistente do Secundário para a fundadora e CEO de Nasty Gal, uma das maiores empresas em todo o mundo, que cresceu imenso em apenas alguns anos.

Sophia nunca foi a típica executiva, e escreveu " #Girlboss" para outras raparigas como ela: inadaptadas ( e também para as outras) à procura do seu caminho para o sucesso.


A minha opinião


Antes de mais nada, não se deixem enganar pela capa do livro ( que, by the way, é linda e fica muito bem em cima da mesa de cabeceira do meu quarto). A capa dá a ideia que este livro é extremamente feminista, quase a roçar no " as mulheres é que são boas e os homens não prestam". No entanto, não é isso que o conteúdo transmite. Obviamente, é ligeiramente feminista, mas de uma forma muito subtil, mais como um incentivo às raparigas para começarem a afirmarem-se num mundo que, apesar de todas as mulheres maravilhosas que já marcaram a diferença, ainda é dominado pelos homens. Porém, os conselhos que dá sobre a carreira e sobre a vida são, na verdade, universais, pelo que aconselho que tanto raparigas como rapazes leiam este livro.

Antes de contar a sua história, a Sophia pede uma coisa: que não a vejamos como um modelo a seguir. E percebe-se facilmente porquê: nunca foi uma filha exemplar, foi uma rapariga mal comportada na escola, não era boa aluna, e desistiu a meio do Secundário, altura em que viveu durante uns tempos, basicamente, como uma sem-abrigo, e depois andou a saltitar de emprego em emprego. Contudo, isso não quer dizer que não nos possamos inspirar na história dela e no que ela fez para chegar onde chegou.

Sendo o meu curso maioritariamente feito em estágios, tenho bastante contacto com o mundo do trabalho, pelo que todos os conselhos que este livro me deu me serão bastante úteis para o meu futuro profissional. Desenganem-se se acham que a Sophia vos vai dar conselhos sobre como enriquecer depressa ou construir um grande império no mundo na moda. Não vai. Em vez disso, ela irá ensinar-vos a darem os vossos primeiros passos no mundo do trabalho, a trabalharem arduamente, a serem sempre curiosos, e vai-vos ajudar a ganhar competências que serão muito necessárias no ( competitivo) mercado de trabalho.

Esta é uma leitura leve e fácil. Sophia Amoruso vai contando a sua história, num tom engraçado e sarcástico, ao mesmo que tempo que vai partilhando dicas e conselhos sobre carreira, persistência, objetivos e, de uma forma geral, sobre a vida. Aquilo que eu mais gostei foi que, ao ler o livro, sentimo-nos como se fossêmos uma amiga da Sophia, e estivessemos sentadas no café a falar com ela.


No início de cada capítulo são partilhadas frases inspiradoras (relacionadas com o respetivo capítulo), que apontei num caderno, para me motivar nos dias em que me sentir mais em baixo. 


No final de cada capítulo, são partilhadas histórias sobre várias mulheres bem-sucecidas, escritas na primeira pessoa. Gostei imenso deste extra, uma vez que algumas destas mulheres eram autoras de sites e blogs que eu já seguia, portanto foi muito bom conhecer um pouco mais sobre elas.

Este livro está repleto de lições verdadeiramente inspiradoras ( tantas que farei outro post com aquilo que aprendi). Todavia, aquela que é mais importante e, segundo a Sophia, a única que precisamos de reter, é que somos nós que criamos o nosso próprio mundo. Sim, devemos agarrar todas as oportunidades que nos aparecem mas, quando estas não surgem, devemos ser nós a criá-las. Não devemos esperar que nada nos caia do céu, ou que os outros digam aquilo que conseguimos ou não fazer. Devemos trabalhar arduamente até chegar ao topo e, quando chegarmos lá, trabalharmos ainda mais. Mesmo que já tenhamos conseguido o nosso grande objetivo, o nosso grande sonho,  devemos continuar a lutar continuamente por objetivos maiores, sonhos maiores e, sobretudo, viver com curiosidade de tudo o que nos rodeia e com garra. Porque todas nós podemos ser uma #Girlboss.


E vocês? Já leram este livro? O que acharam?

(Fotos: da minha autoria)

25 comentários:

  1. quero imenso ler este livro, principalmente depois de ter visto a série e agora fiquei com ainda mais vontade de o comprar (:
    http://arrblogs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu decidi ler o livro antes de ver a série, portanto só agora é que vou ver :).

      Eliminar
  2. Não conhecia o livro, mas fiquei com uma enorme vontade de o ler :D
    Beijinhos
    http://universodamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Não li mas já tinha ouvido falar! Até o tinha em mente ara oferecer para o ano quando a minha irmã acabasse a universidade! Agora com esta critica vou mesmo tomar nota!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Ao tempo que anda ansiosa por esse livro e essa inspiração!
    Gostei tanto deste teu post, parabéns!

    http://princesasemtiara.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  5. Que legal! Você deu vários detalhes do livro que não tinha visto ninguém falar, adorei sua resenha e fiquei bem curiosa com o conteúdo!!!
    Beijinhos, Marina
    Estilo, Estilo Meu

    ResponderEliminar
  6. Vi imensa gente a falar da serie e, por isso, decidi dar lhe uma oportunidade e adorei a história, é super motivadora!!

    Beijinhos!!
    Black Rainbow Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo uma história motivadora:). Eu agora que já li o livro, vou ver a série.

      Eliminar
  7. Eu tambem tenho um desconto na Wook e já sei onde vou usá-lo :D

    ResponderEliminar
  8. Such a beautiful post, super gorgeous I love it!

    Can we follow eachother? Let me know on my blog and I will follow back immediately xo


    BLOG: GorisHelena

    ResponderEliminar
  9. Nunca tinha ouvido falar nesse livro!
    E fiquei muito curiosa e cheia de vontade para o ler!
    Beijos :*

    Poção de Maravilhas

    ResponderEliminar
  10. Adoro ler e também tenho uns descontos para usar. Perdição! :)

    ResponderEliminar
  11. O bem da wook é que os livros ingleses são todos à volta deste preço! Adoro o site :)
    Confesso que não é dos livros que mais me cativa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade,o último livro em inglês que comprei antes deste foi o "Bloom" e também foi muito barato :).
      Dá-lhe uma oportunidade, é muito fácil e rápido de ler, e tem conselhos maravilhosos, sobre carreira e a vida em geral.

      Eliminar
  12. Sem dúvida que é um livro que quero bastante ler, visto que já ouvi muito boas coisas em relação ao mesmo (:

    ResponderEliminar
  13. Quando vi a foto na lista de leituras cheguei a pensar que era uma revista mas depois li a hashtag e aí percebi que era um livro do qual ainda não tinha ouvido falar, mas ao longo do post foi despertando um interesse em lê-lo. Ainda bem que parece que os nove euros foram bem gastos :)

    http://recomecar-mariana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Ando tão curiosa com este livro e só oiço falar dele. Os livros em inglês na Wook são mesmo em conta. Depois de ver a tua opinião, parece-me que esta vai ser a minha próxima leitura ;)

    Beijinho,
    Dicolored Winter

    ResponderEliminar