"". Life of Cherry: Haverá algum "factor tempo" que determine o sucesso de um blogger? !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

21.6.17

Haverá algum "factor tempo" que determine o sucesso de um blogger?


Não sei se já repararam, mas a maior parte dos bloggers bem sucedidos em Portugal criaram os seus blogs quando eram muito novos, e andavam no Secundário ou na faculdade. Há uns tempos atrás reparei nisso, quando estava a ler o blog  Moda e Beleza, um dos poucos blogs de moda que leio regularmente, e que sigo há anos. A autora criou o seu blog quando andava no Secundário, e agora está quase a terminar a licenciatura ( e só não é já licenciada porque, há uns anos, mudou de curso). O que começou por ser um blog pequeno que publicava looks inspirados na série Morangos com Açúcar, agora é um blog de sucesso, que já ganhou inúmeros prémios e foi destacado várias vezes na imprensa.

Isto não se trata de nenhuma coincidência, nem deriva do facto de entre os 15 e os 25 anos estarmos no auge da nossa beleza. A verdade é que, na nossa adolescência, por muito tempo que percamos na escola e por muito que tenhamos que estudar, temos imenso tempo livre. Sei disto, porque, embora ainda seja estudante, já tive uma amostra do que é o mundo de trabalho, como estagiária de Enfermagem, e sei que, quando temos um emprego, o tempo é muito mais escasso. Por muito que os nossos horários sejam muito rígidos na escola/faculdade, acreditem que num emprego é muito pior.

Daí muitos bloggers agora bem sucedidos serem-no porque começaram os seus blogs quando ainda eram estudantes. Nessa altura, ainda tinham imenso tempo livre, para escrever posts, planificar, idealizar, bem como para se relacionarem com outros bloggers e publicitarem o seu blog. Além disso, certamente que tinham mais disponibilidade para ir a encontros de bloggers, para irem a eventos organizados por marcas e para estabelecer parcerias.

Quem começa o seu blog já nos seus 30 anos, quando já tem um emprego, família e muitas mais responsabilidades, certamente que já sente dificuldades em mantê-lo e fazer com que este tenha sucesso. As horas no trabalho, por vezes, são muitas ( muitas pessoas trabalham 12 horas) e, quando finalmente chegam a casa, ao anoitecer, já não há paciência para escrever ou publicar algo, já só fazem o jantar, vêem televisão e vão dormir. Ir a encontros de bloggers, workshops ou eventos também é bastante difícil, uma vez que trabalha-se de segunda a sábado, com um horário fixo, que não permite faltar com a mesma leveza a que se faltaria a uma tarde de aulas na faculdade. Quem trabalha por turnos, como os enfermeiros, ainda tem margem de manobra para trocar turnos e ir aos eventos mas, ainda assim, é complicado.

Pensar em tudo isto fez-me questionar se haverá mesmo algum "fator tempo" que determine o sucesso de um blogger. Mas depois cheguei a esta conclusão: não existe nenhum "fator tempo" que determine o sucesso de um blogger, da mesma forma que não há nenhuma fórmula mágica para o sucesso de um blog. Este "fator tempo" trata-se apenas de uma mera vantagem, tal como ter uma câmara fotográfica toda XPTO. Muitos bloggers não têm uma câmara toda XPTO, e tiram na mesma fotos lindíssimas. Por isso, também é verdadeiro existirem bloggers que se estrearam já nos seus 30 anos e que, em poucos anos, conseguiram tanto sucesso como a geração mais nova ( é o caso de muitos blogs familiares).

A verdade é que o sucesso de um blog ( se é que se pode generalizar a definição de "sucesso" que, na realidade, é bastante abstrata e varia de pessoa para pessoa) depende de vários factores, e não apenas da idade em que se cria um blog. Depende da nossa dedicação, talento, criatividade, paixão, persistência, força de vontade e, também, muita, mas muita sorte. Podemos ter o blog mais criativo e com conteúdo mais interessante que os outros, mas ainda assim não termos visibilidade, porque a Internet é enorme e é difícil ver tudo. Podemos reunir todos os fatores necessários e, ainda assim, falharmos em ser conhecidos.


E vocês? Qual a vossa opinião sobre o assunto? Acham que este "fator tempo" existe?

36 comentários:

  1. Concordo plenamente, depende muito do foco e dedicação que lhe damos.
    Adoreii a reflexão 😊😘beijinhoo

    ResponderEliminar
  2. Cherry,
    O facto de começarmos já depois dos 30 (foi o meu caso) é sim uma condicionante, mas, tal como dizes, não é imperativo que seja esse o factor de insucesso, devido à falta de tempo (trabalhamos muito mais horas e temos de gerir casa, família, amigos e blá,blá, blá). Às vezes é preciso "cair em graça" (não tenho uma explicação razoável para este factor...) e ter sorte! Vejo blogs com óptimos conteúdos com poucos seguidores e vejo blogs sem qualidade alguma com dois mil seguidores e mais. Algo está mal... ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, é verdade. Mas com muita persistência bons bloggers conseguem muitos seguidores :). Claro que também é preciso ter muita sorte.

      Eliminar
  3. Concordo com tudo o que dizes, há muitos factores em jogo e um deles é certamente ter sorte! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Achamos mesmo que tudo depende da paixão e da entrega... Mas também de um pouco de sorte. :P

    ResponderEliminar
  5. Já tinha lido um pouco do post e já estava a formular a minha opinião que era que não existem fatores de tempo e para meu alívio acabaste por o dizer e fundamentar a tua opinião da mesma forma que eu estava a pensar, engraçado.
    Gostei do post. Continua com o bom trabalho. Beijinhos :)

    https://recomecar-mariana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. É necessário mesmo muito tempo para um blog, por isso compreendo que quem comece mais tarde tenha mais dificuldades sim!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  7. Sinceramente nunca pensei muito sobre o assunto, mas depois de ler o teu post chego à conclusão que o tempo e a idade do blogger não são fatores que levem um blogue a ter sorte/sucesso. Tudo depende de, como disseste, da persistência, criatividade, talento e força de vontade. No meu caso, que comecei de novo, não acredito que vá alcançar centenas ou milhares de seguidores, mas pelo simples facto de chegar a alguém, para mim, já é uma vitoria. Claro que gostaria de chegar a mais algumas pessoas, mas, sinceramente, não a números muito grandes. Adorei o post e a forma como o abordaste. beijinho :)
    João, namesti-j.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não penses dessa forma. O teu blog tem imenso potencial para ter sucesso e muitos seguidores :). Claro que também depende muito da sorte que tiveres, mas tu já tens um blog com um bom design e um bom conteúdo, com são duas coisas muito importantes.
      Obrigada :).

      Eliminar
  8. Olá!
    Exatamente! Um blog ou canal não fica mais famoso só por ter sido criado há muito tempo, mas tudo depende do foco e da dedicação do produtor de conteúdo. Conheço inúmeros canais e blogs que existem há anos e não cresceram.
    Beijos
    seessemundofossemeu.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. A realidade é que independente da definição de sucesso para um blogger ele precisa alcançar uma audiência.
    Ninguém hoje em dia ninguém cria um blog para a sua definição inicial ou seja um "caderno ou diário digital".

    Independente da definição existe uma audiência para tal. Se você quer ser uma blogger de maquiagem ou seja lá qual for o objetivo, precisasse de uma AUDIÊNCIA.

    E a pergunta certa a se fazer é: COMO CONSTRUIR UMA AUDIÊNCIA?

    Eu trabalhando com "blog" faz algum tempo (anos) e quando comecei usava essa plataforma que você usa (foi por isso que resolvi acessar seu blog e responder esse post), ainda hoje eu a uso, só que de uma forma bem diferente.

    Não importa quantos anos você tem, se é uma adolescente que tem um canal+fanpage+blog ou se você é uma senhora com blog de dicas de culinária.

    O fato é que você precisa de pessoas te assistido ou curtindo.

    TRÁFEGO é a resposta para a pergunta acima!

    Para tudo que se faz na internet o segredo é o tráfego (pessoas chegando até o seu site, canal, perfil, grupo... Blog), sem ele nada acontece.

    Eu vi muitas pessoas que começaram um blog e depois de alguns 2, 3 meses param, pois ninguém lia seus posts, nem comentavam e de alguns forma a sensação de tempo jogado fora batia a porta. E simplesmente paravam!

    Com tudo isso eu quero dizer que você precisa aprender como fazer as pessoas chegarem ao seu blog para que você transmita sua mensagem para essas pessoas.

    E quando você ver centenas de pessoas acessarem seu blog vai entender que sucesso não é uma questão de sorte e sim de trabalho extrátegico.

    O que adianta ter um SUPER PRODUTO (blog) se ele está lá na última rua do Google onde ninguém passa?

    Nada! Não é?

    Seu blog pode ter o melhor conteúdo só que ele precisa de audiência, e essa audiência precisa ser a audiência certa.

    Cabelos lisos não estão a procura de dicas para cachos! 😁

    Se você aprender como fazer com que essas pessoas/audiência chegue ao seu blog, facilmente a sua definição de sucesso é atingida.

    Eu quero deixar minha dica para você Cherry, estude esse conteúdo ( https://goo.gl/QtPEyB ) e em poucos meses as coisas vão mudar mudar.

    Lembre-se que o sucesso de um blog ou qualquer coisa na internet depende de tráfego, pessoas reais assim como eu (escrevendo esse capítulo comentário) visitando seu blog.

    Sucesso com o blog! ☺

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto, o tráfego é extremamente importante para um blog, independentemente do objetivo deste.
      Contudo, comprar seguidores, como sugere o link que partilhou comigo, não é a solução para o sucesso de um blog. De que me vale ter 1000 seguidores, e só 2 ou 3 me lerem? Prefiro ter apenas 100 seguidores e estes seguirem-me fielmente.
      No entanto, cada um utiliza as suas estratégias :).
      Muito obrigada :).

      Eliminar
    2. Concordo plenamente consigo. "E quando você ver centenas de pessoas acessarem seu blog vai entender que sucesso não é uma questão de sorte e sim de trabalho extrátegico."

      Eliminar
  10. Acho que nunca tinha pensado nisto desta forma, mas acho que tens alguma razão, sim (;

    ResponderEliminar
  11. Olá, em primeiro lugar, gostei bastante do teu texto, falaste muitas verdades. O tempo é primordial para o sucesso de um blog, uma blogueira com tempo pode ir muito longe. Três horas por dia de tempo livre para trabalhar com o progresso do blogue, não é todo mundo que tem, ou se dedica. O trabalho é árduo, mesmo para blogs pequenos como o meu.
    Só discordo de um ponto no teu texto. O auge da beleza para a maioria das mulheres não é dos 15 (quando muitas estão com as caras a arder de borbulhas) aos 25. Não foi para mim, nem para a maioria das trintonas que conheço. Tenho 33 anos e nunca me senti melhor. Isso é muito relativo.
    Entretanto o teu ponto de vista é correto. Sucesso com teu blog. Escreves muito bem.
    Beijinhos!!

    http://www.lifeenthusiastblog.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada :).
      Sim, o trabalho é árduo para todos os tipos de blogs, por mais pequenos que sejam.
      Para a maioria das pessoas, é esse o auge da sua beleza. Mas isso não impede que outras se sintam mais bonitas aos 30 ou mesmo aos 40. Afinal, somos todos diferentes, além de que a beleza é um conceito subjetivo.
      Muito obrigada :). Muito sucesso para o teu blog também :).

      Eliminar
  12. É tema que não me preocupa sinceramente, mas percebo a tua análise e muito já foi dito...
    Por vezes é uma questão de sorte nãoe esquecendo o factor dedicação, gosto, vontade.
    Ainda assim, existem bons blogs com conteúdo muito bom e que não tem seguidores.
    Começar aos 30 tudo bem, se for feito com vontade... Por alguma razão a pessoa criou o Blog em determinada altura. Se faz sentido, aos 20, 30 ou 40 é indiferente. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, se faz sentido e há vontade, tudo é possível :).

      Eliminar
  13. Nunca me debrucei sobre este assunto, até porque nunca me preocupei com o sucesso do blog. Para mim o blog funcionou como uma válvula de escape, numa altura muito difícil da minha vida e, como eu, foi passando por diversas fases. Aliás, por norma o blog não me acompanha nas mudanças de "estado". Quando o meu estado de espírito muda, costumo apagar o blog e iniciar outro que esteja mais de acordo com aquilo que estou a viver na altura.
    Eu e o blog somos como a lua: temos fases. xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu blog também funciona como um escape, um sítio onde posso ser eu mesma, sem restrições, mas não conseguiria abandoná-lo e criar outros conforme humor. Gosto que este, no fundo, também vá documentando a minha vida :).

      Eliminar
  14. Como referes penso que seja grande parte uma questão de sorte :)
    Beijinho, K

    katiantunes.com
    Sorteio no blog AQUI

    ResponderEliminar
  15. Concordo com as tuas palavras. Acho que existe fator tempo de diversas formas: tempo que dispendes com o blog e tempo de existência, porque só mesmo com tempo vais ganhando a confiança e regularidade dos teus leitores e depois muita muita dedicação e autenticidade! Beijo

    The Brunette's TofuInstagram

    ResponderEliminar
  16. Acho que tem muito a ver com o tempo dedicado ao blog, e a resistência de cada pessoa.

    ResponderEliminar
  17. Eu não concordo nada! Acho que tem a ver com a idade mas sim porque é uma geração com maiores conhecimentos digitais e vontade de aprender mais sobre eles. Antes não era toda a gente que sabia usar a net, criar um blog, gerir o tráfego, criar uma audiência fiel, criar conteúdos virais, etc. Os "grandes blogs" que começaram a blogosfera e hoje são os blogs de referencia começaram quando os seus autores estavam nos 20 e muitos ou já quase nos 30. Era já gente empregada!
    O pessoal do jornalismo, artistas e afins resolveram digitalizar-se e criar plataformas chamativas e tornam-se virais. Algo que à 10 anos não era comum. Há é muito marketing envolvido e isto virou um negócio e tem estado no seu boom. Mas é aquela coisa, não é todo o blogger que prende os seus seguidores por 10/15 anos de sucesso a escrever. Agora levanta-se a questão se não houvesse a curiosidade pela exposição das vidas "glamorosas" que muitas beauty blogger vendem, o sucesso mantinha-se? Agora ter um blog de sucesso implica ter alto corpo, ser gira e vestir bem?
    Cada vez mais que as pessoas investem na blogosfera como uma plataforma de negócio e dão tudo. E depois torna-se uma bola de neve, Negócio -> patrocínios -> conteúdo -> + convites -> gestão de imagem -> blogger de sucesso. Mas muitas vezes vais ver o sumo deste ciclo e não há nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste post, eu disse " a maior parte" não quer dizer que fosse toda a gente. Como eu referi no final do post, existe muito malta que só começou o seu blog aos 30 e tal anos, e conseguiu ter sucesso.
      Não, eu não acredito que só sejam as bloggers de moda a ter sucesso. Ainda dominam muito pela blogosfera, mas está agora a dar-se uma reviravolta interessante, em que são os blogs de culinária, da atualidade, de fitness e do entretenimento que dominam.
      É como eu já referi, é tudo uma questão de sorte. Muitos blogs podem ter tudo o que tudo referiste e, ainda assim, falhar. Não há uma fórmula mágica para o sucesso de um blog.

      Eliminar
  18. Sinceramente, acho que não é o fator tempo mas o fator saber divulgar e cativar os leitores!

    Beijinhos,
    Melissa Sousa
    PERDA DE PESO | 5 ALIMENTOS QUE AJUDAM A EMAGRECER

    ResponderEliminar
  19. Tudo depende da dedicação que colocamos nele. Se "deixarmos" andar e não passarmos nada para as pessoas, claro que não se chega a lado nenhum.

    ResponderEliminar
  20. Ainda sou muito nova nisto, mas concordo contigo. É claro que a falta tempo acaba por interferir nos resultados. Contudo, é necessário muita dedicação, acreditarmos em nós e uma certa paixão pelo que se está a fazer.
    beijinhos. :)

    https://avidaebelaaa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. Exatamente! Não diria melhor acerca deste tema.
    Tenho 18 anos e uma enorme paixão pela cozinha, por isso é que criei o meu blog à menos de 1 ano e tenho tido um feedback incrível. Vamos ver no que dá!
    Tudo de bom para ti.:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a certeza que o teu blog terá muito sucesso, é muito bom :).

      Eliminar