"". Life of Cherry: 5 maneiras simples de fazer com que os teus avós sintam-se especiais !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

19.5.17

5 maneiras simples de fazer com que os teus avós sintam-se especiais


Dizem que os pais educam, e os avós deseducam, pois estragam-nos com tantos mimos. E eu não poderia concordar mais eheheheh! Boa comida, abraços e sorrisos. Isto é apenas uma amostra daquilo que os nossos avós nos podem oferecer.

Os meus avós paternos, infelizmente, morreram antes de eu sequer poder ter uma recordação deles. Portanto, eu só tenho os meus avós maternos. Ambos os meus avós estão na casa dos 80 anos, pelo que se sentem cansados a maior parte do tempo, não podem sair de casa e estão muito dependentes. Porém, ainda guardo as memórias de todas as coisas que fazíamos juntos, como viagens a Fátima, piqueniques, tardes no jardim,... Lá por estarem a envelhecer, não quer dizer que estejam a perder importância para mim.

Na verdade, é precisamente por estarem a envelhecer que eu os valorizo mais. Tenho cada vez mais consciência de que eles não viverão por muito mais tempo, pelo que é essencial aproveitar todos os momentos que passo com eles e, sobretudo, mostrar o meu amor e fazer com que eles se sintam especiais.

Os nossos avós dão-nos amor e afeto sem esperar muito em troca, por isso que tal retribuir esse amor e fazer com que se sintam especiais?


1. Surpreende-os com uma visita: Com as nossas vidas ocupadas e horários apertados,  muitas vezes esquecemo-nos de arranjar tempo para estar com a nossa família, sobretudo com os nossos avós. Por isso, que tal surpreender os teus avós com uma visita? Eles vão adorar, de certeza, e vão encher-te de mimos! Por acaso, sempre tive o hábito de, todos os fins de semana, ir almoçar a casa dos meus avós, porém antes ficava lá a tarde e agora fico menos tempo, devido aos estudos. Contudo, não há fim de semana em que não os visite e, se por acaso tenho uma oportunidade de os visitar durante a semana, aproveito-a, e os meus avós adoram.

2. Manda-lhes flores:  Se há coisa que tenho aprendido é que as pessoas idosas não precisam de mais coisas, como roupas ou objetos preciosos. Eles já têm tudo aquilo que precisam. Por outro lado, se há coisas que nunca são demais são flores. As flores podem alegrar um dia de um idoso. É certo que as flores duram pouco tempo e, eventualmente, têm que ser deitadas fora. No entanto, alegram facilmente uma casa, especialmente no Inverno.

3. Liga-lhes: Aproveita o melhor que as tecnologias podem oferecer, e liga aos teus avós. Ligar aos teus avós a contar as novidades da tua vida faz com que eles se sintam envolvidos e importantes para ti. Os meus avós não têm telemóvel mas, como a minha tia mora ao pé deles ( basicamente, é como se morasse com eles), por vezes empresta-lhes o telemóvel para eu lhes poder ligar.  

4. Envia fotografias: Uma imagem vale mais do que mil palavras. É cliché, mas é verdade. Com as redes sociais e as novas tecnologias, as fotografias, frequentemente, ficam guardadas em formato digital, fazendo com que as gerações mais velhas não as consigam ver. Por isso, imprime algumas fotos e mostra-as aos teus avós. Os avós adoram ver fotos dos netos a crescer, e ver o que eles andam a fazer, por onde andam e que atividades novas andam a experimentar

5. Ouve as histórias que eles têm para contar: As pessoas mais velhas adoram falar sobre a sua vida e sobre as suas experiências. Normalmente, têm histórias mesmo interessantes para contar! Já perdi a conta ao número de histórias mesmo interessantes que ouvi dos meus avós e às coisas e às lições interessantes que aprendi.


E vocês? Como é que demonstram o vosso afeto pelos vossos avós?

2 comentários:

  1. Eu apesar de viver longe ligo imenso aos meus avós e quando vou a Lisboa, faço sempre questão de lhes fazer muitas visitas. O meu amor por eles é enorme e sou uma netinha muito mimada!
    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM

    ResponderEliminar