"". Life of Cherry: Porque é que precisas de ter amigos na blogosfera !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

27.1.17

Porque é que precisas de ter amigos na blogosfera


Umas das coisas mais espetaculares que ganhei desde que entrei na blogosfera foram as amizades. A blogosfera é um ótimo sítio para conhecer pessoas, para partilhar experiências, gostos e interesses. Ao longo dos meus dois anos em que possuo este cantinho ( já a caminho dos 3 agora!) foram muitas as amizades que fiz, umas que nunca passaram do virtual, e outras que passaram a realidade ( como o caso da Joana do blog A Dupla Face da Joana e a Maria do blog From The Inside). Porém, com o passar do tempo, fui percebendo que as amizades na blogosfera não são apenas espetaculares para nós, bloggers, mas também muito importantes.

Se não estão convencidos deste facto, perguntem-se: sempre que tiveram dificuldades em arranjar o template do vosso blog, pediram ajuda à vossa mãe/pai/irmão/gato? Provavelmente não, a não ser que tenham alguém que perceba mesmo de computadores. Quando estavam preocupados se o vosso post iria ter muitas visualizações ou não, recorreram a amigos ou alguém da vossa família? Muito provavelmente, 90% do tempo, recorreram a bloggers para resolverem estes assuntos. Não quer dizer que os vossos amigos ou familiares não vos possam ajudar, porque sim, podem, mas a maior parte das vezes são os bloggers que vos conseguem ajudar mais.

Por muito que os vossos familiares e amigos vos apoiem e adorem o vosso blog, eles nunca irão compreender tanto deste mundo como quem está dentro dele. A grande vantagem de termos amigos que também são bloggers é que eles compreendem, melhor do que ninguém, o nosso mundo, porque escrevemos no nosso blog, aquilo que passamos, todos os prós e contras da blogosfera, os desafios... E é tão bom ter alguém que percebe o nosso mundo e o nosso dia a dia enquanto bloggers!

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, ter um blog não é uma tarefa solitária. O que dá dinâmica e mantêm viva a blogosfera é o sentido de comunidade, a interação, todas as colaborações, parcerias que os bloggers fazem entre si. Se cada um tivesse quietinho, sossegadinho no seu cantinho, a blogosfera seria um lugar mais triste.

Além disso, sou da opinião que um blogger dificilmente tem sucesso ( não quer dizer que seja impossível) se não interagir com outros bloggers. Grande parte dos bloggers de sucesso que conhecemos, estrangeiros e portugueses, têm amigos bloggers que apoiam e com quem colaboram.  É muito mais fácil o nosso blog ter sucesso quando temos outros bloggers que nos apoiam, nos dão conselhos, que colaboram connosco e até partilham posts nossos.

Se a blogosfera fosse uma empresa, os outros bloggers seriam os nossos colegas de trabalho. E para existir um bom ambiente de trabalho, temos que nos dar bem com os outros colegas, certo? No entanto, eu gosto mais de pensar que somos todos uma espécie de família, todos com gostos, interesses e estilos diferentes mas que, no fundo, acabamos por nos complementar uns aos outros e satisfazer os gostos de diferentes pessoas. Por isso, para quê competir uns com os outros, para ver quem tem o melhor blog? Vamos criar pontes em vez de muros, criem amizades uns com os outros porque, acreditem, é das melhores coisas que a blogosfera vos pode trazer.

( Foto: Stella&Dot UK)

33 comentários:

  1. Concordo com a importância de fazermos amizades entre bloggers - porque acho que é uma conexão incrível e muito rica - mas, por acaso, não me revejo na realidade que expuseste sobre apenas os bloggers compreenderem em profundidade os nossos blogues e o trabalho que é ser blogger. Lá está, na minha realidade, claro. Os meus familiares e amigos apoiam-me a 100% e ajudam-me, se precisar. Os meus familiares gostam de dar dicas construtivas, os meus amigos moooontes de vezes ajudam-me em ideias e inspiração para publicações e o meu namorado é sempre o primeiro a ver todos os designs que experimento, para dar a sua opinião. Acho importante porque eles são os verdadeiros leitores, que nada têm a ver com o mundo dos blogues mas que, no fundo, é a eles que quero agradar com o meu conteúdo. Por isso sim, de uma forma afectiva acho que a amizade entre bloggers é super especial e a entreajuda é evidente mas não me identifico com a realidade de ter as minhas pessoas tão "além" do que se passa no meu trabalho enquanto blogger :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que sou capaz de não ter essa perceção porque o meu blog é anónimo, logo ninguém da vida real sabe da existência dele ( tirando algumas bloggers). Mas acredito naquilo que dizes, que os teus familiares e amigos tenham um papel importante no blog, por verem do lado de fora e serem leitores, mas acredito que os bloggers têm outro tipo de visão por estarem no mesmo mundo. Mas, no fundo, se pensarmos bem, ambas as partes contribuem alguma coisa, em aspetos diferentes :).

      Eliminar
  2. Concordo a 100%!!
    Beijinhos

    www.princesadescalca.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Concordo. A blogosfera só faz sentido se for assim. A partilha e a interação são fundamentais!
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Concordo com tudo o que tu disseste! Desde que comecei a interagir com mais bloggers que o meu blog tem crescido imenso e isso é sem dúvida bastante importante. Além de que podemos criar verdadeiras amizades neste mundo.
    Adorei o post!

    Um beijinho,
    Baú da Vaidade
    2º Sorteio com Chiado Editora | História em Pedacinhos
    Acho que estou a ficar louca por maquilhagem | MAKEUP LOVERS

    ResponderEliminar
  5. É tão bom ver o ambiente que há com as pessoas da blogo e acho que isso se vê essencialmente no Twitter por exemplo em que toda a gente se apoia mutuamente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, vê-se muito no Twitter :). Desde que criei a minha conta lá, as minhas relações com bloggers aumentaram, e isso é tão bom!

      Eliminar
  6. Adorei o post e concordo com tudo o que disseste!! Com amigos tudo se torna mais fácil!!

    Beijinhos!
    Black Rainbow / Instagram

    ResponderEliminar
  7. A blogosfera trouxe-me uma das pessoas mais importantes da minha vida portanto eu concordo imenso com esta publicação!

    ResponderEliminar
  8. Acho que não diria melhor. Desde que entrei para este mundo (também a caminho dos 3 anos) nunca pensei conhecer tantos blogues, tantas pessoas diferentes, tantos pontos de vista diferentes (por vezes díspares) e nunca pensei que iria fazer amizades com pessoas que, de uma outra forma, não iria fazer. A blogosfera também a mim me trouxe (e continua a trazer) coisas boas. Estamos sempre a aprender e sempre a crescer enquanto bloggers - todos juntos! ;)

    Obrigado por este texto e por nos mostrares o teu cantinho dia após dia.

    Beijinhos,
    Ricardo
    www.opinguimsemasas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade!
      Obrigada eu por leres e contribuíres com a tua opinião :).

      Eliminar
  9. Concordo em absoluto com o que disseste apesar de ainda não ter feito nenhuma amizade nem conhecido ninguém neste mundo.

    myboulevardblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a certeza que, com o tempo, farás muitas amizades :).

      Eliminar
  10. Tens toda a razão no mundo em cada palavra que aí escreves-te. E neste momento compreendo tão bem a palavra amizade aqui na blogosfera.... Andei um pouco afastada daqui,mas agora estou a tentar voltar a ser quem eu era antes e senti falta de estar aqui na blogosfera a 100%, mas pricipalmente senti falta de visitar cada cantinho e saber de cada pessoa.

    Obrigada por este texto, sem dúvida que a amizade aqui, é o mais importante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida que a amizade é o mais importante.
      Obrigada eu por leres :).

      Eliminar
  11. Acho muito bom ter amigos bloggers, é uma visão mais real daquilo que pode ou não estar bem no nosso blog. Afinal de contas, elas sabem daquilo que falam!
    Só tenho uma amiga blogger, que é a minha afilhada de praxe, a Bea do Trovoada dos Sonhos e quando falamos de blogs ficamos logo todas contentes. Antes de a conhecer, falava com os meus amigos (embora eles ficassem sempre um bocado à nora eheh).

    My Own Anatomy ♡

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente.
      Pois, é normal, estão a ver tudo "do lado de fora".

      Eliminar
  12. Que venham daí essas pontes ;)
    Adorei o post !

    ResponderEliminar
  13. As saudades do tempo em que tinha imensos amigos ainda no activo!! Continuo-me a dar lindamente com quem aqui conheci, infelizmente a maioria já não estão por cá.
    Acho que viver aqui e não fazer amigos é impossível! Tu realmente preocupaste com as pessoas e vives cada um dos seus sucessos como se fossem teus!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato, não fazia sentido. Acho que só assim é que faz sentido :).

      Eliminar
  14. Concordo plenamente!
    http://sunflowers-in-the-wind.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Concordo plenamente no que disseste, principalmente a parte da ajuda, normalmente não vamos perguntar a família mas sim a bloggers. Somos todos uma família, das grandes!
    Eu como não conheço assim ninguém na blogosfera eu tentei criar um questionário que fui partilhando para poder ter algumas opiniões,não sei se alguma vez já respondeste, mas gostaria que,caso seja esse o caso, voltasses a responder, pois o blog foi tendo algumas mudanças!
    Se quiseres podes dar-me algumas dicas, estou sempre disposta a ouvir dicas e críticas.
    Beijinhos
    Questionário do blog
    Cantinho da tequis
    Facebook Cantinho da tequis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais!
      Já respondei, mas volto a responder nesse caso :).

      Eliminar
  16. Olá, criei hoje mesmo o meu blogue. Já estive neste mundo da blogosfera há uns aninhos atrás, agora está tudo muito diferente mas fiquei mesmo feliz com o teu post por ver que o conceito de família aqui na blogosfera não mudou. Lembro - me que na altura fiz muitas amizades virtuais e espero agora de novo conseguir conhecer pessoas novas e voltar a perder - me neste mundo da blogosfera :)
    Gostei tanto do teu blogue, já te sigo :)
    Muitos Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vinda à blogosfera :).
      Há coisas que nunca mudam, apesar de a blogosfera estar mais competitiva e impessoal do que antes, as amizades continuam a formar-se.
      Obrigada :).

      Eliminar
  17. Pensei que já tinha comentado esta publicação, de facto, a blogosfera traz-nos coisas incríveis e as amizades são apenas uma parte. Mas, não descurando esta parte, conhecer-te foi das experiências mais bonitas do ano passado e agradeço-te profundamente por isso!
    Quanto à interacção, conta sempre comigo para opinar, ajudar e apoiar por estes lados.
    Beijoca gigante :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, obrigada <3, também adorei conhecer-te, és uma das pessoas mais fantásticas e positivas que já conheci!
      Também podes contar sempre comigo :).
      Beijinhos

      Eliminar
    2. És um amor girl! Fogo, a sério <3

      Eliminar