"". Life of Cherry: 6 qualidades que um blogger deve ter !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

16.8.16

6 qualidades que um blogger deve ter


A blogosfera tem sofrido grandes ondas de mudança, e as pessoas que estão aqui desde 2008, por exemplo, certamente concordarão que a blogosfera desse tempo já não é a mesma que é agora, em 2016. Se antes as pessoas escreviam num blog coisas completamente aleatórias e partilhavam apenas com os amigos/família, agora estamos numa blogosfera mais competitiva, em que se exige blogs com um design lindo, posts com mais conteúdo, fotografias lindas...

E, no meio desta blogosfera cada vez mais competitiva, já não é qualquer pessoa que pode ter um blog. É fácil criar um blog, o difícil é mantê-lo. Na minha opinião, um blogger deve ter estas 6 qualidades para ter um bom blog.


1. Talento: Em todas as áreas criativas é preciso ter talento, e a blogosfera não é exceção. Pode ser talento para a escrita, mas também pode ser talento para a fotografia, moda, design... O tipo de talento que um blogger deve ter depende muito do tipo de blog que quer construir.

2. Paciência: Um blogger precisa de ter mesmo, mas mesmo muita paciência. Precisa de ter paciência para lidar com os comentários negativos/maldosos/rudes, paciência para lidar com os códigos para personalizar o blog ( ai, que dores de cabeça que dão os códigos!), paciência para responder a todos os comentários ( porque, confessemos, embora gostemos muito de ler os comentários dos nossos leitores, é por vezes um pouco seca responder a todos... Quem nos dera que existisse uma forma mais fácil de responder a todos), paciência para ler todos os mails... Pronto, perceberam a ideia, se querem ser bloggers, têm que ter esta qualidade em doses abundantes. Se não a tiverem, o vosso talento poderá não ser suficiente.

3. Persistência: Para as pessoas "de fora", parece muito fácil manter um blog. " Ah, é só escrever e pôr uma imagem no post, não percebo a dificuldade...". Não é assim tão fácil como parece. Um blog demora muito tempo a evoluir, vão passar muito tempo a " falar para o boneco", é muito difícil divulgá-lo, é muito difícil escrever nele todos os dias, ter inspiração para novos posts... Basicamente, é preciso saber não desistir à primeira dificuldade, continuar a lutar pelos objetivos.

4. Organização: Esta é outra das coisas que não passa na cabeça às pessoas. Um blogger tem que ser uma pessoa muito organizada, caso contrário o seu blog dificilmente terá sucesso. Não basta fazer log in, escrever uma coisa qualquer e publicar. É preciso planificar os posts, planear aqueles que vão ser publicados numa determinada semana ( se não planearem, correm o risco de não ter nada para publicar num dia em que tenham menos inspiração), planear a temática geral do blog, as imagens,...

5. Ser "relatable": Não sei dizer a tradução ao certo desta palavra inglesa( quem souber, que me diga), mas basicamente significa a capacidade que temos de fazer com que as pessoas identifiquem connosco. Não diria que é uma qualidade obrigatória, mas os bloggers que são assim têm mais sucesso. Ninguém se vai relacionar com um blogger que vive numa ilha privada, numa mansão cheia de riqueza. Por muitos que as pessoas gostem de ver esses luxos, não se identifiquem com isso, portanto não ficarão muito tempo no blog. As pessoas relacionam-se com as experiências do blogger, com as suas aprendizagens, as lições que aprendeu com a vida,... É por causa desta característica que eu prefiro muito mais ler blogs pessoais. Os blogs de moda, por exemplo, raramente são algo com que nos possamos relacionar, dado ao número absurdo de produtos que sugerem, produtos esses que eu não tenho dinheiro para adquirí-los.

6. Autenticidade: Caso não tenham reparado, eu não pus "originalidade" nesta lista. Isto porque, como já escrevi num post , acho mais importante ser autêntico do que ser original. Quando uma pessoa começa um blog, tem a necessidade de se destacar no meio da imensidão da blogosfera, e pensa que a única forma de o fazer é ser original ( já acreditei nisso). Por isso, começa a escrever posts que nem são muito o seu género de escrita, mas " é o que está na moda". Se forem genuínos, já estarão a ser originais, porque estarão a transpor a vossa personalidade nos vossos posts, personalidade essa que é única.


E vocês? Quais acham que são as qualidades que um blogger deve ter?

24 comentários:

  1. Eu acho que esses são os pontos principais, principalmente a inspiração, por vezes custa tanto!!!!
    Beijinhos
    Cantinho da tequis
    Facebook Cantinho da tequis

    ResponderEliminar
  2. Honestamente não me considero uma boa Blogger porque sinto que às vezes não tenho ideias para posts e passo muito tempo sem escrever, até porque por vezes tenho ideias, mas penso "será que isto interessará a alguém?" e acabo por não escrever o post. Sinceramente acho que ainda não me consegui definir e sinto que a minha personalidade ainda não está lá toda, mas estou a tentar mudar isto, só que a parte das ideias custa muito.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que devias arriscar mais, se tu gostares de um post teu, certamente que os teus leitores também gostarão :). Eu só consegui definir a personalidade do meu blogue passado muito tempo, vais ver que vais conseguir :).

      Eliminar
  3. Concordo com todos os tópicos; )
    Beijnhos ;)

    ResponderEliminar
  4. Paciência e organização.... coisa que ainda me falta. xD

    ResponderEliminar
  5. Concordo com os pontos que apresentas incluindo o da organização mas não concordo com a necessidade de planear publicações. A organização, para mim, passa pela forma como apresento e formato o texto, as etiquetas que utilizo, o design, as categorias, os títulos... Não planeio publicações e avalio-me como uma pessoa extremamente organizada, especialmente no que diz respeito ao blogue :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto de planear os postos que faço porque há sempre dias em que estou menos inspirada, e assim garanto que mantenho o blogue atualizado.
      Mas realmente o teu blog é muito organizado, acho que uma das tuas grandes qualidades como blogger é a organização :).

      Eliminar
  6. O ponto 4 é totalmente o meu oposto, sou uma pessoa tão desorganizada... Tenho de melhorar isso. Sabes, por vezes eu sinto-me muito frustrada por ver tantos blogues iguais. Todos com a mesma estrutura, com os mesmos assuntos. Hoje em dia é cada mais difícil diversificar, então eu acho autêntico quando vejo um blogue diferente.

    Outra coisa que penso que é importante num blogue é: escrever. Podes achar isto um pouco estranho, porque afinal um blogue é construído à base da escrita, mas eu vejo bloggers de moda que fazem um post do look do dia e a única coisa que escrevem é a marca das roupas. Acho isso tão mau, podiam completar o post de alguma forma, como por exemplo algum momento engraçado que aconteceu durante a "sessão fotográfica". Por isso prefiro ler blogues pessoais. Mas é só a minha opinião. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, acho que a blogosfera atual tem esse grande problema, existem demasiados blogspot iguais.
      Recuso-me a seguir muitos blogspot de moda por causa disso, se só querem partilhar fotografias, que criem um instagram.

      Eliminar
  7. acho que acertaste em tudo :)
    também gosto muito mais de blogs pessoais do que os de moda simplesmente porque me "ligo" mais à pessoa dessa forma (mesmo assim ainda gostod e dar uma espreitadela de vez em quando)
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sigo alguns blogs de moda, mas muito poucos, gosto mais dos pessoais :)

      Eliminar
  8. Acho que mencionaste os pontos principais. Para mim, o mais difícil é mesmo a inspiração.

    ResponderEliminar
  9. Tens toda a razão nos pontos que enunciaste e concordo também com a tequis! A parte da persistência vai-se alimentando com o prazer de escrever. Eu não tenho jeito nem muita paciência para divulgar o meu blogue mas gosto tanto do meu cantinho, de escrever e dos (poucos mas bons) leitores que lá vão passando, que vale a pena continuar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazer divulgação e um pouco chato eu sei, mas tem a sua importância. O prazer pela escrita e os meus leitores são os que me motivam a continuar :).

      Eliminar
  10. A verdade é que sem estas seis qualidades dificilmente conseguimos manter a bola para a frente!

    Beijinhos, Hellen
    http://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. A meu ver esses pontos que referiste são os essenciais. A isto adicionava (talvez) um pouco de criatividade/inspiração e senso de humor, de modo a tornar os posts atrativos.

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que esse também é importante, mas é mais um extra. O importante é a alma do blogger estar nos posts, não importa se este é engraçado ou não.

      Eliminar
  12. É mesmo verdade, isto mudou bastante e agora existem tantos mas tantos! Acertaste em todos os pontos. Nem sempre é fácil manter o blog mas eu falo por mim adoro tanto o meu que não consigo ficar sem ele. Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Uma outra qualidade que um blogger deve ter - tanto na blogo, como cá fora - é o respeito pelos outros. Respeitar a privacidade, as ideias, o tempo de férias e, principalmente, a existência do outro blogger. Existem imensas pessoas que se detestam porque desejariam os blogues uns dos outros; que com certeza fazem de tudo para que outrem não tenha sucesso; e se for para desrespeitarmos o nosso vizinho, jamais ganharemos o respeito dos outros!
    Tens aqui, uma vez mais, uma ótima publicação! Parabéns!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me lembrei, mas de facto todos os bloggers deveriam ter essa qualidade. As pessoas acham que lá por estarem na net e " não estarem cara a cara" com a pessoa, têm o direito de as tratar mal, e isso é absurdo.
      Obrigada :).

      Eliminar