"". Life of Cherry: 5 benefícios surpreendentes de ver televisão !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

23.8.16

5 benefícios surpreendentes de ver televisão


A maior parte das pessoas considera que ver televisão não é um passatempo, é apenas uma atividade passiva e que não tem quaisquer benefícios. Alguns consideram até uma perda de tempo. Tal como eu já escrevi num post meu , de facto, não é bom passarmos demasiado tempo a ver televisão, quando podíamos sair e ir socializar, ou trabalhar.

Contudo, no outro dia estava a ver televisão de manhã, e comecei a aperceber-me de alguns benefícios inesperados desta. Volto a realçar que são benefícios que se obtêm vendo uma ou duas horas de televisão por dia, mais do que isso já é um exagero, na minha opinião.


1. Reduz o stress: O meu plano matinal num sábado de manhã é acordar, tomar o pequeno-almoço, e a seguir sentar-me confortavelmente no sofá a ver televisão durante meia-hora. Passado algum tempo a fazer isto descobri que, depois de ver meia hora de televisão, me sentia muito mais relaxada e pronta para trabalhar. Posso afirmar que, por mais engraçado que pareça, ver TV de manhã me tornou mais produtiva. Ver o nosso programa favorito, ou mesmo um programa com o qual à partida não aprendemos nada , mas que são muito engraçados ( como os reality shows da MTV ) , ajuda-nos a desligarmo-nos por momentos da realidade e, consequentemente, diminui significativamente o stress.

2. Podem ser educativos: Já vi reportagens sobre astronomia, sobre biologia, sobre saúde... Já aprendi tantas coisas graças à televisão! Quem diz que a televisão não pode ser educativa? Canais como Discovery Channel e National Geographic  podem ensinar-nos e muito!

3. Inspiram a criatividade: Ver televisão pode tornar-te mais criativo/a. Ver programas como " America/Britain Got Talent" , " Project Runway" ou " So You Think You Can Dance" podem inspirar-nos a seguir a nossa paixão e a criar algo novo.

4. Promove a vida saudável: Programas como o "Peso Certo" (que dava na sic mulher), ou programas de culinária que sugerem receitas saudáveis, são exemplos de programas que promovem um estilo de vida saudável. Quem diria que uma atividade tão sedentária como ver TV podia, de facto, estimular um estilo de vida mais saudável?

5. Podem motivar-te a ser melhor: Pegando outra vez no exemplo do programa " Peso Certo", certamente que este te motivou a levar a tua dieta mais à risca. Programas de viagem, por exemplo, podem motivar-te a pegar nas malas e ir à descoberta deste mundo. Ou simplesmente uma reportagem de uma pessoa bem-sucedida pode motivar-te a ser mais persistente para concretizares os teus objetivos.


E vocês? Quais é que acham que são os benefícios de ver televisão?

18 comentários:

  1. eu acho que ver televisão é bom! mas depende dos canais e programas que se vê. nao me podes dizer que as tardes da julia e as novalas da tvi fazem bem a alguem....!! esses programas existem para entreter e estupidificar o povo! documentários, filmes e programas onde se aprende alguma coisa, isso sim é boa televisão!

    beijinho
    the-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esses programas claro que não, credo, revira os olhos quando a minha mãe se põe a ver isso.

      Eliminar
  2. Sinceramente passo muito pouco tempo a ver tv. Além disso, cá em casa apenas existem os 4 canais. No entanto, a RTP2 é o canal onde passo mais tempo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto, dos 4 canais, a RTP2 é a melhor. Passam lá programas culturais muito interessa tes e tenho pena que poucas pessoas vejam o canal.

      Eliminar
  3. Concordo com o que disses-te, pois existe programas que contribuem para a nossa cultura geral. O problema é só passarem apenas esse período de tempo a ver televisão!
    Beijinhos
    Cantinho da tequis
    Facebook Cantinho da tequis

    ResponderEliminar
  4. A televisão sempre foi vista como um patinho feio mas recentemente tem voltado a ganhar força, nem que seja graças às series. Pessoalmente, só ligo a televisão para ver duas novelas à noite e that's it. Tudo o resto, vejo através do computador, porque não tenho paciência para esperar meio ano até os conteúdos chegarem a Portugal. Dito isto, sim, consigo ver os benefícios de assistir a televisão, desde que sejam, como referiste, programas interessantes ou então que, pelo menos, aliviem o stress.

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu normalmente nunca vejo séries, a não ser as de comédia, mesmo por causa disso. Costumo ver mais filmes e todos os programas que referi neste post :).

      Eliminar
  5. Eu deixei de ver televisão precisamente pelo tempo absurdo em que as séries levam a ser atualizadas. Desde então, vejo o que quero no tablet ou no computador. Ultimamente, os poucos programas que comecei a ver na tv consistem em temas como a culinária e factos interessantes. Aí sim posso considerar que ver tv tem as suas vantagens! :p

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu costumava , por exemplo , ver os Simpsons na televisão, mas a foz agora está sempre a passar os mesmos episódios.
      Agora é como tu, vejo esses programas e filmes.

      Eliminar
  6. É bom ver que algo que eu faço muito não é assim tão mau: ver sempre o lado positivo das coisas! Além do mais, a televisão deixa-nos também conscientes do Mundo à nossa volta e do que se passa nele, quer seja positivo ou negativo. Mais um aspeto positivo desta "atividade"!

    Beijinhos, Style and Life by Marta ♡

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora nem mais :). Mas se for em excesso, os pontos positivos também desaparecem.

      Eliminar
  7. Acho que a televisão, e claro com os programas certos nos deixa mais criativos e sonhadores. Pelo menos eu acho que sim. EU sei que existem muitos programas maus na tv, mas acredito que existem muitos mais que são realmente bons. Eu nem consigo enumerar a quantidade de coisas que eu aprendi com programas de televisão.

    p.s: adorei o blog! Beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo, é preciso é saber escolher bem os programas e ver com moderação.
      Obrigada :).

      Eliminar
  8. A mim o maior ou menor tempo a ver televisão nunca foi um motivo de discussão. Acho que tudo depende do que se veja. Demasiadas horas passadas a ver séries são bem capazes de distorcer a nossa visão da sociedade e levar a que se compadeça com os males dela (ainda que isto dependa, por sua vez, do discernimento da nossa mentalidade), demasiadas horas a ver reality shows também não há-de ajudar à massa cinzenta. Por outro lado, a televisão é uma óptima fonte para ver documentários, embora não seja aconselhado ver durante muito tempo o Canal História antes que se pense que tudo criado neste Mundo foi obra de aliens. E como bem disseste é também uma óptima fonte de distração e uma óptima maneira de relaxarmos. Por esse motivo é que eu prefiro ver televisão só ao final do dia; se faço isso logo de manhã, é preguiça na certa para o resto do dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O truque é ver televisão com moderação. Não concordo contigo na parte de que ver demasiadas horas de reality shows não mata a massa cinzenta. Se uma pessoa vir todos os dias, várias horas ao dia, a longo prazo será certamente menos inteligente e culta do que uma pessoa que vê outro tipo de programas.

      Eliminar