"". Life of Cherry: Comentários moderados: sim ou não? !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

8.7.16

Comentários moderados: sim ou não?


No início deste blog, decidi que os meus comentários não seriam moderados. Qualquer pessoa chegava aqui, lia um post, comentava, e o seu comentário ficava automaticamente online. Fazia isto para que os meus leitores sentissem que este espaço também era deles, que eram livres para comentar o que quisessem e que era publicado na hora, e também fazia isto para que pudesse haver espaço para debate entre vários leitores dos diversos temas abordados no blog, mesmo quando eu não estivesse online nessa altura.

Isto de não haver comentários moderados funcionou bem no início. Como não tinha muitos leitores, era muito fácil de ler e responder a todos os comentários que os meus posts iam recebendo ( como sabem, eu gosto de responder a todos os comentários ou, pelo menos, aos que dão para responder).

Porém, com o passar do tempo, e com o crescimento contínuo deste blog, está a tornar-se cada vez mais difícil acompanhar todos os comentários, principalmente quando estes são feitos em posts antigos. Ontem, por exemplo, reparei que tinha recebido imensos comentários nos meus posts mais antigos, os quais eu nem vi porque não tenho comentários moderados. Aproveito para pedir desculpas a todas as pessoas cujos comentários eu não li ( ou li tarde) e não respondi.

Foi a questão de receber comentários em posts antigos e eu não os ler que me levou a repensar este assunto. Obviamente, existem outras soluções, como acompanhar os comentários por e-mail ( quando comentam, o blogger manda avisos para o e-mail), mas o do meu blog já está cheio de mensagens, pelo que é provável que aí também me escapem comentários, a não ser que eu mude as definições no Blogger e ponha outro e-mail exclusivo para o efeito.

Se alguma vez puser os comentários moderados não será por causa de querer controlar tudo o que recebo, como se fosse a censura. Sou da opinião que cada um é livre para escrever o que quer, e se for extremamente ofensivo, eu elimino na hora, não preciso de estar a fazer limpezas prévias por medo. Até agora, nunca nenhum leitor me deu razões para isso, muito pelo contrário, são todos uns fofos e estragam-me com mimos ( muito obrigada). Se eu mudar os comentários para moderados, será para certificar-me que os leio a todos.

Assim, como este blog não é só meu, mas também é das pessoas que por aqui passam, gostaria muito de saber a vossa opinião acerca do assunto. Preferem que haja comentários moderados ou que eu altere o e-mail nas definições do blogger para ver onde comentam e assim responder ( mantendo, desta forma, os comentários livres)?


Bloggers aí desse lado? O vosso blog tem comentários moderados ou não?

27 comentários:

  1. Já me deixaram um comentário a perguntar se uma vegetariana gosta de homens ou "substitui o c*ralho por uma courgette". Sem o asterisco, claro. Acho que isto é suficiente para explicar porque prefiro ter comentários moderados :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu no teu caso nem pensaria duas vezes para pôr comentários moderados xD. Fizeste bem pôr.

      Eliminar
  2. Eu tenho comentários moderados porque gosto de ler tudo e não perder pitada do que dizem sobre as minhas publicações. Assim se houver um comentário menos correcto também é mais fácil de o identificar e de o eliminar :)

    ResponderEliminar
  3. O meu blog não tem comentários moderados e acho que ainda não preciso disso, mesmo que já tenham comentado em posts mais antigos, porém normalmente vejo quando vou à parte dos comentários do blogger e aparece-me por ordem os que tenho novos e os que respondi.
    Não sei se és igual ou não mas acho que isso vai ajudando.
    Beijinhos
    Cantinho da tequis
    Facebook Cantinho da tequis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca tinha pensado nisso, mas ainda assim estou mais inclinada para opção dos comentários moderados.

      Eliminar
  4. eu tenho comentários moderados porque gosto de ler tudinho! e normalmente mesmo que tenha comentários "maus" aceito. faz parte...

    beijinho
    the-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estou a ponderar pôr comentários moderados em grande parte por essa razão. Sim, eu só eliminaria um comentários em casos de ofensas extremas.

      Eliminar
  5. Sempre tive comentários moderados no meu blogue. Primeiro por causa da razão que apontas: estar atenta a tudo e não deixar passar comentários em publicações mais antigas. Segundo porque acho que faz sentido ter algum controlo sobre aquilo que as outras pessoas escrevem no meu blogue - e sei que compreendes o que quero dizer; não se trata de censura, é apenas uma proteção contra o negativismo de algumas pessoas (comentários exclusivamente maldosos e/ou que visem ofender a minha integridade ou a doutros bloggers não são aceites e acho que tenho esse direito).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, percebo perfeitamente, já vi noutros blogs como as pessoas são capazes de ser maldosas, por isso não acho que nesse caso seja censura, fazes muito bem proteger o teu blog e os teus leitores.

      Eliminar
  6. Eu tenho moderados exactamente porque de outra forma não mantenho registo do que as pessoas escrevem. Mas dá sempre jeito poder apagar comentários que me mandam a partes menos bonitas xD Coisas dessas não merecem ser publicadas.Mas é essencialmente pela primeira razão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A primeira razão é o que me está a querer pôr comentários moderados.

      Eliminar
  7. Eu prefiro moderar porque assim evito spams e porque posso editar os comentários com erros, por exemplo. E e leio tudo através das notificações.

    ResponderEliminar
  8. Comentários não-moderados nunca foram uma opção para mim. Se há coisa que aprendi nestes anos online, é que a internet está repleta de pessoas que aproveitam o anonimato para serem imbecis. Tendo uma "caixa aberta", era meio caminho andado para receber comentários idiotas. Pior é que se não os visse logo, ficavam ali, aos olhos de qualquer um. Nem eu nem os meus leitores merecemos estar sujeitos a esse tipo de conteúdo, portanto, lamento mas a moderação é definitiva. Além do mais, tenho tolerância zero para pessoas que só se promovem, ignorando por completo a publicação, logo é mais fácil eliminá-los. Nem tinha pensado nisso dos posts antigos, mas só vem a reforçar a minha opinião :)

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca recebi comentários maldosos, mas penso que qualquer dia, quando o meu blog crescer mais, me vão calhar pessoas dessas, por isso o melhor é prevenir já.
      É, eu pensei nisto por causa de não ler comentários de posts antigos.

      Eliminar
  9. Eu tenho comentários moderados por essa mesma razão, para poder ler todos os comentários sem me escapar nenhum. Às vezes até para lembrar a mim mesma que tenho blog, nos dias mais atarefados e com menos tempo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah, é bom para nos lembrar que temos um blog, às vezes até nos esquecemos xD

      Eliminar
  10. Eu tenho comentários moderados e num senti que o meu blogue fosse menos "nosso" por causa disso. Em primeiro lugar gosto de ler tudo o que comentam, e responder se isso se aplicar. Em segundo lugar, criei o blogue com o objetivo de ser um espaço livre de preconceitos e descriminação portanto não aceito comentários maliciosos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estou a ponderar a fazê-lo em grande parte por causa da primeira razão, embora também seja útil para a segunda.

      Eliminar
  11. Uma das principais razões de ter comentários moderados é mesmo ser "notificada" cada vez que recebo um comentário. Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  12. Eu tenho comentários moderados no meu blog, não só para escolher aqueles que desejo ver publicados, mas também para responder a tempo. Muitos bloggers do SAPO, onde estou lá, têm comentários moderados. É mais fácil gerir e assim também recebo notificações par aprovar e saber que aquela pessoa comentou o meu post.
    Acho uma boa ideia começares a gerir os teus comentários no blog.

    Bjs
    http://amacadamafalda.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é mais pela segunda razão. Quanto à primeira, sou o faria mesmo em caso de ofensas extremas, quando são aqueles comentários do tipo " não concordo" ou " não gosto do post/blog" publicarei na mesma.
      Já pus esta definição :).

      Eliminar
  13. Os meus são moderados, de todos os blogues que já tive sempre tive moderados. Por uma questão de prática, assim publico-os e respondo aos mesmos logo de seguida, sem me esquecer de nenhum :) Contudo, a minha opinião em relação a este assunto é idêntica à tua :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu agora disse pô-los moderados por causa disso, para ser mais fácil responder a todos sem me esquecer de nenhum :). É bastante prático, porque aparece aviso no painel de controlo.

      Eliminar
  14. Eu não tenho comentários moderados porque recebo sempre o e-mail de quando recebo um comentário novo e depois só apago esses e-mails após responder aos respetivos comentários (por norma respondo a todos também) e assim sei sempre se alguém comenta num post mais antigo. Se nunca tiveste problemas com ofensas ou comentários mais desagradáveis, penso que esta seja a melhor alternativa, pelo menos comigo tem funcionado :)

    Beijinhos, Dalila ♡ | The Lost Louboutin Blog | GIVEAWAY A DECORRER ❤ |

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já pensei nessa alternativa, mas o e-mail do meu blog já está cheio de mensagens, por isso optei por moderar os posts. Até e mais prático, porque me apetece no painel de controlo os comentários para moderar e assim sei quantos tenho que ler e em que posto foram feitos :)

      Eliminar