"". Life of Cherry: Coisas que as pessoas dizem dos bloggers ( e que não são verdade) !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

27.5.16

Coisas que as pessoas dizem dos bloggers ( e que não são verdade)


Por vezes, as pessoas "de fora", que não fazem parte da blogosfera, não compreendem muito bem como funciona este mundo, o que as leva a tirarem conclusões precipitadas sobre os bloggers. A maior parte dessas conclusões estão muito distantes da realidade. Os bloggers mais bem sucedidos, muitas vezes, passam uma imagem completamente errada daquilo que a blogosfera realmente é.

Portanto hoje, em nomes de todos os bloggers que estão fartos de ouvir mentiras, eu vou desmistificar o que é ser blogger. Claro que existem sempre exceções, não pretendo generalizar, mas grande parte de nós não é assim. Vamos lá ver então as mentiras que dizem sobre nós.


1. Os bloggers são pessoas egocêntricas, que só pensam em si: " As pessoas só criam blogs para ter atenção. Porque outra razão criariam um?". Isto é o que metade da população pensa de nós, que somos pessoas carentes de atenção, e que o nosso blog é o meio mais fácil para a obter. Se eu desejasse ter atenção, eu não criaria um blog, eu iria para um bar qualquer cantar karaoke ou inscreveria-me num reality show. Seriam maneiras muito mais eficazes de ser o centro das atenções. Se criei um blog, foi porque queria ter um cantinho onde pudesse partilhar os meus textos, e encontrar uma comunidade com os mesmos interesses que eu com quem eu me pudesse relacionar. Claro que nós, bloggers, gostamos de ter um bocadinho de atenção, gostamos que elogiem os nossos textos, que destaquem o nosso blog, mas não é esse o combustível que nos move. O que nos move é a vontade de escrever e de partilhar as nossas criações com o mundo.

2. Ou isso, ou então são pessoas anti-sociais: A outra metade da população pensa que os bloggers são pessoas com óculos, com aparelho nos dentes, com o cabelo oleoso e que não tomam banho há dias porque estão coladinhos ao ecrã do computador. Pensam que somos pessoas que não conseguimos ter uma vida social boa porque não nos adaptamos na sociedade, não somos aceites, por isso usamos a Internet como consolação e não fazemos mais nada da vida. Embora existam mesmo alguns bloggers assim, a maior parte de nós não é assim. A maior parte de nós estuda, anda na universidade, sai com os amigos, vai a concertos, viaja, trabalha, passa tempo com a família... Enfim, temos uma vida para além do blog, somos pessoas socialmente ativas. Até vos digo mais, os melhores blogs pertencem a essas pessoas socialmente ativas, pois são essas que têm as histórias mais interessantes para contar.

3. Os bloggers fazem tudo para receberem coisas grátis: Vamos admitir, todos os bloggers desejam receber coisas grátis pelo correio, o blogger que negue isto está claramente a mentir. No entanto, uma coisa é gostar e outra coisa é ter um blog única e exclusivamente para esse fim. Além disso, se formos a ver bem as coisas, os produtos que recebemos não são grátis, temos que escrever um post sobre eles. E, por vezes, há certos produtos que não valem um post, por isso para quê prejudicar o blog só para receber produtos grátis? Eu ainda não tive nenhuma parceria com uma marca para receber produtos grátis, mas quando tiver, vou escolher as marcas com quem colaborar a dedo, porque em primeiro lugar estou eu e os meus leitores e só depois a parceria. Nunca vou aconselhar produtos que eu não usaria.

4. Ter um blog é fácil, qualquer pessoa consegue criar um: Eu costumo dizer que criar um blog é fácil, difícil é mantê-lo. Qualquer pessoa pode criar um blog, mas poucos conseguem mantê-lo. É por terem esta ideia errada da blogosfera que muitos blogs são criados num mês e no a seguir desaparecem, porque as pessoas que o criaram procuravam uma fama imediata e, como tal não aconteceu, desistiram. Meus amigos, manter um blog não é tão fácil assim como as pessoas " de fora" o pintam. Também não posso dizer que seja difícil, porque existem muitas outras profissões mais difíceis do que ser blogger, como ser médico, ser "trola" ou agricultor. Ser blogger, exige, no entanto, muito trabalho. Nós não só temos que ser escritores ( ao escrever posts), como também temos que ser fotográfos ( para pôr fotografias no blog e Instagram), editores, designers e muito, muito mais... Ser blogger obriga a que sejamos flexíveis. Além disso, há posts que se escrevem em minutos, enquanti que outros  podem demorar horas e horas. Já para não falar que temos que ter uma agenda para planear posts e certifcarmo-nos que o nosso blog não fica sem posts durante dias a fio.

5. Ser Blogger não é uma profissão a sério afinal de contas, não ganham assim tanto dinheiro: De todos os mitos que referi neste post este é, sem sombra de dúvida, o maior. A maior parte das pessoas não reconhecem "blogger" como sendo uma profissão a sério, mas na verdade já vão longe os tempos em que ser blogger era apenas ter um diário online que era lido por família e amigos. Ganhar dinheiro com um blog é uma realidade cada vez mais tangível. E quando falo ganhar dinheiro, falo em dinheiro suficiente para sustentar uma pessoa e ter uma vida normal. Claro que não estou a falar em milhões de euros, mas estou a falar em uma quantia equivalente ao salário médio de uma pessoa. Se não acreditam em mim, vejam o caso da autora do blog " A Pipoca Mais Doce" que vive quase exclusivamente do blog ( também é colunista num jornal/ revista cujo nome agora não me lembro, mas garanto-vos que a maior parte dos rendimentos dela vêm do blog e dos produtos que deste resultaram).



Bloggers daí desse lado? Confirmam aquilo que eu disse?

18 comentários:

  1. Confirmo tudo! Tudo verdade!

    http://theeyesofamermaid.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Bom post sim senhora. Revi-me em quase todos os aspectos referidos, especialmente no ponto nº 4 em algumas palavras, como por exemplo criar um blog e depois abandonar passado uns meses. Ui! Quantas vezes eu fiz isso. Hoje por um lado estou arrependida de não ter salvo os textos antigos que escrevia no SAPO Blogs, mas por um lado nem por isso, porque prefiro começar do zero e escrever artigos melhores, sem precisar de recorrer ao passado.

    Bjs
    Mafalda
    http://amacadamafalda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :).
      Tive mesmo pena que tenhas acabado com o outro blog e não tenhas guardado os posts, mas o que interessa é que estejas feliz no teu novo cantinho :).

      Eliminar
  3. Concordo com tudo o que disseste. Essas são opiniões que as pessoas precisam saber que não passam de mitos.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Confirmo tudo o que disseste!!!
    Existe vários mitos que fazem parecer que ser blogger não é nada...
    Beijos
    Cantinho da tequis
    Facebook Cantinho da tequis

    ResponderEliminar
  5. Quanto aos dois primeiros, nunca ouvi, mas de resto é constante. Honestamente o que mais me irrita ainda é o 4º ponto. Quando assumem que isto é fácil só me dá vontade de esganar a pessoa (ok, vá, estou a exagerar, mas tu entendes). É certo que não estamos a salvar vidas, mas ninguém imagina o tempo e dedicação que isto exige, a pesquisa envolvida, o trabalho de construção e revisão de todo o conteúdo, a divulgação, enfim, cansa só de pensar. E a verdade é que a maior parte de nós faz isto sem obter nada em troca (monetariamente falado, digo).

    GIVEAWAY Pack Odisseias SPA + AVENTURA + GOURMET

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah, eu percebo-te, eu também tenho vontade de esganar essas pessoas xD. É verdade, as pessoas nem imaginam o trabalho que dá ser blogger.... Bem, mas " quem corre por gosto não cansa" :).

      Eliminar
  6. já ouvi imensos destes "mitos" e concordo completamente contigo. irrita me especialmente quando as pessoas dizem que ter um blog é uma coisa que toda a gente consegue fazer. Gerir um blog dá imenso trabalho e acho que muita gente não tem a minima noção disso
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais. As pessoas muitas vezes não valorizam o trabalho de um blogger.

      Eliminar
  7. Concordo bastante com alguns desses comentário. Para quem diz que ter um blog não é um trabalho a sério e que qualquer um é capaz de o fazer de certeza que não tem noção do trabalho que dá estar constantemente a atualizar e a fazer posts com bom conteúdo.
    Beijinhos

    http://wallvce.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo, não têm noção do trabalho que dá ter que criar conteúdo de qualidade frequentemente.

      Eliminar
  8. Já ouvi os pontos 1 e 5 muitas vezes, mas concordo especialmente com o ponto 4! Manter um blogue não é nada fácil... Especialmente se queremos ter conteúdo de qualidade. Eu passo horas e horas a escrever os meus textos (porque quero que sejam o mais informativos possíveis) e a escolher as fotografias que quero colocar. Leva tempo, e não recebo nada por isso. Ainda não encontrei o equilíbrio certo em relação ao número de mensagens (ando a tentar escrever pelo menos uma por semana) exactamente por isso: porque leva MUITO tempo, se quero que o resultado final seja alguma coisa decente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que estou a ler os comentários, o 4 é o maior mito de todos! Eu também demoro horas e horas a escrever os meus posts, normalmente eu escrevo sempre posts para a semana inteira. Eu consigo publicar posts quase todos os dias, tenho agora como objetivo começar a publicar mesmo todos os dias sem falhar, mas está a ser preciso uma organização brutal.

      Eliminar
  9. Confere! Aquelas com que mais me deparo são a 3 e a 4. Ultimamente há muita gente que faz uma festa (maior que a minha) quando recebo algo fruto de alguma parceria e ouço coisas do tipo "ah, também quero criar um blog, assim tenho coisas grátis" e não é nada agradável de ouvir porque, tal como disseste, é preciso trabalhar para receber essas coisas e afins. A 4 é tipo "ah, ter um blog é muito fácil, basta meter lá uma imagem e falar e está" e... não, não é assim.

    Beijinhos, Dalila ♡ | The Lost Louboutin Blog |

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, já ouvi pessoas dizerem isso e confesso que tinha vontade de lhes dar uma chapada ( não me pude defender porque ninguém sabe que tenho um blog). As pessoas não valorizam mesmo os bloggers!

      Eliminar
    2. As minhas amigas souberam pouco tempo depois de o criar (porque faço alguma divulgação - ou tento - no instagram) e apoiaram imenso e assim. Mas quando comecei a fazer parcerias começaram a surgir esses comentários de uma ou outra pessoa e ai paciência!

      Eliminar
    3. Não ligues, o que interessa é que as pessoas mais próximas te apoiem, e mesmo que não fosse esse o caso, o importante é que o blog te faça feliz :). Mas sim, compreendo-te, essas situações são mesmo chatas.

      Eliminar