"". Life of Cherry: Filme: A Rapariga Dinamarquesa (2015) !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

5.2.16

Filme: A Rapariga Dinamarquesa (2015)



Agora que os meus exames ( finalmente!) acabaram, decidi começar a ver os filmes que estão na corrida para os Óscares ( não necessariamente os que estão nomeados para "melhor filme", vou ver também os que têm nomeações noutras categorias). Queria ver todos os filmes para depois fazer as minhas apostas. Provavelmente, não os vou conseguir ver todos, porque o meu 2º semestre começa para a semana, mas vou tentar. O primeiro filme que decidi ver foi " A Rapariga Dinamarquesa", porque já há muito tempo que estava super curiosa e queria muito ver. Obviamente, vi o filme sozinha, porque não há ninguém na minha casa com a mente aberta o suficiente para abordar estes assuntos. 

Já há muito tempo que não fazia um post assim, sobre um filme. Por isso, decidi fazer um hoje.Não se preocupem, não vai haver spoilers


Sinopse

Baseado no livro de David Ebershoff, " A Rapariga Dinamarquesa" é uma marcante história de amor inspirada na vida de Lili Elbe e Gerda Wegener. O casamento e trabalho de Lili e Gerda progride, enquanto navegam pela arrebatadora viagem da pioneira transgénero ( trailer aqui)



A minha opinião


É um filme brilhante, extremamente bem realizado. Este filme retrata bem o que é ser uma pessoa que vive num corpo que sente que não é o dela. O ator Eddie Redmayne fez uma excelente interpretação, ainda não vi os outros filmes na corrida dos Óscares,  mas ele é sem dúvida um forte candidato à estatueta dourada ( embora, cá entre nós, eu acho que ele não vai ganhar, como já ganhou o ano passado um Óscar, mas vamos ver...)

Depois do filme " A Teoria de Tudo", o ator voltou a surpreender com mais um papel muito bem interpretado. Qual papel qual quê, o Eddie faz aqui um papelão! Na altura em que saiu o filme, houve imensa polémica à volta deste: muitas pessoas queixaram-se da produção, que deviam ter escolhido um ator/ atriz  transgénero para interpretar a personagem principal, que é muito difícil transgéneros conseguirem papéis em Hollywood... Apesar de concordar com a primeira afirmação (  é mau eu sei , mas muitas pessoas ainda não estão preparadas para isso, infelizmente...) acho que fizeram muito bem escolher o Eddie Redmayne  para o papel principal no filme porque , na minha opinião, ele é o único que conseguiria desempenhar este papel  e, depois de ver o filme, ainda fiquei mais convencida nisso. O ator encarnou a personagem na perfeição, com todas as suas qualidades e defeitos, conflitos, lutas e sonhos. Arrisco-me a dizer até que o que tornou este filme extraordinário foi a sua atuação. Ele está a tornar-se um dos meus atores favoritos. Estou ansiosa para ver o que ele vai fazer a seguir.

O filme " A Rapariga Dinamarquesa" retrata o conflito interno de Lili ( o pseudónimo do protagonista Einar e, mais tarde, a sua verdadeira identidade) , que vê-se confrontada com uma crise de identidade, que sente-se presa num corpo que  sente não lhe pertence, ao mesmo tempo que as pessoas à volta dela tentam lidar com a situação. Sempre quis compreender o que se passa na mente de uma pessoa transgénero, e com este filme, finalmente pude perceber isso. Sei que, muito provavelmente, a comunidade transgénero se identificou com ele.

Este filme, para quem não sabe, baseia-se mesmo numa história verídica,  a história de Lili Ebe, a primeira mulher transgénero a submeter-se a uma cirurgia para mudança de sexo. Devo também realçar que na altura, nos anos 20, isto era brutalmente inaceitável  ( hoje em dia ainda é, infelizmente). Durante o filme ( não se preocupem, eu não vou dizer nada de spoilers) podemos ver que a Lili/Einar vai a vários médicos, um considera-o homossexual, outro sujeita-o a um tratamento doloroso com radioterapia, e outro médico  considera-o mesmo esquizofrénico ( e tenta interná-lo). Como podem ver, naquela altura as pessoas não queriam sequer acreditar na existência de homoxessuais, transgêneros ou qualquer outra coisa que fugisse ao "normal", que fosse contra a natureza. Não quero imaginar quantas pessoas terão sofrido, terão se sentido deprimidas num corpo masculino/feminino quando na sua cabeça eram mulheres/homens. Não quero pensar em quantas pessoas terão sido consideradas loucas ou mesmo mortas, por quererem apenas ser elas próprias.

A beleza deste filme não reside na narrativa em si, mas sim no ambiente de época, nas roupas, nos vários cenários, nas pinturas,na evolução das personagens. Ao longo do filme, notamos uma evolução na Lili: no inicio ela depara-se com uma crise de identidade, mas gradualmente vai se apercebendo que o realmente quer é tornar-se numa mulher. E é isso que torna este filme espetacular, podermos acompanhar esta evolução, com todas as batalhas, conflitos, derrotas e vitórias que envolve. 

Acho que podemos tirar várias lições deste filme. Este filme não é só inspirador para a comunidade transgénero. É uma lição de vida para as pessoas.Em primeiro lugar, devemos seguir sempre os nossos sonhos, mesmo quando as outras pessoas  acham que somos loucos por fazê-lo. E em segundo lugar, devemos sempre ser nós própios independentemente das circunstâncias.

Para concluir, gostei bastante do filme e vale a pena ver. É importante que haja este tipo de filmes para as pessoas compreenderem ( ou tentarem vá, nem toda a gente encara estes assuntos da mesma maneira) as diferentes realidades que existem neste mundo e, acima de tudo, começarem a aceitar as diferenças e não a discriminá-las. Só temos uma vida, e cada um escolhe a maneira como quer viver essa vida. Não devemos deixar de viver a nossa vida por causa das críticas das nossas pessoas. Muitas pessoas são contra os trangéneros ou homossexuais porque "ah e tal, é contra natura", mas na minha opinião cada um deve escolher a maneira como quer viver, e o que realmente importa é ser feliz. 


Já alguém viu o filme? O que acharam?

Podem ver mais reviews de filmes aqui.







16 comentários:

  1. Antes de mais, muito obrigada por avisares logo ao início que não ias ser spoiler. Estava com medo de ler este post, mas isso tranquilizou-me! :)
    Sem dúvida que me deixaste com vontade de ver o filme. Todas as críticas que ouvi foram boas e as tuas palavras deixaram-me com "o bichinho atrás da orelha".
    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não te preocupes, as minhas reviews nunca vão ter spoilers e, se tivessem, eu avisava :).
      Vale mesmo a pena ver o filme, aconselho a todos a irem ver :).

      Eliminar
  2. Já vi, ADOREI - estou como tu, o Eddie (e a Alicia também!) salvam o filme, e a fotografia e época criados são brutais. Mas foi mesmo a interpretação do Eddie que me tirou do sério - falei disto no blog também :)

    Jiji

    ResponderEliminar
  3. Eu já vi o filme e, tal como te disse, tenho uma espécie de review nos rascunhos, quase pronta a ser publicada. Após ler a tua crítica, achei curioso o facto de termos uma opinião muito semelhante - como poderás depois comprovar ao ler a minha! (: Também eu acho que o filme vale por todos os detalhes que tão bem caraterizam a época da história mas, sobretudo, pela interpretação do Eddie (e também da Alicia, para ser sincera)!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Gostei imenso de ler a tua opinião. Nunca vi esse filme mas gostava de ver todos os filmes nomeados para os Óscares sim :)
    Beijinho,

    A Cerejinha ♥ Tudo sobre Vaselina

    ResponderEliminar
  5. Ainda não vi esse filme, mas estou curiosa!
    Sigo*

    ResponderEliminar
  6. Adorei o facto de terem dado também importância à atitude e postura da mulher dele, que o podia ter abandonado mas ficou com ele até ao fim :)

    http://apelequehabitoblog.blogspot.pt/,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mini-spoiler que deste agora ahah xD.
      Mas sim, gostei bastante da atitude da mulher dele, outra qualquer poderia ter fugido à primeira oportunidade.

      Eliminar
  7. Adorei o início mas ainda não tive oportunidade de cavar de o ver! Provavelmente hoje!
    R: The room!

    ResponderEliminar
  8. Por acaso ainda não vi, mas está na lista dos próximos :)

    ResponderEliminar
  9. I really want to watch this movie, and it hasnt played here yet.
    http://sepatuholig.blogspot.com
    instagram.com/grace_njio

    ResponderEliminar