"". Life of Cherry: Blogger Vs Sapo Blogs : Qual é a melhor plataforma para um blog ? !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

19.12.15

Blogger Vs Sapo Blogs : Qual é a melhor plataforma para um blog ?



Na hora de criar um blog, este é um problema que assombra muitas pessoas: que plataforma vou escolher para alojar o meu blog? Esta questão também assombra igualmente bloggers que, na altura em que criaram o seu blog escolheram uma plataforma, mas agora estão a ponderar em mudar para outra.

Como sabem, eu criei um blog em 1 de Setembro de 2014 na plataforma Sapo Blogs. Na altura em que criei o blog, escolher a plataforma não foi uma decisão muito ponderada, uma vez que na altura eu só seguia blogs do Sapo e não conhecia nenhum blog do Blogger, portanto escolhi a plataforma Sapo Blogs sem pensar. Na altura não me arrependi da minha decisão, pelo menos até ter começado a conhecer blogs portugueses no Blogger e a ver a diferença.

Como já devem ter percebido, cheguei a um ponto em que me fartei da plataforma do Sapo e mudei para o Blogger, a 8 de Julho de 2015. Foi uma decisão arriscada, perdi alguns leitores, mas compensou o risco.

Por isso, hoje decidi fazer um post a esclarecer as diferenças entre o Blogger e o Sapo Blogs, e qual destas plataformas é que é a melhor. Não vou falar da plataforma Wordpress porque nunca tive muito contacto com esta, por isso não sei como esta funciona. Já há muito tempo que vos tinha prometido escrever um post sobre o assunto, mas quis esperar algum tempo, para me habituar ao Blogger e perceber melhor como este funciona.

Sapo Blogs

Vantagens:

  • Fácil de usar.
  • Editor de posts fácil de usar.
  • É uma boa plataforma para quem está a começar e não percebe muito do processo de criação de um blog e o seu funcionamento.
  • Dezenas de templates prontos a serem usados num blog.
  • Existe uma equipa ao dispôr para esclarecer dúvidas e ajudar com os problemas técnicos.
  • A equipa do sapo destaca diariamente posts de vários blogs, o que os ajuda a ganhar mais visibilidade.
  • Permite partilhar todos os posts automaticamente no Facebook e no Twitter.
  • Uma conta para o Sapo Blogs e Sapo Mail.

Desvantagens:
  • É necessário criares uma conta no Sapo Fotos, no Meo Cloud ou no Flickr para alojares as imagens do teu blog.
  • Não é possível transformar e mudar o blog ao nível de CSS e HTMl, pelo menos a um nível mais profundo. Basicamente, não dá para pores um blog completamente a teu gosto ( e esta, na minha opinião, a pior desvantagem). 
  • O sistema de destaque de posts ,criada pela equipa do Sapo, acaba por ser um pouco injusto, uma vez que há sempre blogs que são  destacados mais vezes que outros, diminuindo a visibilidade dos últimos. Se por algum motivo, a equipa do sapo não gostar do teu blog, poderá nunca te destacar, e dificilmente conseguirás obter visibilidade.
  • Má posição dos motores de pesquisa do Google ( ter um blog bem posicionado no Google é muito importante para fazer um blog crescer e ganhar mais leitores).
  • Número limitado de miniaplicações ( como Post mais populares, Posts relacionados...) que podes colocar no blog.
  • Alguns bugs e erros técnicos ocorrem com alguma frequência.
  • Não é possível criar páginas dentro do blog ( esta funcionalidade dá bastante jeito para criar uma página "sobre mim", criar uma página de contactos ou outra página qualquer em que não fique lá muito bem aparecer em formato de post, com data e tudo, como acontece na plataforma Sapo Blogs).

Blogger

Vantagens:
  • Fácil de usar.
  • Editor de posts fácil de usar.
  • É uma boa plataforma para quem já tem alguma experiência na blogosfera.
  • Dezenas de templates disponíveis ( embora não sejam tão bonitos como os do Sapo).
  • O Blogger já trata do alojamento das fotos do teu blog, não precisas de criar mais contas.
  • Uma só conta para o Blogger, Youtube, Google ±, Gmail, Google Docs, etc.
  • Milhares de turitorais disponíveis do Blogger e em toda a Internet, sobre como editar um post no Blogger, como colocar, imagens, como colocar um botão gosto,...
  • Melhor posição nos motores de pesquisa Google.
  • Uma maior comunidade de pessoas ( a maior parte dos blogs portugueses estão no Blogger).
  • Permite a criação de páginas dentro do blog ( até 20 páginas).
  • Se tiveres conhecimentos de HTML e CSS, podes fazer o design do teu blog como te apetecer, mesmo ao teu gosto. O céu é o limite!

Desvantagens:
  • Os templates disponibilizados pelo Blogger não são muito bonitos. Se queremos ter um blog bonito, temos que ser nós a fazê-lo.
  • Ter um blog no Blogger existe ter algum conhecimento de HTML e CSS para poder criar um blog ao nosso gosto ( eu pedi  a uma blogger, a Rosarinho, para fazer o design do meu blog).
  • Os posts do blog não são automaticamente partilhados nas redes sociais ( mas existem aplicações como o Buffer e o dlvr que substituem na perfeição a funcionalidade que o Sapo tem no que diz respeito à partilha dos posts em redes sociais).
  • A visibilidade do teu blog está completamente dependente de ti, tens de ser tu a tratar da visibilidade do teu blog.
( Nota: Nas vantagens e desvantagens das duas plataformas referi aquilo que me lembrei e que me apercebi nas duas plataformas, se quiserem acrescentar alguma vantagem/desvantagem, escrevam abaixo nos comentários.)


A minha escolha:

A melhor decisão que já tomei desde que criar este blog foi ter mudado do Sapo Blogs para o Blogger. Nesta plataforma, posso ter o blog ao meu gosto, exatamente como eu quero, sem ter que estar condicionada pelas limitações que os blogs do Sapo tinham. Se queremos um blog com aspeto X, só precisamos de arranjar forma ou alguém que nos ajude a chegar a esse aspeto. Claro que é preciso ter algum conhecimento de HTML e CSS, mas existem montes de tutoriais na Internet que ensinam a personalizar um blog no Blogger. Se não conseguirem personalizar sozinhos, podem fazer como eu fiz, pedir ajuda a uma blogger que perceba do assunto.

O Blogger, ao contrário do que muitos pensam, é bastante fácil de usar, tal como o Blogs Sapo. Em termos do aspeto do editor dos posts, tanto no Blogger como no Sapo Blogs é bastante fácil escrever e editar os posts, e as ferramentas estão mais ou menos todas no mesmo sítio, embora pessoalmente goste mais da organização do Blogger.

Quanto à visibilidade e divulgação do blog, são vocês que têm de tratar disso no Blogger, mas na minha opinião acho que é mais justo do que o sistema de destaque de posts do Sapo, que dá a sensação que destaca sempre os mesmos posts dos mesmos blogs ( na minha opinião, este sistema era muito parcial). Além disso, no tempo em que estive no Sapo Blogs, tinha a sensação que o sucesso do meu blog estava a ser controlado pela equipa do Sapo, e que nunca conseguiria ter tanto sucesso como os blogs "preferidos" da equipa do Sapo ( os meus posts foram destacados muitas vezes, mas era esta a sensação que eu tinha).

O Sapo Blogs é uma boa plataforma para quem se está a começar a aventurar na blogosfera ou para quem pretende ter um blog mais para devaneios, um diário íntimo  ou coisas completamente random ( atenção que conheço alguns blogs muito bons no Sapo, mas a maior parte deles são assim), mas para quem pretende ter um blog mais pessoal e a seu gosto ou para quem pretende profissionalizar o seu blog, a plataforma Blogger é mais indicadada.


Espero que este post vos tenha ajudado e esclarecido.

Qual a é a melhor plataforma para vocês?

26 comentários:

  1. A minha favorita é a Blogger, adoro blogues do Blogger, quanto aos do Sapo só sou fã de alguns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também sigo alguns, mas não muitos, e até tenho lá alguns dos meus blogs favoritos :). Mas a maior parte dos meus blogs favoritos estão aqui :).

      Eliminar
  2. A minha preferida sem dúvida o blogger :)

    R : Eu de 241 já estou nos 230, é um problema deles, disseram que iam resolver!

    ResponderEliminar
  3. Ainda sou do tempo do Fotolog, que hoje em dia é uma versão quase rudimentar do Tumblr. Em 2008-2009 (já não me recordo) quando quis expandir o meu espaço para outras plataformas, nem foi preciso pensar muito, o blogger era claramente a melhor opção. Bastou-me visitar um blog da sapo para perceber que, tal como referiste, dificilmente teria a liberdade necessária para conseguir editar o html ao meu gosto. Desconhecia o facto da equipa da sapo ter esse poder de "ditar" quem são os mais populares e vetarem o teu espaço se não forem com a tua cara, isso não é nada justo.

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca conheci o Fotolog.
      Eu demorei bastante tempo a aperceber-me disso, quando percebi isso, decidi mesmo mudar para aqui, é mesmo injusto.

      Eliminar
  4. Quando criei o meu blogue só conhecia a plataforma da blogger, só uns anos mais tarde é que comecei a conhecer blogues da sapo. Não sei como é ter um blogue da sapo, mas estou bastante satisfeita com a minha escolha :)

    ResponderEliminar
  5. Gostei imenso do post!
    Concerteza ajudou muita gente!
    Beijinhos
    http://thisismyworldblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Gostei imenso do teu post :) eu quando criei o meu blog, li imenso sobre qual seria a melhor plataforma e o blogger parecia ser uma plataforma até fácil de trabalhar, por isso escolhi essa em vez da Sapo. Não fui muito para o Wordpress, por parecer tudo muito confusa, mas também já li reviews de que é uma excelente plataforma e muitos bloggers acabam por se mudar para lá.
    Beijinhos :)

    GIVEAWAY NO BLOG - 7 PRODUTOS DA YVES ROCHER!

    http://nuancesbyritadias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :).
      O wordpress é uma excelente plataforma, é pena que é muito confuso. Mas qualquer dia ainda vou aprender a usá-la e, quem sabe, mudar o meu blog para lá. Mas para já estou aqui no Blogger :).

      Eliminar
  7. Eu concordo contigo também tinha no sapo e mudei pro blogger porque ganhei mais visitas e não só tbem foi mais fácil de comentar os blogs que seguia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu desde que estou no Blogger que o meu número de visitas duplicou :).

      Eliminar
  8. Já usei as duas e prefiro a plataforma blogger, é muito melhor na minha opinião :))

    ResponderEliminar
  9. Oi oi!
    Ali a moça do Be a True Princess mostrou-me isto enquanto eu estava a fazer um post, curiosamente a falar ao contrário.
    A minha sincera opinião é que isto tudo isto depende do à vontade que tens.
    Eu não precisei de conta na sapo para criar o meu blogue, consegui acrescentar tudo o que tinha na blogger no sapo.
    A parte das visualizações parte tudo da tua prestação, se fazes pub ou não, acho que isto depende somente de nós e do que nos empenhámos nas coisas. Relativamente ao blog bem posicionado, tens as meta-tags, como tens na blogger (convém é colocares as mais adequadas).
    A questão dos seguidores é mesmo o único meh, mas pelo que a google já andou a divulgar, vai deixar de existir o GFC e passa a ser google followers (o que podes colocar no blogue da sapo).
    Em relação aos comentários: se eu não tiver conta na google também não consigo comentar, a não ser que preencha os meus dados e os guarde - o mesmo acontece com a sapo.
    Curiosamente tanto a blogger como a sapo são ambas para quem está a começar na blogosfera, o wordpress é mais profissional... tenho é uma vaga sensação que que a sapo esteja a seguir os passos do wordpress.

    Acho que não me lembrei e mais nada lol
    P.S. - Como o Ricardo sou do tempo do fotolog, freefotolog, uol (nem sei se este ainda existe lol)

    Beijinho
    Há Pêssegos na Lua

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso, fui agora ler o teu post e escreveste mesmo o que contrário do que eu escrevi xD.
      Bem, eu discordo contigo. Decerto que sim, podes fazer muitas coisas que podem aumentar as visualizações do teu blog, mas acredita, se a equipa do sapo não gostar do teu blog, dificilmente vais conseguir as visualizações que queres ( O que não vai ser o teu caso, porque o teu blog é muito bom e vai continuar a ser, tenho a certeza).
      Como já referi no meu post, a grande desvantagem do Sapo Blogs é não conseguires editar o teu blog completamente ao teu gosto.

      No entanto, acho que cada pessoa tem que estar na plataforma em que se sente melhor. Eu sinto-me melhor no Blogger, te tu te sentes melhor no Sapo Blogs tomaste na mesma a decisão certa :).

      Eliminar
  10. Olá life of Cherry estou a pensar em mudar o meu blog no sapo para o blogger.Quando comecei o blogue comecei no blogger mas como não gostava do design mudei para o sapo.Agora quero mudar para o blogger mas como percebo pouco de mexer em computadores,gostaria de saber se me poderia ajudar?
    Elsa Varela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Bem para mudar do sapo para o blogger, terá de criar uma conta no blogger e criar um blog. Infelizmente, não dá para exportar um blog do sapo para o blogger, mas pode sempre criar um blog com o mesmo nome e endereço, e copiar manualmente os seus posts para esse blog.
      Espero ter ajudado :).

      Eliminar
  11. Vou-te responder por pontos:
    - É necessário criares uma conta no Sapo Fotos, no Meo Cloud ou no Flickr para alojares as imagens do teu blog.
    Falso: eu não uso nada disso e tenho lá fotos no blog. Até porque não as pretendo alojar no blog, quando as tenho guardadas no pc.

    - Não é possível transformar e mudar o blog ao nível de CSS e HTMl, pelo menos a um nível mais profundo. Basicamente, não dá para pores um blog completamente a teu gosto ( e esta, na minha opinião, a pior desvantagem).
    Falso: eu mudo ao meu gosto, mais pessoas mudam, CSS e HTML é possível mudar.

    - O sistema de destaque de posts ,criada pela equipa do Sapo, acaba por ser um pouco injusto, uma vez que há sempre blogs que são destacados mais vezes que outros, diminuindo a visibilidade dos últimos. Se por algum motivo, a equipa do sapo não gostar do teu blog, poderá nunca te destacar, e dificilmente conseguirás obter visibilidade.
    Falso: se vais para uma plataforma para teres destaques, então vieste para a errada. Por lá destacam-se os posts que interessam às pessoas em geral e que são actuais. Agora, se o interesse é divulgação de borla, sem fazer nada, é complicado.

    - Má posição dos motores de pesquisa do Google ( ter um blog bem posicionado no Google é muito importante para fazer um blog crescer e ganhar mais leitores).
    Falso: tens um melhor posicionamento com o SAPO do que com o Google. Basta pesquisares.

    - Número limitado de miniaplicações ( como Post mais populares, Posts relacionados...) que podes colocar no blog.
    Falso: podes criar tu própria essas "mini-aplicações", basta um pouco de tempo e dedicação.

    - Alguns bugs e erros técnicos ocorrem com alguma frequência.
    Como o que?!

    - Não é possível criar páginas dentro do blog ( esta funcionalidade dá bastante jeito para criar uma página "sobre mim", criar uma página de contactos ou outra página qualquer em que não fique lá muito bem aparecer em formato de post, com data e tudo, como acontece na plataforma Sapo Blogs).
    Eu crio posts, sem problema, não me faz comichão, basta fechar os comentários e está feito.

    Para quem não se quer dar a trabalho nenhum, o SAPO é complicado. É só o que te tenho para dizer quanto a este post.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, antes de mais, obrigada por partilhares a tua opinião :)

      Respondendo ao teu comentário, também te vou responder por pontos:

      - Eu quando criei um blog, há um ano, não tinha um computador pessoal. Tinha que escrever os meus posts no ipad. E no ipad não dá para armazenar as fotos assim como tu armazenavas. Tinha que criar uma conta numa das plataformas de fotos que referi. No Blogger, não tive que criar conta nenhuma, o Blogger trata do alojamento.

      - Sim, é verdade que no Sapo podes ter um blog ao teu gosto, mas só quem tem conhecimentos de CSS e HTML ( como tu) é que consegue. Acho que o Sapo tem uma maneira muito complicada de personalizar blogs. No Blogger, é muito mais fácil mexer com o CSS e HTML , nem é preciso ter muitos conhecimentos.

      -Eu não criei um blog no Sapo porque queria ser destacada. Aliás, antes de criar o meu blog, nem sabia que esse sistema existia. Criei o blog lá porque seguia blogs de lá. E nunca escrevi posts só para ser destacada. Aliás, esta crítica que eu fiz neste post não é a opnião de uma pessoa que nunca foi destacada, porque eu até fui destacada muitas vezes e nem tenho razão de queixa. A minha crítica deve-se ao facto de, enquanto estive no Sapo, ter lido publicações muito boas que nunca foram destacadas, e o bloggers a ficarem pelo caminho...

      - Olha que não. Desde que mudei para o Blogger, que tenho um posicionamento muito melhor.Pergunta a outras pessoas que mudaram do Sapo para o Blogger e vais ver que elas dizem o mesmo.

      - Podes, mas só podes por até um certo número ( 10, penso eu), e aqui podes por muitas mais miniaplicações ( e não precisas de criá-las).

      - Não me recordo agora de todos, mas lembro-me que uma vez ocorreu um bug em que muitas pessoas, incluindo eu não conseguiam pôr imagens no blog, e tive que esperar três dias para isso ser resolvido.

      - Pois, mas aqui no Blogger não precisas de arranjar forma de contorna o problema, crias uma página e ponto final, sem complicações.

      Não concordo contigo. Todos os bloggers têm muito trabalho, independentemente da plataforma em que estejam. Ter um blog exige muita paixão, trabalho e dedicação, como quase tudo na vida. Em ambas as plataformas um blog consegue ter sucesso ( conheço muitos blogs no sapo, como o teu, que têm muito sucesso). Mas na plataforma do Sapo, o caminho para o sucesso tem muitos obstáculos e, na minha opinião, o Sapo complica coisas, que no Blogger são muito mais simples.

      Mas isto é a minha opinião, se te sentes bem no Sapo, só te tenho a dizer para continuares o teu bom trabalho :)

      Eliminar
    2. - Sim, é verdade que no Sapo podes ter um blog ao teu gosto, mas só quem tem conhecimentos de CSS e HTML ( como tu) é que consegue. Acho que o Sapo tem uma maneira muito complicada de personalizar blogs. No Blogger, é muito mais fácil mexer com o CSS e HTML , nem é preciso ter muitos conhecimentos.

      Nem por isso, e se um dia tiveres tempo para reparar bem, eu mal mexo no CSS e no HTML no meu blog. E qualquer pessoa pode fazer o mesmo que eu e ter um blog totalmente diferente, como podem contratar alguém para o fazer.
      Aqui também não foste tu que exploraste o HTML e o CSS, pois não? Lá é igual. A diferença é que para o Blogger qualquer pessoa com os conhecimentos base para isso, muda um template qualquer free que instale, lá é preciso alguém com os ditos no sítio para lhe mexer xDD basicamente é isto.

      Eliminar
    3. Não fui eu que fiz o template para o meu blog, mas já tive que mexer no HTML e no CSS para mudar algumas coisas, e devo-te dizer que é muito mais fácil. No Sapo, não conseguia mudar sequer o tipo de letra, quanto mais o resto...

      Eliminar
  12. Isso é estranho, porque a coisa mais fácil é mesmo mudar o tipo de letra. Mas pronto, olha, são gostos e cada um tem é de estar onde se sente bem.

    ResponderEliminar
  13. Já estava extremamente tentada a mudar... Agora ainda fiquei mais inclinada a fazê-lo... Obrigada.

    www.asteoriasdaelsa.com

    ResponderEliminar
  14. Parabéns pelo blog, votos de continuação de sucesso! A equipa INOVVE

    ResponderEliminar