"". Life of Cherry: ERA: Como fazer amigos numa nova escola. !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

8.9.15

ERA: Como fazer amigos numa nova escola.


As aulas estão já mesmo aí à porta, para muitos já vão começar daqui a uma semana, e alguns terão que enfrentar o primeiro dia de aulas numa escola nova, o que pode ser bastante intimidante. Tudo parece estranho e muitos alunos nem sequer sabem onde é que é a sala de aula. 

Deixar o nosso habitual grupo de amigos para trás e fazer novos amigos pode ser bastante stressante, por isso decidi partilhar algumas dicas para conseguirem fazer novas amizades.

1. Sê simpático/a para toda a gente :Certifica-te que és simpático/a para toda a gente, independentemente da sua origem ou cultura. Não digas nada que os possa deixar tristes. Sê sempre simpático/a e útil.

2. Tem calma: Não fiques muito nervoso/a por estares numa nova escola e não conheceres ninguém. É normal. Provavelmente, muitos colegas também estão nervosos. É normal não conhecer ninguém nos primeiros dias, mas a pouco e pouco irás conhecer pessoas com os mesmos interesses que tu e com quem tu te identificas.

3: Sê tu própio/a: Esta é um ponto muito importante e que muitos esquecem. Não mudes a tua personalidade para tentares pertencer a determinado grupo. Além de ser bastante ineficaz, as pessoas acabam por descobrir que não és o que parecias ser e afastam-se de ti. Se fingires ser uma pessoa que não és, também podes atrair pessoas com quem não te identificas minimamente. A maior parte dos grupos de amigos formam-se porque têm os mesmos interesses e personalidades compatíveis. Os teus verdadeiros amigos vão te aceitar tal como tu és, vão te apoiar e ajudar no que for preciso.

4. Toma a iniciativa e começa uma conversa: Como tu, muitos alunos estão nervosos e um pouco tímidos  no primeiro dia de aulas. Por isso, começa tu uma conversa com eles. Começa por perguntar algo relacionado com a escola ( por exemplo, pergunta onde é que é a sala de aula ou quando saem os horários), depois pergunta-lhes os nomes ( e tenta trata-los sempre pelos nomes) ,e depois comecem a falar da zona em que vivem, do que gostam de fazer nos tempos livres... Deixa a conversa fluir naturalmente e não penses demasiado.

5. Combina saídas com os teus novos amigos fora das aulas: Este ponto ajuda imenso a fazer novos amigos. Nas primeiras semanas, combina com os teus novos amigos idas ao cinema, passeios pela cidade, almoços,... Dá-lhes o teu número de telemóvel ou o teu facebook , para puderes manter contacto com eles e encontrares-te com eles mais vezes.  Assim, terás oportunidade de conhecer melhor os teus colegas e descobrir quais são os teus verdadeiros amigos. 

Espero que estas dicas vos tenham ajudado. 


PS:Peço desculpa pela ausência. Agora que começou a universidade ( ainda não começou a sério, mas já começou a integração,..) vou estar um bocadinho mais ausente, mas vou tentar conciliar a minha vida com o blog o melhor que puder, e vou tentar garantir que vocês recebem um post novo todos os dias.

15 comentários:

  1. gostei das dicas :)
    boa sorte para o novo ano!
    beijinhos, Noelle http://supergirlinconverse.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Tenho uma amiga que mudou de casa no final deste ano lectivo e ela também vai mudar de escola, então enviei-lhe o link. Boas dicas! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que este post ajude a tua amiga então :). Obrigada.

      Eliminar
  3. Muito boas dicas :) eu fazia tudo o que esta ai xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :). Eu também faço tudo o que está aqui, e este tenho que aplicar estas dicas em mim própria porque estou num sítio novo que é a Universidade.

      Eliminar
  4. Obrigada pelas dicas, Cherry. Vão ser muito uteis.
    Gi (da conta da Mia)

    ResponderEliminar