"". Life of Cherry: Qualidade ou quantidade (ou ambos)? !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

17.8.15

Qualidade ou quantidade (ou ambos)?


Uma questão que muitos bloggers se colocam é: é mais importante a qualidade dos posts ou a quantidade? 

Na minha opinião, a resposta a esta questão é: ambos são importantes. Se me colocase, a mesma questão noutro contexto qualquer, eu diria que o mais importante é a qualidade, mas como estamos a falar da blogosfera, carregadinha de blogs, a resposta é ambos.Devemos escrever regularmente posts com qualidade. Se escrevermos muito bem, mas publicarmos apenas uma vez por mês,  os nossos leitores ficam aborrecidos e deixam de nos seguir. Se publicarmos seis vezes ao dia,mas sem qualidade, os leitores deixam de nos seguir à mesma.

Temos de encontrar um equilíbrio entre escrever posts de qualidade e publicar regularmente. E tenho a certeza que, para a maior parte dos bloggers, o problema é mesmo publicar regularmente, uma vez que que não falta na blogosfera são pessoas com talento. O problema reside em encontrar um equílibrio entre a nossa vida pessoal e o nosso blog. Há dias em que eu própia não tenho tempo de escrever um post, ou porque estou todo o dia fora de casa( na escola, em casa dos meus avós, numa saída com amigos...) ou porque tenho outros deveres (como estudar) ou porque simplesmente não tenho vontade. Mas faço sempre um esforço no sentido de atualizar o blog todos os dias ( ou quase), com conteúdos relevantes para os meus leitores.

Os bloggers que eu sigo escrevem quase todos os dias no seu blog. Perco rapidamente a paciência com aquela bloggers que escrevem de 500 em 500 anos. Para mim, tem que existir um equilíbrio entre posts bons e interessantes e a regularidade com que o blogger publica. Senão, deixo de seguir.

Demorei muito tempo a conseguir encontrar este equílibrio, e ainda estou a praticar, mas partilho hoje convosco um truque que eu uso: quando se sentirem inspirados, escrevam tudo o que vos vier à cabeça num papel/computador até sentirem que as vossas ideias esgotaram. Vão ficar surpreendidos com a quantidade textos de boa qualidade que escreveram. Depois, dividam esses textos em vários posts que publicarão em vários dias. Deste modo, nos dias em que estiverem menos inspirados e não vos apetecer escrever, terão posts de reserva para usar.

Portanto, na minha opinião, há que encontrar um equílibrio entre a qualidade e a quantidade. Para mim, é isso que faz um bom blog.

Qual é a vossa opinião sobre o assunto? É mais importante a qualidade ou quantidade?


10 comentários:

  1. Eu concordo contigo! Preciso de falar contigo vou enviar te um email amanha

    ResponderEliminar
  2. Concordo totalmente contigo! É preciso encontrar um equilíbrio! E sem dúvida alguma que agendar posts salva a minha vida ahahaha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nunca usei posts agendados, mas acho que quando for para a universidade vou ter que usar.

      Eliminar
  3. Os dois. Não sigo blogues que não têm publicações regulares porque acabo por me esquecer deles... Para quem não consegue publicar, existem sempre os agendados. Eu não gosto de recorrer a isso porque quero que o meu blogue traduza o meu estado de espirito e disponibilidade mas são uma mais valia para quem se quer obrigar a publicar X vezes por semana e não consegue de forma natural :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como eu :). Eu também nunca recorri a posts agendados,mas quando entrar na universidade talvez tenha de recorrer, porque o tempo vai ser pouco para vir aqui.

      Eliminar
  4. Eu concordo. Ambos são importantes e para alturas em que não sabemos o que escrever se tivemos guardado textos como rascunhos em alturas que tínhamos ideias é mais fácil ter sempre algo a publicar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá mesmo jeito ter textos guardados para essas alturas :)

      Eliminar
  5. Acho que é importante ter publicações regulares, nem que seja só uma frase ou uma imagem para as pessoas nao se esquecerem de nos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora nem mais :) nada pior do que um blog caur no esquecimento.

      Eliminar