"". Life of Cherry: ERA: Material Escolar. !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

30.8.15

ERA: Material Escolar.


Hoje é o primeiro dia do Especial Regresso às aulas. Decidi começar por falar no material escolar, uma vez que muitas pessoas já estão a pensar em comprar e também porque  me foi muito pedido. Vou falar do material escolar que costumo comprar, e também de algumas coisas que eu não vou comprar este ano , porque vou para a Universidade, mas os alunos do Básico/Secundário precisam.


-Agenda: Para mim, a agenda é indispensável. A agenda ajuda imenso no que respeita à organização, pois lá podemos marcar testes, trabalhos de casa, e até outras coisas mais pessoais, como aniversários, datas de férias... A minha agenda favorita e a que compro todos os anos é a da marca "Agatha Ruiz de La Prada" ( podem ver aqui). Tem argolas, pelo que é fácil dobrá-la, tem uma boa organização mensal e diária, tem páginas para podermos colocar as notas que tivemos nos testes... É sem dúvida a minha favorita.

-Calculadora gráfica ( para Ensino Secundário): Os alunos que tiverem Matemática A, Matemática B, Física e Química A e Geometria Descritiva vão precisar desta calculadora. O problema destas calculadoras é que são muito caras. A que eu usei no secundário foi esta (muito boa, o único defeito é a bateria, que demora muito tempo a carregar), mas existem opções mais baratas, como esta e esta. No entanto, aconselho a pensarem muito bem na calculadora que querem, porque vão usá-la a toda a hora e tem que aguentar com as cábulas que vão fazer para os testes/exames (sim, para quem não sabe, podem levar cábulas para os testes no secundário, desde que seja na máquina). Quem não tiver possibilidades de comprar uma calculadora boa, podem pedir aos vossos colegas/irmãos/ primos mais velhos ou verem nalgum site como o OLX se alguém está a vender uma calculadora que já não precisam.

-Calculadora científica ( para Ensino Básico): No ensino básico, não se podem usar calculadoras gráficas, pelo que os alunos só podem usar calculadoras científicas. Os alunos do secundário também podem ter esta calculadora se quiserem, para aqueles dias em que a calculadora gráfica fica a carregar em casa, e só precisem de fazer umas contas simples.

-Borracha

-Lápis ou lápis de minas: É à escolha de cada um, mas pessoalmente, gosto de escrever mais com lápis de minas, não tenho que andar aí a afiar lápis, é só pôr minas e já está.

-Corretor

-Clips

-Cola

-Tesoura

-Estojo

-Marcadores fluorescentes: São muito importantes, principalmente no Secundário, para sublinhar o que é importante nos livros e para fazer resumos.

-Régua

-Esquadro

-Transferidor

-Compasso

-Afia

-Canetas: de várias cores, principalmente azul e vermelho ( eu utilizo sempre caneta vermelha para títulos e azul para texto ).

-Cadernos: Sempre usei cadernos para as aulas, um caderno para duas disciplinas ( se fossem disciplinas em que se escrevesse pouco) ou um para cada disciplina ( se fossem disciplinas em que se escrevia muito), mesmo no Básico. Acho que é mais viável usar cadernos para levar para as aulas, uma vez que assim no corremos o risco de perder folhas. Contudo, há quem prefira usar dossiers e até pode ser mais viável no Básico, pois o número de disciplinas é muito grande e, desta forma é menos peso que se leva para a escola. No secundário, como o número de discplinas é menor, é mais viável usar cadernos.

-Folhas brancas: Para imprimir. Podem utilizá-las também para fazer resumos. Eu, pessoalmente,  gosto de fazer  resumos em folhas brancas, acho que fica mais bonito e mais fácil de memorizar.

-Dossier: Além de serem, uma alternativa aos cadernos, também podem servir para arquivar as fotocópias que os professores dão ao longo do ano.

-Separadores: para quem usa dossier.

-Micas: Importantes também para quem tem dossier.

-Post- its: Dão sempre jeito para apontar recadinhos ou apontar algo importante que os professores disseram nas aulas. São igualmente importantes estes  post-its pequenos para marcar páginas importantes dos livros,

-Dicionário: É muito importante ter um dicionário bilingual para as línguas estrangeiras , quer no básico quer no secundário. Também é importante ter um dicionário de Português em casa porque, embora este seja utilizado com menos frequência,  pode ser útil para tirar dúvidas sobre o acordo autográfico ou para aprimorar o vocabulário.

-Lápis de cor ( Ensino Básico ): este material é mais necessário no Básico, para as disciplinas de EV, EVT e ET. Contudo, os alunos do secundário que frequentem o curso de Artes poderão também precisar deste material.

-Agrafador.

-Furador.

-Mochila ou Mala: Para transportarerm o vosso material escolar. Aqui fica ao critério de cada um se preferem usar mala ou mochila, mas eu aconselho a usar mochila até ao início do secundário ,por causa do grande número de disciplinas no Ensino Básico.


Espero que este post vos tenha ajudado. 

27 comentários:

  1. Boas dicas, a minha agenda preferida é da oxford. Tem uma organização fantástica!
    r: Estava mesmo linda eheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca vi essa agenda. Onde é que a compraste?

      Eliminar
  2. Adorava esta altura da procura do material. Ainda hoje sou fascinada por isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também adoro. É a minha parte favorita do regresso às aulas :)

      Eliminar
  3. r: muito obrigada, é mesmo :)
    segues o blog?

    ResponderEliminar
  4. Olá amei o cantinho!!!!!!!! Seguindo!!!!!!
    http://gigicandy29.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  5. está mesmo completa!
    r: obrigada, segui! e gostei!

    ResponderEliminar
  6. "sim, para quem não sabe, podem levar cábulas para os testes no secundário, desde que seja na máquina"
    Nao é bem assim! da para levar cabulas mais facilmente mas nao sao autorizadas! se forem apanhados no exame, o exame é anulado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode-se usar mesmo cábulas na calculadora gráfica, e o exame não é anulado. É mesmo permitido. Toda a gente usa cábulas no exame de Matemática e Física e Química e os professores mesmo que vejam não nos podem anular o exame,

      Eliminar
    2. Olá :) Em relação às cábulas, é permitido, e claro que os profs sabem e não podem fazer nada! A máquina é tua e eles não tem autoridade para ver os programas que tem! Eu tinha a tabela periódica e as fórmulas de matemática e a minha prof de matemática muitas vezes me pedia a calculadora por causa disso!

      PS. Gostei muito das dicas :)

      http://imthefifthelement.blogspot.pt/

      Eliminar
  7. Também uso o que usas.. :) este ano não estou a comprar nada ainda tenho muita coisa do ano passado
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso ontem estava a ver o material que tinha do ano passado, e está tudo em bom estado, este ano vou poupar imenso dinheiro em material escolar, só vou comprar uma coisa ou outra :).

      Eliminar
  8. Também não passo sem agenda !
    R. É complicado trabalhar com atendimento ao público

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A agenda é um essencial :)
      Pois, é mesmo complicado, tem dessas situações desagradáveis.

      Eliminar
  9. Este ano ando á procura de uma agende de argolas por ser mais prática, mas não encontro. Ainda nem acredito que as aulas estão quase ai...

    Beijinho, Beauty Queen

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compra a que eu referi neste post, da "Agatha Ruiz de La Prada", não é das agendas mais bonitas, mas é super prática, bem organizada e tem argolas :). Nem eu acredito xD.

      Eliminar
  10. Ótimas dicas! :)

    http://mylittlesecretworld15.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. olá cherry! sempre gostei de agendas mas nunca comprei nenhuma porque não tenho o hábito de apontar tudo direitinho num caderno próprio (aponto em vários sítios e depois perco tudo) mas como este ano vou para a faculdade acho que necessito de me organizar melhor, e achei a sugestão da agenda bastante boa :) só tenho uma pergunta, é uma agenda escolar (que começa em setembro e vai até junho/julho) ou uma agenda normal, com todos os meses de 2016?
    beijinhos, Noelle :)
    http://supergirlinconverse.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, para a universidade vamos precisar de ser muito mais organizadas :).
      É uma agenda escolar, por iso vai até julho, acho eu :)

      Eliminar