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31.8.15

ERA: Acordar cedo sem problemas.


Hoje é o fim do mês de Agosto. Para muitos, o dia de hoje significa fim das férias e regresso ao trabalho. Portanto, embora o post de hoje faça parte do "Especial Regresso às Aulas" aqui do blog, também pode ser bom para aquelas pessoas que amanhã vão regressar ao trabalho. Mas para muitos jovens, as férias já estão com os dias contados, quase a deprimirem só de pensar que vão ter de deixar as noites passadas a sair, a ver filmes ou a ler ,para acordarem cedo e ir para aulas. Se estão numa destas situações, este post é para vocês.

Portanto, hoje decidi trazer algumas dicas para vos ajudar nesta árdua tarefa.

1. Já deves estar farto/a de ouvir isto, mas deves dormir 7 a 8 horas por noite, de modo a estarem bem disposto/a e concentrado/a no dia a seguir. Se dormires menos, é natural que te custe a levantar cedo no dia seguinte.

2. Evita pores várias horas de alarme no despertador. Esquece também o botão "snooze": eu sei que é viciante estar sempre a carregar nesse botão, mas quanto mais vezes carregares, mais díficil vai ser  levantares-te da cama. Além disso, não são esses 10 minutos a mais que te vão pôr mais bem descansado/a. Além de o teu corpo já não estar a descansar, estás apenas a adiar e tornar mais díficil a tarefa de te levantares de manhã.

3. Simplifica a tua rotina matinal. Se puderes, por exemplo, tomar banho à noite, em vez de manhã, é menos uma coisa que tens de fazer no início do dia seguinte. Prepara também as coisas que tens de levar para a escola na noite anterior. Deste modo, no dia seguinte ,de manhã, acordas com mais calma e tens uma manhã menos agitada.

4. Teres uma boa noite de sono é bastante importante, consulta este post se quiseres dicas para dormir melhor.

5. Toma sempre um bom pequeno almoço, uma vez que te dá muita energia e vai te ajudar a acordar. Se comeres pouco no ínico do dia, vais sentir-te fraco/a e sem energia nenhuma.

6.Escolhe um despertador agradável. Se acordares com um som/ música irritante, o mais provável é que fiques mal disposto/a para todo o dia. Escolhe uma música agradável ou então escolhe a tua música preferida.

7. Acordar com luz natural. No inverno, é um pouco díficil, mas como ainda estamos no verão, deixa as cortinas e os estores abertos,para entrarem aqueles primeiros raios do sol.

8. Bebe um copo de água pela manhã em jejum. Além de hidratar o organismo, irás sentir-te logo com mais energia.

9. Mantém sempre o mesmo horário de sono. Deita-te e acorda todos os dias à mesma hora, mesmo aos fins de semana. A maior parte das pessoas gosta de dormir até mais tarde nos fins de semana, mas é um mau hábito, que faz com que lhes custe levantar mais cedo às segundas. O nosso corpo tem um ciclo chamado "ciclo circadiano", que funciona mais ou menos como um relógio interno. Ter uma hora certa para deitar e para acordar, ajuda a regular esse relógio interno.

10.  Começa a deitar-te mais cedo antes do começo das aulas ( pelo mesmo motivo do ponto 9).Durante as férias, a maior parte de nós deita-se às tantas da madrugada e acorda ao meio dia. Depois, no primeiro dia de aulas, não conseguem adormecer cedo e têm de acordar cedo. Resultado:vão para a escola feitos "zombies". Se queres evitar que te acontecessa o mesmo, aconselho-te a começares a deitar-te e a levantar-te cedo duas semanas antes das aulas começarem. Mas altera a tua hora de deitar de modo lento e progressivo, para evitar choques. Por exemplo: se te deitavas nas férias à meia-noite, começa por te deitar às 23h30 e só depois às 23 horas. Deste modo, quando regressares às aulas, já estarás mais habituado/a à rotina.


Se quiseres mais dicas para teres mais energia neste regresso às aulas, consulta este post. 

Quais sãos os vossos truques para acordar cedo?


10 comentários:

  1. Eu posso deitar-me super tarde que ás oito e tal estou a pé :)

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  2. É a Gi, embora esteja a comentar da conta da Mia, visto que não tenho conta no google +
    Eu não me costumo deitar tarde o que facilita depois quando voltar à rotina escolar e, tal como a Catarina, acordo (mesmo nas férias) por volta das oito e meia.
    Gi

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    1. Eu também não costumo me deitar muito tarde, só me deito uma hora mais tarde nas férias, por isso também é mais fácil :)

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  3. Adorei as dicas! Ainda não acredito que as férias estão a acabar! Na minha opinião não devemos por a nossa música preferida como toque do despertador, porque depois passas a odiar a música :P

    Beijinho, Beauty Queen

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    1. Obrigada :) Nem eu, parece que ainda ontem estavam a começar as férias e agora já estão a acabar...
      Isso é calaz de ser verdade xD, secalhar é melhor apostar mais no despertador com um som agradável.

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  4. Já tenho acordado cedo e a tentar ir para a cama mais cedo, porque eu e o sono, temos um problema xDD

    http://mylittlesecretworld15.blogspot.pt/

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    1. Vê aquele post que eu fiz sobre como dormir melhor, talvez te ajude :)

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  5. olá adorei seu blog estou te seguindo me segue de volta bjos horasnoespelho.com

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