!-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

25.5.17

Como escrever títulos apelativos para os teus posts


A maior parte das pessoas não liga aos títulos dos posts. Escreve uma coisa qualquer, e publica sem pensar. Mas, na verdade, o título é um dos componentes mais importantes do teu post, senão o mais importante! É o título que irá definir aquilo que irás abordar,que irá atrair as pessoas para lerem o teu post e que irá determinar a tua classificação nos motores de busca. Portanto, é bastante importante que saibas elaborar um título apelativo.

O teu título pode ser a diferença entre as pessoas lerem ou ignorarem o teu post. Por isso, antes de o escreveres, deves considerar estes aspetos.


1. Pesquisa o título que estás a pensar usar no Google: Hoje em dia, existem tantos blogs, que é bastante provável que alguém já tenha usado o título que tu pensaste, ou então um bastante similar. Por isso, antes de mais nada, pesquisa no Google o título que pretendes usar, e vê se já existem blogs populares que o usaram.

2. Mantém o título curto mas assertivo: O teu principal objetivo com um título é fazer com que as pessoas leiam o teu post, não é? Se o título for demasiado longo, além de não apareceres bem classificado/a nos motores de pesquisa do Google ( porque este corta metade do título quando ultrapassas certo número de caracteres), os teus leitores não vão sentir vontade de ler o teu post. Portanto, certifica-te que manténs o título curto mas, ao mesmo tempo, que transmita aquilo que vais falar e que seja claro e apelativo.

3. Usa palavras que são muito pesquisadas: Usar palavras que são muito pesquisadas, como " beleza" ou "viagens", ajuda-te a ficares melhor posicionado/a nos motores de pesquisa do Google, logo mais pessoas encontrarão o teu post.

4. Faz uma oferta aos teus leitores que estes não possam recusar: Não é por acaso que os posts que começam " como fazer..." ou como " O que fazer..." são bastante lidos. Ao começares posts desta forma, estás a oferecer algo em que os teus leitores podem estar interessados, que os pode ajudar ou instruir.

5. Usa a gramática corretamente: Isto aplica-se não só ao título dos teus posts, como ao texto propriamente dito. Se há coisa que afasta as pessoas do teu blog são erros gramaticais. Um post cheio de erros custa muito mais a ler e é menos apelativo do que um post escrito direitinho.


Bloggers aí desse lado? Concordam com estas dicas? O que acham mais importante num título de um post?

10 comentários: