!-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

27.3.17

Como comunicar melhor com pessoas irracionais


Tentar falar com pessoas irracionais pode ser muito frustrante. É muito difícil falar com pessoas que, simplesmente, não te querem ouvir, e só estão interessadas na perspetiva delas. Infelizmente, já tive a minha dose de ter que lidar com pessoas assim.

A nossa vontade é ignorar a pessoa e deixar de falar para ela porém, na vida e no mundo de trabalho, tal nem sempre é possível.

Por isso, aprender a comunicar com este tipo de pessoas é fundamental. Com um pouco de trabalho, é possível transformar uma conversa irracional numa conversa um pouco mais racional, e fazer a outra pessoa ver o teu ponto de vista.


1. Mantém a calma: Uma da primeiras coisas com que te deves preocupar é em manter a calma. É muito fácil perderes a paciência quando estás a tentar transmitir algo a uma pessoa irracional, contudo ficares nervoso/a não te vai ajudar em nada. Respira fundo, pensa em coisas boas, e pensa numa forma mais positiva de resolveres a situação. Se responderes de forma agressiva, a outra pessoa irá pensar que a sua raiva é justificada.

2. Vê as coisas noutra perspetiva: Põe-te na pele da outra pessoa, tenta descobrir porque é que ela está a agir de forma irracional. Talvez esteja a ter apenas um mau dia, mas também pode estar a passar por uma má fase ou ter algum tipo de insegurança que a faça agir desta maneira. Uma vez compreendida a razão pela qual se está a comportar desta forma ( ou pela menos, adivinhada), oferece-lhe algum apoio, e só depois é que expões o teu ponto de vista. Eu já fiz isto e, às vezes, faz milagres!

3. Certifica-te que sabes daquilo que estás a falar: Quando estás a lidar com uma pessoa irracional, certifica-te que sabes aquilo que estás a falar porque, caso contrário, também tu acabarás por ser irracional. Verifica todos os factos, faz a tua pesquisa ( se for algo relacionado com um trabalho, por exemplo), e só depois é que vais ter com a pessoa para falar com ela.

4. Mantém uma linguagem clara: Barreiras linguísticas e erros de compreensão podem levar ainda a mais frustração. Certifica-te de que transmites as tuas ideias de forma clara e concisa, de modo a que a outra pessoa te possa compreender melhor. Isto é especialmente importante em pessoas irracionais uma vez que estas tendem a interpretar mal aquilo que tu dizes e a criar mal entendidos.

5. Estabelece limites: Quando lidas com alguém irracional, tenta estabelecer limites dos comportamentos que consideras aceitáveis e daqueles que não toleras. Diz-lhes que não toleras ser desrespeitado/a nem aceitas comportamentos mal educados. As pessoas irracionais, muitas vezes, tendem a ser mal educadas ou até mesmo agressivas, por isso é importante que estabeleças limites com elas.

6. Aceita o facto de que, às vezes, não podes sair a ganhar: Apesar de todas as estratégias que partilhei neste post, por vezes, é mesmo impossível comunicar com alguém irracional. Este tipo de pessoas são tão teimosas que, às vezes, se recusam a aceitar um acordo ou outro ponto de vista. Nem sempre vais conseguir chegar a um acordo com uma pessoa irracional nem obter aquilo que queres, portanto pensa que que fizeste o teu melhor e segue em frente.


E vocês? Como é que lidam com pessoas irracionais?

14 comentários:

  1. há pessoas que pura e simplesmente são irracionais e não há grande volta a dar infelizmente ...

    ResponderEliminar
  2. Falar com uma pessoa irracional é uma dificuldade do caraças. Por mais que tenhas razão, por vezes é mesmo impossível ganhar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como eu disse no final do post, por vezes, por mais estratégias que se use, não adianta.

      Eliminar
  3. É uma situação horrível no trabalho. Compreendo perfeitamente.


    Ana Teles {Telita} | blog: Telita LifeStyleFacebookinstagrambloglovin'

    • novo grupo para divulgação de blogs:
    blogs Lifestyle Portugal/

    ResponderEliminar
  4. Cada vez gosto mais do teu blog, sempre que venho visitar encontro posts que se identificam comigo, interessantes e com uma ótima escrita! Quanto a este, é tão difícil falar com uma pessoa assim, que por norma o que faço é deixá-la falar e dar-lhe toda a razão! Tenho pouca paciência! Um dos meus blogs favoritos desde que aterrei na blogosfera é o teu, obrigada :) um beijinho, Ana Rita*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh muito obrigada <3. O teu comentário fez o meu dia.

      Eliminar
  5. Manter a calma é mesmo essencial, mesmo, mesmo!

    ResponderEliminar
  6. Simplesmente ignoro-as. Detesto pessoas que só querem ver o lado delas e que não ouvem outras opiniões! x

    E. ♥ Meet me for Breakfast

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas, por vezes, tal não é possível, principalmente no mundo do trabalho.

      Eliminar
  7. Ah, adoroooo! Mas acho que às vezes um "fala para a minha mão" ou um "tenho de ir" chegariam :p beijinho

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar