"". Life of Cherry: Como aprender a gostar de cozinhar !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

6.2.17

Como aprender a gostar de cozinhar


Pode não parecer ( sobretudo depois do post que escrevi aqui), mas eu já fui uma pessoa que odiava cozinhar. Agora sei que grande parte dessa aversão pela cozinha se devia ao facto de eu não saber fazer nada e, portanto, ficar atrapalhada contudo, já fui assim. Já me estava a imaginar a ser uma daquelas pessoas que viveria de marmitas da mãe ou takeways mas, felizmente, a minha prima pegou-me o gosto pela cozinha, e lá aprendi a cozinhar, em Junho do ano passado.

São muitas as pessoas, adultas até, que odeiam cozinhar. No entanto, saber cozinhar é uma habilidade essencial para qualquer pessoa que deseje ser independente e saudável. Felizmente, acredito que seja possível pessoas que odeiam cozinhar aprender a gostar disso ou, pelo menos vá, tolerar.


1. Limpa a tua cozinha: De certeza que não vais ter vontade de cozinhar se tiveres a tua cozinha num caos! Uma cozinha limpa, arrumada, com tudo direitinho, comunica calma e ordem, e dá logo outro ânimo para cozinhar.

2. Torna a tua cozinha um espaço agradável: Para as pessoas que cozinham, a cozinha é uma divisão onde passam grande parte do seu tempo, entre preparação de refeições e refeições propriamente ditas. Por isso, deves criar um espaço agradável, onde gostes de estar. Tal como decoraste o teu quarto certamente, decora também a cozinha, com umas velinhas, plantas, tudo aquilo que tu aches que dá ao espaço mais alegria e que te anima.

3. Começa com as tuas refeições preferidas ( mas atenção, simples!): Pensa nas tuas comidas favoritas. Porque não começares a cozinhar por estas? Cozinhar algo que anseias comer é meio caminho andado para ganhar o gosto pela cozinha. Mas atenção, escolhe receitas simples e fáceis de fazer, começa pelos básicos e, só depois, quando já tiveres mais experiência, é que fazes receitas mais elaboradas.

4. Valoriza a apresentação: Já se costuma dizer que nós comemos com os olhos primeiro. E comida que parece boa, sabe ainda melhor. Pensa que és um pintor que vais pintar um quadro, só que a tua tela é um prato. E, como artista, queres que fique bonito, não é? Ao elaborares um prato bonito, vais orgulhar-te do teu trabalho e, muito provavelmente, irás repetir a experiência.

5. Sê confiante: Parte do motivo pelo qual as pessoas não gostam de cozinhar é que não se acham capazes, não acham que conseguem aprender. Porém, todos nós conseguimos fazê-lo, basta força de vontade. Podes nunca ser como os chefes de cozinha ou fazer pratos tão bons como a tua mãe, mas és capaz de fazer refeições que te satisfaçam e orgulhem.


E vocês? Quais são as dicas que dão a quem não gosta de cozinhar?

25 comentários:

  1. Tenho a cozinha sempre limpa, gosto da decoração, só cozinho pratos que gosto de comer e valorizo a apresentação mas continuo a detestar cozinhar! Acho que não tenho salvação x)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fogo, já tentaste de tudo a ainda assim não gostas? Pode ser que com o passar do tempo toleres :).

      Eliminar
  2. Saber cozinhar não significa que se goste xD eu vejo pela minha mãe que é uma excelente cozinheira, no entanto, ela odeia estar na cozinha ahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei o que é isso, a minha mãe cozinha bem e gosta de cozinhar :).

      Eliminar
  3. que boas dicas! eu adoro cozinhar, mas cozinhar só para mim é aborrecido! :/

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  4. eu acho piada a cozinhar mas no processo acabo sempre por ficar sem fome ahah

    ResponderEliminar
  5. Acho que é mesmo muito importante tornar a cozinha um local confortável para nos sentirmos bem a inovar e cozinhar =)

    ResponderEliminar
  6. Eu também não gostava porque simplesmente não sabia cozinhar. Tive que aprender para ter a minha independência e agora não me importo nada, até gosto :) Só gostava de ter mais espaço na cozinha...
    Gostei muito das dicas, o que me ajudou muito também foi preparar as refeições que mais gosto, ou as que o meu marido gosta.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Eu gosto muito de cozinhar e de organizar a cozinha e as compras e afins, acho que é algo que nasceu comigo :)

    ResponderEliminar
  8. Eu adoro cozinhar! Sempre gostei, mas claro que prefiro cozinhar numa cozinha arrumada e organizada, gosto de ter todos os ingredientes necessários à mão, e muita luz na cozinha! Beijinho :)

    ResponderEliminar
  9. Adoro cozinhar desde que me lembro. Claro que, como toda a gente, por vezes farto-me e peço uma pizza :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos temos os nossos dias, é normal cansarmo-nos de vez em quando :).

      Eliminar
  10. Eu não gosto nem sei cozinhar. Sou uma desastrada, deixo cair tudo, esqueço-me do sal, não ligo o forno, e por aí fora. Se não fosse o meu marido a cozinhar para nós há vários anos não sei como seria, tenho essa sorte. Ele cozinha e eu arrumo :) Beijinhos e obrigada pelas dicas! *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que muita dessa falta de gosto vem de tu não saberes cozinhar. Se deres uma segunda oportunidade, talvez consigas :). Obrigada :).

      Eliminar
  11. Embora não o faça com frequência, gosto bastante de cozinha. Uma das minhas partes favoritas é "inventar" e fazer misturas que supostamente nada teriam a ver. Até à data, o resultado final costuma ser bom. Ainda assim, preciso de mais prática, especialmente em pratos mais elaborados. Cozinha limpa é essencial, se não frito logo a pipoca haha.

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não me aventurei muito nas misturas, mas está nos planos :).
      Ai eu também, não gosto da cozinha desarrumada xD.

      Eliminar
  12. Há dias em que tenho mais vontade de cozinhar do que noutros... mas posso afirmar que até gosto de cozinhar :)

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar