"". Life of Cherry: Como evitar drama nas redes sociais !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

6.1.17

Como evitar drama nas redes sociais


Quantas vezes já vimos drama a acontecer nas redes sociais? Está sempre a acontecer! Vou começar a ter pipocas à beira, para estar sempre pronta para quando uma discussão aparecer no Facebook. Fora de brincadeiras, há pessoas que gostam de causar drama de propósito ( como já comentei aqui), porém outras fazem-no inconscientemente.

Se quiseres manter-te afastado/a do drama e evitar eventuais complicações, tanto na tua vida social como até profissional, aqui estão algumas sugestões.


1. Pensa duas vezes antes de publicar algo: Já diz o ditado, pensa duas vezes antes de falar. Aplicando ao século XXI, pensa duas vezes antes de publicar algo. O que quer que seja! Mesmo que escrevas um post no facebook e o elimines depois, já é tarde demais. Uma vez na Internet, para sempre na Internet. Por isso, têm muito cuidado com o que publicas.

2. Cuidado com aquilo que escreves, pode ser mal interpretado: Acredita em mim, estou a falar por experiência própria. Uma vez escrevi um tweet mais ou menos assim " As pessoas, se quisessem a minha verdadeira identidade, poderiam facilmente fazê-lo com toda a informação que já dei no blog". O que eu queria dizer com isto é que tenho sido um pouco descuidada com a informação que dou sobre mim no blog e que, se alguém conhecido se cruzasse com o meu blog, facilmente saberia que era eu quem estava por detrás. No entanto, as pessoas interpretaram este tweet como um incentivo para darem uma de stalkers e procurarem mesmo a minha verdadeira identidade. Nem quis acreditar quando vi que estava mesmo a ser "caçada"! Por isso, aquilo que dizemos na Internet pode ser mal interpretado. Uma pequena frase inocente pode se transformado em algo completamente diferente.

3. Sê muito seletivo/a nos amigos que selecionas e nas pessoas que permites que te sigam: Nas redes sociais, é muito fácil aceitarmos pessoas quem nem sequer conhecemos ou amigos dos amigos, apenas porque um número alto e amigos/seguidores é muito mais atrativo do que um número baixo. Contudo, além de isto tirar a tua privacidade, pode colocar em risco a tua segurança, pois não conheces muitas das pessoas que adicionas, logo não conheces as suas intenções. Estas podem tentar encontrarem-se contigo e fazer-te mal, perseguir-te, chatear-te com mensagens, ou mesmo roubar a tua identidade. E, não, não estou a ser dramática, já vi pessoas próximas de mim a passarem por isto. Assim, certifica-te que adicionas apenas pessoas que conheces e em quem confias.

4. Não te deixes levar pelas discussões que surgem: As discussões, tal como já disse no início do post, são algo que surge com bastante frequência nas redes sociais. Um simples comentário pode ser interpretado como um insulto ou mesmo como uma afronta, desencadeando um grande conflito. Mantêm-te fora dessas confusões. Além de manteres a tua imagem nas redes sociais intacta, evitas todo o stress e raiva que a discussão te poderia causar.

5. Se estás zangado/a com algo ou alguém, não vás às redes sociais: Quando estamos de cabeça quente, é muito fácil fazer coisas das quais nos arrependemos mais tarde. Portanto, se te zangaste com alguém ou acabaste com o teu namorado/a, por exemplo, o melhor é esperares para te acalmares um pouco antes de publicar o que quer que seja nas redes sociais.

6. Algumas coisas só devem ser ditas em privado: Se precisas de falar com alguém sobre um assunto privado, não fales sobre isso nas redes sociais nem metas amigos comuns ao barulho. Algumas coisas só devem ser discutidas em privado, com a própria pessoa.


E vocês? Como é que evitam o drama nas redes sociais?

Ler também: Como usar as redes sociais da maneira certa.

22 comentários:

  1. E a vontade que às vezes me dá de me armar em pita e pôr aquela frase no facebook que é uma indirecta a certa gente, à espera que alguém lhe sirva a carapuça? xD ai às vezes dá tanta vontade ahah

    ResponderEliminar
  2. Normalmente evito o drama nas redes sociais a ver as discussões de longe e com uma vontade enorme de ir buscar pipocas, porque me dá uma vontade tão grande de rir com certas conversas! Mas não vale mesmo a pena, chatices atrás de um ecrã são demasiado fúteis e cansativas. Boas energias para todos é o que se quer!

    Beijinhos :)
    http://www.shewrites.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como eu, dá mesmo vontade de ir buscar pipocas ahahah xD.
      Exato, já basta os nossos problemas da vida real, não precisamos de problemas virtuais.

      Eliminar
  3. Olá!

    Ponto 5 e 6. é precisa muita maturidade e capacidade de reflexão, mas no entanto são otimas dicas! :D


    http://sarcatsilva.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Nunca estive envolvida em nenhum drama nas redes sociais porque acho que as pessoas, se têm algo a dizer, devem fazê-lo na cara e não por indiretas no facebook! Como não costumo dar-me mal com ninguém, nunca senti que alguma indireta fosse para mim.
    Todas as tuas dicas são muito importantes para conseguir manter um ambiente pacífico nas nossas redes sociais, muito bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo!
      Eu também nunca me envolvi em nenhum drama.

      Eliminar
  5. Acho que nunca tive grande drama nas redes sociais, neste momento as únicas que uso são o Facebook e o Instagram, ambas privadas. No Instagram publico apenas fotos da minha autoria, logo, nunca acontecem situações menos agradáveis, quanto ao Facebook, é raro publicar e quando o faço, são coisas normais como fotografias, memórias, um estudo/artigo que li, achei interessante e partilhei, etc, portanto, nunca houve drama por lá. Além disso, como tenho ambas as redes sociais privadas, só é meu amigo ou me segue quem eu aceitar, e eu não aceito ninguém que não conheço, e muito menos uso como método de escolha o facto de ter muitos amigos em comum, se não conheço, não aceito e ponto.
    No entanto, deste boas dicas, para quem não tem esses cuidados :)

    ResponderEliminar
  6. Simplesmente digo a mim mesma "fuck it, não vale a pena começares uma discussão com alguém só por teres outro ponta de vista diferente"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é muito bem dito! Se toda a gente pensasse como tu, evitariam-se muitos dos dramas das redes sociais!

      Eliminar
  7. Já houve cenas que publiquei que depois apaguei no facebook porque senti que estava a ser estúpido publicar aquilo, apesar de ser brincadeira! Mas sei que as pessoas acabavam por ver!
    Quanto ao blog, felizmente, para mim, ainda bem que tirei o anónimo. Se me perguntares se prefiro ter um blog onde as pessoas sabem que sou eu ou um blog anonimo, bem, sinceramente preferia o anónimo, porque ali ninguem me conhecia e sentia-me mais segura, mas das tantas vezes que ja fui anonima, cometia sempre o erro de exceder nas informações que colocava, chegando também a falar de problemas pessoais. Agora, nao sendo anonima, posso controlar-me, apesar de haver aquele desconforto. Mas pelo menos ja nao tenho medo de algum dia vir a ser descoberta.

    P.S. Respondi ao teu mail!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É engraçado, também sinto isso, uma pessoa sendo blogger anónima, mesmo que não queira, acaba por partilhar mais do que o que deveria. Apercebi-me disso há uns tempos, e tenho tentado controlar-me desde então para não revelar demasiado sobre mim própria :).
      Já vou ler :).

      Eliminar
  8. Totalmente de acordo!Costumo limpar várias vezes por ano a minha lista de amigos do Facebook, eliminando a amizade com pessoas que não conheço e com as quais já não interajo e, por isso, não quero que saibam da minha vida.
    Beijinho grandes e muitas felicidades! 💓
    Chamam-me Pequenita: https://chamammepequenita.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando tiver tempo também tenho que fazer isso, há pessoas que já não deveriam estar na minha lista de amigos.

      Eliminar
  9. Tenho muito cuidado para não causar qualquer espécie de drama. Acho que é desnecessário tal acontecer, nem aconteceria se todos nos respeitássemos mutuamente...
    http://sunflowers-in-the-wind.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, hoje em dia o respeito é um valor desconhecido para muitos...

      Eliminar
  10. Acima de tudo, é necessário bom-senso!

    ResponderEliminar
  11. 7. Não tenhas uma conta numa rede social 8D
    Desde que deixei de ter perfil no Facebook que o sossego na minha vida disparou 800%.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sou a favor dos extremos, não é preciso eliminar todas as contas nas redes sociais para se ter paz, mas se te sentes melhor assim, tu é que sabes :).

      Eliminar