"". Life of Cherry: O que fazer quando sentes inveja de um amigo teu !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

26.11.16

O que fazer quando sentes inveja de um amigo teu


Já todos nós tivemos inveja, pelo menos uma vez, de um amigo nosso, ou porque tinha uma roupa gira, ou porque tinha tirado uma boa nota num teste, ou por causa da sua nova relação amorosa. Não vale a pena mentir, já aconteceu a todos, nem que tenha sido de forma inconsciente.

Obviamente que existe inveja na boa, mas quando é má e em excesso, pode destruir amizades ( tal como já falei aqui). Portanto, o que fazer quando sentes inveja de um amigo?


1. Lembra-te do quanto te importas com o teu amigo: Quando sentes inveja de determinado amigo teu, lembrares-te o motivo pelo qual gostas e te preocupas tanto com ele ajuda bastante. Como é óbvio, tu gostas dele e desejas coisas boas para ele, caso contrário não seriam amigos. Por isso, concentrares-te nestes factos vai ajudar-te a ultrapassar estes sentimentos mais negativos.

2. Descobre porque te sentes com inveja: Sentir inveja de alguém significa, frequentemente, que temos algum tipo de insegurança ( por mais mínima que seja), ou que queremos mudar algo na nossa vida. Portanto, é importante perceber se a inveja que sentes em relação a um amigo teu tem diretamente algo a haver com ele ou se tem apenas a ver contigo, que queres algo que ele tem e que tu não tens, que queres que algo mude em ti ou na tua vida....

3. Pensa no percurso do teu amigo: Pensa no percurso que determinado amigo teu teve que fazer para chegar até onde chegou. Por exemplo, se sentes inveja do peso dele, lembra-te que ele provavelmente esforçou-me imenso para perder peso, fazendo exercício, resistindo às tentações, comendo de maneira saudável... Muito provavelmente, tens inveja de algo que não veio assim tão facilmente como tu pensas.

4. Sê gentil e dá-lhe apoio: Ao pensares no percurso dele, tal como referi acima, certamente já percebeste os obstáculos e dificuldades que ele teve de ultrapassar. Por isso, respeita isso e, em vez de te concentrares na tua inveja, concentra-te em apoiá-lo e a sentires-te feliz por ele.

5. Cada pessoa tem o seu próprio percurso: Há uma frase que eu adoro que diz tudo, que eu passo a traduzir de inglês para português  " não compares o teu capítulo 1 ao capítulo 20 de alguém". Cada pessoa tem um percurso de vida diferente, passa por obstáculos e dificuldades diferentes, tem objetivos diferentes... Portanto, não faz sentido andarmos por aí a compararmos os percursos e progressos um dos outros. Todos nós começamos em pontos diferentes e acabaremos em pontos diferentes, portanto o melhor que podemos a fazer é concentrarmo-nos na nossa própria jornada e fazer o melhor que podemos.


Já sentiram inveja de algum amigo? O que é que fizeram em relação a isso?


9 comentários:

  1. Excelentes dicas! Inveja por acaso que nunca senti. Sempre fui muito positiva com a minha vida e ficava feliz pelos meus amigos e as suas conquistas. Às vezes pensava o quão bom era ter algumas coisas que eles tinham mas percebia logo que eu também tinha coisas que eles gostariam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :).
      Ainda bem que nunca sofreste mal :), que por vezes, se não controlado, pode ser destrutivo.

      Eliminar
  2. oh adorei o post, relacionei me com tudo
    como é obvio já senti ciumes de amigos meus mas acabo sempre por fazer o que tu dizes, apesar de tudo gosto muito deles e é mesmo verdade, quando sentimos ciumes de alguem é porque temos algo na nossa vida que queremos e ainda não temos
    otimo post ^^

    beijinhos
    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Já senti e continuei a apoia-la e percebi que ela merecia :)

    ResponderEliminar
  4. Acho que, tal como disseste, já aconteceu a todos e acho que devemos lidar com essas situações com calma e, principalmente, falar. Falar e ter calma ajuda sempre. Gostei das dicas :)

    ResponderEliminar