"". Life of Cherry: 10 problemas de que só quem é viciado em livros é que percebe !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

25.11.16

10 problemas de que só quem é viciado em livros é que percebe


Ler muito é algo muito bom e enriquecedor mas, como em tudo na vida, vem com as suas desvantagens.

Embora estejas a divertir-te a ler livros e a estimular a tua mente, também tens que enfrentar estes problemas. Não é uma vida fácil. Quem entra no mundo dos viciados em livros, nunca mais sai! E, definitivamente, tem que enfrentar estes problemas.


1. Comprar mais livros do que aqueles que precisas: Já tens 16382929 de livros não lidos na estante, mas ainda assim tu insistes em comprar mais. Muitas pessoas acham que gastas demasiado dinheiro em livros e que já tens muitos mas, para ti, livros nunca são demais.

2. Conhecer pessoas que se recusam a ler: Infelizmente, existe um grupo de pessoas que não só não lê, como se recusa a fazê-lo e ainda acha que isso as torna mais fixes. São factos da vida que as pessoas viciadas em livros nunca vão perceber.

3. Desejar estar no mundo fantástico retratado num livro: Quem já leu Harry Potter, certamente já desejou ir para esse mundo mágico, longe dos problemas do dia a dia (infelizmente, a carta de Hogwarts nunca chegou à nossa caixa de correio...). Apesar de os mundos dos livros serem mais perigosos e cheios de inimigos do que o nosso mundo real, isso não nos impede de desejar entrar nesse mundo, talvez pela falta de rotina, ou pela aventura que seria.

4. "Ressaca" de um livro: Ter uma "ressaca" de um livro significa que um livro foi tão bom, mas tão bom, que quando o acabaste ficaste com uma sensação de vazio e ficaste a perguntar-te " Mas que raio é que eu vou fazer à minha vida agora?".

5. Decidir o que ler: Uma pessoa viciada em livros que se preze tem uma lista de livros do quer ler na agenda ou na última folha de um caderno. Ainda assim, é muito difícil escolher o que ler, porque a lista é enorme e, além disso, o livro tem que ser tão bom como o livro anterior que leste ( e se sofreste do ponto 4, ainda pior, o livro tem que ser tão espetacular como esse!).

6. Adaptações dos livros para filmes: Eu não gosto de ser a pessoa que diz isto aos amigos não-leitores, mas 90% das vezes o livro é melhor que o filme. Anyway, quando sai a adaptação de um livro no filme, todos os viciados em livros vão ao cinema, não só pela história, mas para verificar que a história do livro foi respeitada, que puseram lá todos os detalhes importantes, que as personagens estão bem retratadas, entre outros critérios rígidos... Nestas cenas de adaptações, os viciados em livros são piores do que o júri do Masterchef Austrália!

7. Estar a noite toda a ler um livro: Uma hora antes de ir para a cama, decides ler umas páginas de um livro novinho em folha. Acontece que o livro tornou-se a melhor coisa que já leste, e não consegues ir para a cama sem ler o que vai acontecer a seguir. Quando dás contas, tens um livro acabado nas mãos e já existe luz do sol.

8. Apaixonares-te por uma personagem fictícia: Apaixonares-te por alguém já é suficientemente difícil, pior ainda quando a pessoa por quem tu te apaixonaste não existe na realidade, existe no mundo da ficção!

9. A crueldade que é quando os escritores matam as tuas personagens preferidas: Tu adoras uma personagem durante o livro todo e, no final, o escritor mata-a da maneira mais fria e trágica possível. Why?

10. Decidir se sais com os amigos ou ficas a ler mais um capítulo: Isso é sequer uma pergunta que se faça? Vou mas é ficar aqui, a ler um livro, porque nos livros a vida é muito mais interessante que a vida real.


E vocês? Também são viciados em livros? Que problemas enfrentam?

13 comentários:

  1. Ter uma ressaca de um livro por um lado é tão bom mas por outro é tão mão! Parece que assim que acabamos de ler o livro em questão a nossa vida parece que para por segundos, eu acho :p

    Beijocas,
    ANDA DAÍ!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me parece isso a mim, é bom e horrível ao mesmo tempo.

      Eliminar
  2. Sou louca por livros e nas minhas viagens trago sempre no mínimo 5 livros :P Não me considero viciada, até porque se ler 10 livros num ano é muito! Prezo muito a minha vida social, especialmente quando está um granda Sol lá fora.

    E depois tenho esse problema que não consigo ler em andamento como no carro ou autocarro, seria um momento perfeito ^_^ Este Verão aprendi a ler na praia sem me deixar dormir e isso mudou tudo! Consegui ler um livro em poucos dias e descobri que ler na praia é das coisas mais bacanas de sempre.

    Identifico-me bastante com a ressaca do livro, acontece-me sempre com os livros da Torey Hayden, com o estar a noite toda a ler ou ate mesmo não sair de casa um fim de semana inteiro para começar e acabar o livro e no ponto 9, adoro finais tristes, são os que estamos menos à espera e retratam a realidade, pois a vida nem sempre tem finais bonitos.

    Viver a Viajar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu costumo levar três, e depois queixo-me de já os ter lido xD.
      A maior parte das pessoas não consegue ler no carro ou no autocarro, pela simples razão de estar em movimento e de enjoar. No comboio, por exemplo, já é mais fácil de ser ler um livro, porque não se nota tanto o movimento do transporte.
      Sim, também não gosto de livros demasiado irrealistas, mas às vezes doi quando a nossa personagem favorita morre.

      Eliminar
  3. Ai meu deus, decidir o que ler a seguir para mim é o verdadeiro grande problema! Neste momento, estou a ler dois ao mesmo tempo, porque não consigo parar de ler nenhum deles em função do outro: o Me Before You e o 9º da Guerra dos Tronos! Ai ai...

    My Own Anatomy ♡

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nunca fiz essa de ler dois ao mesmo tempo xD. Sou capaz de ler um em apenas umas horas, mas leio sempre um de cada vez :).

      Eliminar
  4. Também me assumo uma viciada em livros e sobre de todos estes males!!

    ResponderEliminar
  5. Ai...livros! A minha perdição!! Tivesse eu mais tempo...(e não adormecesse facilmente)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é sobretudo falta de tempo, que quando quero mesmo ler um livro nem durmo xD.

      Eliminar
  6. Não me considero viciada, mas gosto imenso de ler, com moderação digamos assim, no entanto também me identifico com alguns dos teus tópicos.

    ResponderEliminar
  7. Pois é, eu tenho quase todos esses problemas... O principal será sempre o primeiro. Tenho imensos livros que quero ler e que ainda não estão cá em casa! Mas tenho andado a conseguir controlar-me, não compro livros já há algum tempo. Já prometi que não compraria nenhum até ler todos os que tenho. Tem sido uma promessa difícil de cumprir, mas estou a aguentar. Concordo com o ponto 2. Não consigo perceber como é que há pessoas que dizem, orgulhosamente, que se recusam a ler livros. Há algum orgulho nisso? Eu não o vejo...

    ResponderEliminar