"". Life of Cherry: 10 benefícios de passar tempo sozinho/a !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

4.10.16

10 benefícios de passar tempo sozinho/a


Há uns tempos atrás, falei da importância de termos um lugar calmo onde nos refugiar ( podem ler esse post aqui) , e decidi falar disto mais aprofundamente, porque considero um tema muito importante.

No mundo em que as pessoas valorizam cada vez mais o estar ocupado e a agitação, em que vivemos num ritmo de vida cada vez mais stressante, muitas pessoas vivem sempre a fazer mil e uma coisas ao mesmo tempo, e desvalorizam a importância de passarem tempo sozinhas. E, na minha opinião, acho que passar tempo sozinho/a é algo que não deve ser desvalorizado, é muito importante para a nossa saúde física e mental, e para outros tantos aspetos da nossa vida que vou referir a seguir.



1. Uma oportunidade para relaxares: Num mundo em que a maioria de nós vive num ritmo cada vez mais agitado, com mais stress, com tanta coisa para fazer em tão pouco tempo e com tantos estímulos a virem de todos os lados, é fácil ficarmos exaustos ou termos mesmo um esgotamento. Por isso, de vez em quando, reserva um tempinho sozinho/a para relaxares, num sítio sossegado, a ler um livro, ver um filme ou pintar as unhas, por exemplo. É importante que não estejas acompanhado/a, porque a tua mente precisa de descansar do barulho e da agitação para recuperar energias, e não obténs isso se tiveres sempre rodeado/a de pessoas.

2. Consegues pensar mais claramente: Não é ao acaso que durante toda a nossa vida escolar ouvimos professores a dizer-nos para escolhermos sítios sossegados e sem distrações para estudarmos. Embora existam pessoas que, de facto, consigam estudar no meio de barulho, a maioria de nós não consegue estudar nem passar claramente em sítios cheios de barulho e confusão. Por isso, a melhor maneira de pensares claramente e tomares melhores decisões ou trabalhares melhor é quando estás sozinho/a, num sítio sem barulho e sem distrações.

3. Encoraja a autonomia e independência: Ao contrário daquilo que muitos pensam, absorver as ideias e pensamentos das pessoas com quem convivemos não significa necessariamente sermos demasiado influenciáveis, é algo que é normal acontecer. Quando partilhamos as mesmas rotinas com certas pessoas é normal, passado algum tempo, começarmos a adotar alguns dos seus pensamentos e até comportamentos. É bom conviver com pessoas diferentes e estar aberto a novas ideias e formas de pensar, mas existem momentos e lugares certos para isso. Por vezes, é essencial passarmos algum tempo sozinhos para perceber quais são os nossos verdadeiros pensamentos ( está um pouco relacionado com o que falei no ponto anterior), valores e crenças. Além disso, passar tempo sozinho/a força-te a ser mais autónomo e até independente, uma vez que, não tendo pessoas ao teu lado que te ajudem, tens que ser tu a tomar decisões e a fazer as coisas, e isso acaba por ser muito benéfico, porque te dá uma sensação de força.

4. Descobrir os teus verdadeiros sentimentos: Hoje em dia, a nossa vida está em constante mudança. Temos sempre mil e uma coisas a acontecer ao mesmo tempo, vivemos situações stressantes, andamos ocupados e, por vezes, no meio disto tudo, empurramos os sentimentos para uma "gavetinha" bem no fundo. Quando estás sozinho/a e sem nada para fazer, é quase impossível fugir a esses sentimento. Ainda bem que é assim, porque é bom confrontá-los e perceber quais os nossos verdadeiros sentimentos em relação a algo ou alguém.

5. Descobrir soluções para os teus problemas: Este ponto também está relacionado com os pontos anteriores. Conseguindo pensar mais claramente e sabendo os teus verdadeiros sentimentos, é mais fácil solucionar determinado problema ( obviamente que existem problemas mais complexos que outros, mas nenhum se revolve se não refletires sobre estes).

6. Rever planos e objetivos: Os planos e objetivos podem mudar de mês a mês, de semana a semana ou até todos os dias. Por isso, de tempos a tempos, deves rever os teus planos e objetivos, ver se mudaram, ver se a tua estratégia para os atingir está a resultar e, caso não esteja, mudá-la, ... Se não fizeres isto de vez em quando, é muito fácil perderes o progresso dos teus planos e objetivos e, consequentemente, não os atingires.

7. Estimula a criatividade: Passar tempo sozinho/a, sem pessoas à volta, faz com que fiques só com os teus pensamentos e, nestas alturas, grandes ideias podem surgir. Passar tempo na nossa própria companhia  estimula a nossa criatividade, e pode ser muito bom para certas atividades como escrever, escrever num blog, pintar, desenhar ou escrever músicas.

8. Faz com que valorizes mais as tuas relações: Por muito que gostes da tua família, namorado/a ou amigos, se passares demasiado tempo com eles, vais começar a chatear-te muito com eles sem nenhuma razão aparente, a vossa comunicação vai enfraquecer, e podes mesmo até sentir-te incomodado/a com a presença deles. Se, ocasionalmente, te afastares deles e estiveres um pouco sozinho/a, vais permitir-te a ti próprio/a ter saudades deles, e vais ver que vais valorizar muito mais essas relações.

9. É a melhor maneira de te conheceres a ti próprio/a: Por vezes, estamos constantemente rodeados de pessoas, sempre a tentar fazer planos que agradem a toda a gente, que já nem sabemos o que é que nós próprios gostamos e gostaríamos de fazer. Por esta razão,  é importante que existam dias exclusivamente dedicados a ti, em que penses " O que gostaria de fazer hoje? Qual é a atividade que quero mesmo fazer, que já não faço há tanto tempo? Que comida já tenho saudades de comer?" Pode parecer um pouco egocêntrico, mas é realmente importante conhecermo-nos a nós mesmos, e a melhor forma de fazer isso é termos dias reservados só para nós mesmos. As pessoas que se conhecem a si mesmas são muito mais confiantes do que aquelas que não fazem ideia de quem são.

10. Pode ser muito divertido: Para algumas pessoas, passar tempo sozinho/a pode parecer muito aborrecido ou até mesmo assustador, porque têm a ideia pré-concebida de que só é possível divertirem-se se tiverem na companhia de outras pessoas. Porém, é mesmo possível divertirmo-nos sozinhos, temos é que saber aproveitar esse tempo da melhor maneira, e preenchê-lo com a atividades que adoremos.


E vocês? Costumam passar tempo sozinhos?

21 comentários:

  1. Este ano fiz uma lista das coisas que queria e quero fazer sozinha, até ao momento está a ser muito bom e terapêutico ao mesmo tempo. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico mesmo feliz por saber isso, faz mesmo bem fazermos algumas coisas sozinhos :).

      Eliminar
  2. Concordo com todos os pontos, eu vivo sozinha e passo muito tempo sozinha, gosto muito do meu espaço, e quando vou de férias com amigos, ou quando passo muito tempo em casa de familiares começo logo a desejar estar na minha casa sozinha. Neste momento não me consigo imaginar partilhar casa com alguém porque o meu espaço é mesmo muito importante para mim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu às vezes também sinto isso xD, estou num jantar de família e só penso " o quanto eu dava para estar sozinha a ler um livro neste momento".

      Eliminar
  3. Eu passo muito tempo sozinha e adoro!

    ResponderEliminar
  4. Eu gosto de passar tempo sozinha!
    Sinto-me menos stressada e consigo pensar melhor nas coisas.
    Gostei muito do post!
    Beijinhos

    O Planeta da Inês

    ResponderEliminar
  5. Adoro passar tempo sozinha de vez em quando. é muito relaxante.
    beijinhos
    http://eyeelement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, para mim alivia-me muito o stress :).

      Eliminar
  6. Sim, antes era muito dependente e detestava estar sozinha. Hoje começo a aprender a valorizar realmente a minha companhia.
    Concordo com os pontos que destacas no teu texto :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu antes também era muito dependente, por vezes é preciso "largarmos" os outros para ter mais independência e reconhecer as nossas capacidades.

      Eliminar
  7. Antigamente estava sempre a "rezar" para que aparecessem momentos em que eu pudesse estar sozinha. Hoje em dia é o contrário, passo demasiado tempo sozinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, passar muito tempo sozinha também é meu. Eu gosto de passar tempo sozinha, mas também gosto muito de socializar :). Tem que ser tudo com peso e medida.

      Eliminar
  8. Concordo em absoluto com os pontos 9 e 10!
    Passo muito tempo sozinha, mas a minha viagem ao Porto (que relatei no meu blog), apenas na minha companhia ajudou-me imenso a conhecer-me, a sentir-me mais forte e confiante com as minhas decisões!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gostava de fazer uma viagem assim sozinha, acho que põem-nos mesmo mais fortes, mas até agora só passei sozinha pela minha cidade.

      Eliminar
  9. É bom para orientarmos as nossas ideias, para pensarmos connosco mesmos, para relaxarmos... ajuda em muito passar um tempinho sozinha :D

    let's do nothing today

    ResponderEliminar
  10. Adorei este post!!! Ultimamente tenho-me dedicado a "Aprender a estar sozinha" e se segues o meu blog deves ter visto lá qualquer coisa ;)
    Obrigada por estas palavras tão certas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :).Ainda não tive oportunidade de ver, tenho que ir ver, parece-me muito interessante :).

      Eliminar
  11. Se há coisa que eu respeito imenso é a minha solidão. E tudo o que escreveste aqui é mesmo muito #relatable!
    Estás de parabéns!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar