"". Life of Cherry: Coisas que te deves relembrar ao lidar com pessoas rudes !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

7.8.16

Coisas que te deves relembrar ao lidar com pessoas rudes


Todos nós já tivemos que lidar com pessoas rudes em algum momento da nossa vida. Pode ter sido aquele chefe do emprego particularmente mandão, pode ter sido uma professora má, podem ter sido colegas de escola maus ( isto para não mencionar aqueles que nos fazem sofrer bulying) , podem ter sido aqueles irmãos terríveis que tivemos na infância, aquele vizinho desagradável...  Eu podia continuar, mas a lista de possíveis pessoas rudes não teria fim. A verdade é todos nós já tivemos nos cruzamos com este tipo de pessoas, que parecem que são más para nós, não nos respeitam e nos fazem sentir inferiores.

As pessoas são rudes por diversas razões, é difícil saber, mas grande parte das razões não têm a ver connosco. Quando lidamos com pessoas assim, sentimo-nos estúpidos, ridículos, fracos, e chegamos a achar que a pessoa que está a ser rude connosco tem razão. Se és uma dessas pessoas, que se sente inferiorizada perante gente rude, tenho a dizer-te: és uma pessoa espetacular, e ninguém tem o direito de te dizer o contrário. Eu não te conheço, mas de certeza que és, porque todos nós o somos , embora seja mais evidente numas pessoas no que noutras.

Uma professora minha da faculdade disse-me uma vez em estágio uma coisa que jamais esquecerei: " Nunca deixes que ninguém te inferiorize, ninguém tem o direito de o fazer." E é algo que certamente me irei lembrar para toda a vida, sobretudo tendo de trabalhar numa profissão em que lidarei com pessoas rudes diariamente, sejam os colegas egoístas, médicos maus, pacientes mandões...

Por isso, hoje decidi partilhar com os meus leitores as coisas de que se devem relembrar quando estão a lidar com pessoas rudes.


1. São pessoas inseguras: Como são pessoas inseguras, sentem necessidade de te insultar e rebaixar para se sentirem superiores e mais confiantes. Mesmo aquelas pessoas que parecem ser extrovertidas e muito seguras de si mesmas têm alguma insegurança, guardada mesmo no fundo do seu íntimo, que faz com que maltratem outras pessoas.

2. Precisam de poder: Também pode ter a ver com o ponto 1, com o facto de serem inseguras, mas também pode ser por serem pessoas sedentas de controlo, que são obcecadas por controlo, têm que ter controlo sobre tudo, senão parece que o mundo vai desabar. E parte de ter controlo sobre tudo incluí serem rudes contigo.

3. São infelizes com a vida delas: Às vezes, as pessoas são rudes porque ou não são de todo felizes com as suas vidas ( odeiam-na completamente), ou falta-lhes algo na vida delas ( seja amor, carinho, atenção, saúde ou dinheiro). Algumas dessas pessoas podem ser maltratadas em casa, por exemplo. Por isso descarregam toda a frustração em ti.

4. Não conseguem lidar com os seus próprios problemas: Há pessoas que simplesmente não conseguem lidar com os problemas, ficam em pânico, e parece que nunca conseguem solucioná-los, que lhes foge do controlo. Portanto, gostam de ser rudes com os outros, porque é a única coisa que sentem que podem controlar, que podem controlar as emoções dos outros e destruir a felicidade deles. As pessoas que não conseguem resolver os seus próprios problemas acabam por querer este tipo de poder, controlar as emoções dos outros ( o que está um pouco relacionado com o ponto 2).

5. Não és tu o problema: No fundo,  tu não tens culpa das pessoas serem rudes contigo. Não é sobre ti, não tens de te sentir fraco/a ou estúpido/a. Não há nenhuma razão que justifique uma pessoa ser rude com a outra, mesmo quando esta comete erros ( afinal, errar é humano).



18 comentários:

  1. Ámen! Este ano já tive de lidar com este tipo de situação, e o melhor que se faz é não responder. (Por mais vontade que tenhamos de nos defender há que respirar fundo e, "hakkuna mattata".)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a maior parte das vezes é melhor nem responder, não vale a pena.

      Eliminar
  2. Ler este texto fez muito sentido para mim. Obrigada pela forma como abordaste isto! Consigo concordar contigo, em cada ponto. :)

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente vamos sempre lidar com pessoas rudes, na minha vida profissional, na altura e que lidava muito com clientes, era algo diário. Hoje em dia, pode ser mesmo em qualquer lugar.
    Mas é como dizes, não nos podemos deixar ficar e muito menos sentirmo-nos inferiores ;)
    http://amiudasempreaandar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Olá Cherry!
    Concordo com tudo o que escreveste.
    Tenho de lidar diariamente com uma pessoa assim no meu trabalho, e quanto mais cedo me mentalizei oque o problema é dela, mas rápido consegui "conviver" com ela...mas não é nada fácil!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também foi assim comigo, quando me consegui mentalizar que ia ser sempre assim, consegui lidar melhor com essas pessoas.

      Eliminar
  5. Oi Cherry!
    Nossa, eu gostei muito do seu post! Eu passei muito por isso nessa última semana. Aguentei tantas pessoas sendo rudes... Eu ficava me perguntando por que daquilo. Concordo muito com o seu post, a maioria sempre está com algum problema ou é infeliz </3

    http://makingcolorfilm.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  6. Nunca me deixei inferiorizar por outras pessoas tal como também nunca precisei de inferiorizar seja quem for mas infelizmente lido com pessoas rudes todos os dias, a minha 'sorte' ou a deles é que nunca dou grande importância!

    Beijinhos, Hellen
    http://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, já me deixei inferiorizar por elas, mas agora tenho isto em mente e já não deixo que me me façam sentir inferior.

      Eliminar
  7. Maior parte das pessoas rudes que encontrei no meu caminho acredito que foram más para comigo pelo ponto número 2, ou a busca pelo poder e dinheiro...Claro que nunca irei saber se eram infelizes ou não :D Mas sim, o problema não era meu!
    Beijinho,

    A Cerejinha ♥ Nyx Batons

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes, não há mesmo maneira de saber, e o melhor é simplesmente ignorar essas pessoas.

      Eliminar
  8. isto é tão importante, não nos podemos deixar afetar por este tipo de pessoas bah
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Vamos ter que lidar sempre com esse tipo de pessoa,e apesar de todo o mal momento que nos possam causar temos que erguer a cabeça e deitar tudo para trás das costas.
    beijinhos.

    ResponderEliminar