"". Life of Cherry: 10 coisas em que precisas de parar de desperdiçar tempo !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

16.4.16

10 coisas em que precisas de parar de desperdiçar tempo


Estamos sempre a queixarmo-nos que nunca temos tempo para nada, que só trabalhamos, estamos sempre presos na nossa rotina e não fazemos mais nada da vida. Mas já pensaram alguma vez nas rotinas desnecessárias incluem no vosso dia a dia? Já alguma vez pensaram na quantidade de coisas onde estão a desperdiçar tempo? Pois, eu já pensei e o resultado foi este post.

Alguns dos meus hábitos (maus) estão enumerados aqui neste post, mas outros são apenas aquilo que eu observo nas outras pessoas ( felizmente não faço os 10, mas confesso que já os fiz quase todos).


1. Estar sempre nas redes sociais: Já te aconteceu alguma vez dizeres " vou ao facebook só por 5 minutos" e quando deste conta, desperdiçaste 2 horas e acumulaste muito trabalho? Pois, a mim já me aconteceu. Nos últimos anos, parece que houve um boom das redes sociais. Hoje em dia, quase todas as pessoas têm uma conta em pelo menos uma rede social, e há aquela necessidade de estar online 24 horas, 7 dias por semana, para estar sempre atento às novidades dos amigos, para acompanhar o que se passa no mundo... Como eu já referi neste post, as redes sociais podem ser muito vantajosas, mas se as soubermos usar da maneira certa. Não percas o teu tempo todo nas redes sociais, estabelece horas para aceder a estas e, fora dessas horas, faz log out e concentra-te naquilo que tens que fazer.

2.Procrastinar: Eu sofro muito deste mal, confesso. É um mau hábito que pode ser extremamente auto-destrutivo e  pode impedir-nos de alcançar os nossos objetivos. Adiar coisas que têm mesmo que ser feitas só para ver mais um episódio da tua série favorita ou para fazer o ponto 1 é um caminho direto para o fracasso. Para combater este mal, costumo fazer logo no início do dia as tarefas mais difíceis. Desta forma, o resto do dia vai ser mais fácil para mim. Ainda estou a descobrir uma maneira  eficaz de acabar com a minha procrastinação, mas quando descobrir faço um post aqui no blog.

3. Preocupares-te com coisas que não podes controlar: Há e vão haver sempre coisas que não podemos controlar, e não deveríamos perder tempo sequer a pensar nisso. Não vale a penas estares a massacrar-te com o facto de o dia não ter mais de 24 horas, com o facto de outras pessoas não seguirem os teus conselhos,... Concentra-te naquilo que podes controlar e gasta as tuas energias nisso.

4. Estar sempre a pensar no passado: Muitas pessoas estão constantemente a a pensar " E se eu tivesse não tivesse feito aquilo? E se eu tivesse escolhido outro caminho? E se eu não tivesse dito aquilo?". É bom lembrarmo-nos dos erros que fizemos e aprender com eles, no entanto não é bom ficar preso/a no passado, a viver com arrependimentos. Costumo dizer que só me arrependo daquilo que não fiz, das oportunidades que não agarrei e que nunca mais voltam, porque aquilo que eu fiz, quer tenha corrido bem ou mal, deu-me uma lição que me ajuda a tornar-me melhor enquanto pessoa. Também não é bom as pessoas viverem com saudades do passado, onde tudo parecia melhor, mais feliz e mais fácil. Devemos recordamo-nos desses momentos bons que vivemos, mas também devemos esforçar-mos para criar mais memórias.

5. Fofocar: Este é um mal principalmente das mulheres, embora alguns homens também o façam ( mas regra geral, os homens costumam ser mais descontraídos e diretos, não perdem tanto tempo com isto). Quer seja sobre celebridades, as colegas do trabalho ou até sobre as vizinhas, as mulheres parecem não perder uma para fofocar sobre a vida alheia. Algumas até consideram isto um hobbie! Mulheres que estão a ler este post, lamento informar-vos que além disto não ser nenhum passatempo, é uma perda de tempo. Parem de se meter na vida dos outros e concentram-se na vossa. Pensem nas coisas que poderiam fazer em vez de falar mal uma das outras.

6. Não ser organizado/a: Se tivéssemos sempre tudo arrumado no sítio certo, não perderíamos tanto tempo a procurar as coisas que perdemos. Quando era mais nova, era completamente desorganizada, não arquivava os papéis da escola, espalhava-os na minha secretária, e depois perdia 2 horas do meu estudo a procurar os apontamentos que queria. Agora, cada vez que imprimo ou faço apontamentos, meto tudo bem arquivadinho em capas, organizadas com separadores, e já não perco tempo a procurar aquilo que preciso, porque está tudo direitinho, no sítio certo. Por isso, o meu conselho é manteres sempre a tua casa/espaço de trabalho arrumada, assim como a tua mala/mochila.

7. Passar muito tempo a ver televisão: Eu gosto de ver televisão, às vezes até passam umas séries/filmes fixes, mas tento não passar demasiado tempo a ver. Vejo televisão de vez em quando, quando estou a fazer intervalos no estudo, mas quando tenho um fim de semana livre, prefiro aproveitar para escrever no blog, ler um livro ou estar com  família ou amigos. No entanto, parece que há pessoas que gostam de passar o sábado todo fechados em casa, deitados no sofá a ver televisão, quando poderiam estar a socializar com os amigos ou a dar atenção aos filhos.

8. Estar sempre a fazer favores às pessoas: Devemos saber altruístas, mas também devemos saber dizer não. Há uma linha muito ténue entre as pessoas pedirem-nos ajuda e aproveitarem-se de nós. Ajuda as pessoas, mas vê quais são as situações mais apropriadas para o fazer. As pessoas gostam de aproveitar-se dos mais generosos, e os pobres coitados passam depois a vida a fazer-lhes favores. Dizer não não faz de ti uma pessoa egoísta, faz de ti uma pessoa consciente que sabe quando deve e não deve ajudar.

9. Tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo: Algumas pessoas conseguem ser boas em multitasking , no entanto a maior das pessoas não o consegue fazer. A minha mãe tem a mania de cozinhar enquanto fala ao telefone e limpa o pó, e depois esquece-se de pôr sal na comida ( já aconteceu isto mais do que uma vez, mas eu perdoo-te mãe, tu  fazes sempre comidas tão saborosas). Quando estás a tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo, o mais provável é que não faças nenhuma bem. Concentra-te em fazer bem uma tarefa de cada vez.

10. Demorar horas a acabar um café: Esta é uma mania particularmente portuguesa. Para nós, a hora de tomar o café num intervalo de trabalho ou depois do almoço é uma hora sagrada, costumamos sentarmo-nos a conversar com os amigos ao mesmo tempo que bebemos calmamente e muito lentamente o café. Acho que somos o único país em que fazemos isto, porque na Inglaterra, por exemplo, todas as pessoas bebem o café enquanto vão para algum sítio ou estão a trabalhar ( mas não há melhor café do que em Portugal, vamos admitir). Por acaso isto é uma coisa que eu não faço, eu costumo ir buscar café às máquinas que existem na universidade, e vou bebendo-o enquanto vou para alguma aula. Só aos fins de semana é que tomo mais calmamente o café.


Fazem alguma destas coisas? Quais são as coisas desnecessárias em que vocês gastam tempo?

22 comentários:

  1. Sabias que procrastinar não é tão mau de todo? Tenho visto muito vídeos a falarem disso e grande parte deles mostram que esta atividade chega até a ser benéfica em certas ocasiões... Claro, tudo dependendo da pessoa em questão. Mas, de facto, é uma coisa que deveríamos fazer menos!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podias dar-me os links desses vídeos se não te importasses? Parecem-me interessantes, até porque eu sempre vi a procrastinação como uma coisa má...

      Eliminar
  2. A 1, 2, 3 e 9 são eu, completamente. E a 4 e 8 também se podiam adequar. Acho que está na hora de modificar algumas coisinhas!

    Beijinhos, Dalila | The Lost Louboutin Blog |

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sofro muito com o 3. Vamos tentar mudar e havemos de conseguir :).

      Eliminar
  3. O 3, particularmente, é mesmo a minha cara!

    r: Recomendo, vale muito a pena

    ResponderEliminar
  4. Aaaah, procratisnar! O meu grande inimigo quando chega a hora de trabalhar. Mas sabe tão bem :p

    procratisnar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim é o meu maior inimigo na hora de estudar. Lá isso sabe, é tão bom :).

      Eliminar
  5. Concordo com tudo menos com a questão do café. Julgo que não precisamos de viver sempre apressados, que a vida não é para levar sempre em modo de stress e creio que o nosso hábito do café prolongado é giro, relaxante e deve manter-se. A hora do almoço já quase desapareceu, o pequeno-almoço é a correr, pelo menos manter a hora do café como sagrada! Parar também é importante! De resto, concordo com tudo. Também tenho facilidade em procrastinar e SIM, quando descobrires a fórmula PARTILHA! haha. No meu caso, quanto menos tenho para fazer, quanto mais tempo livre tenho, mais procrastino e adio tarefas. Ridículo! Quanto às redes sociais, é curioso que desde que tenho o blog desperdiço muito menos tempo nelas.

    Aonde (não) estou

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não digo para acabar com o hábito português do café, eu digo é para não exagerarem no tempo, que há pessoas que se for preciso estão horas e horas a tomar café, já ele está quase frio. Mas se for com moderação, a hora do café faz bem e ajuda muito a descontrair e arejar a cabeça do trabalho :).
      Eu por causa do blog, desligo-me um bocado das minhas contas pessoais das redes sociais e dedico-me às do blog xD.

      Eliminar
  6. hehe Tão verdade, principalmente o das redes sociais :)

    ResponderEliminar
  7. Identifiquei me com o ponto 3 :P

    Gostei do teu cantinho, hei de o visitar mais vezes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, sente-te livre para voltar as vezes que quiseres :).

      Eliminar
  8. acho q desses so gasto tempo nas redes sociais (e ja e muito pouco, gasto muito e no blog)
    tambem me preocupo muito com coisas que nao posso controlar :s e tentar fazer varias coisas ao mesmo tempo... e isso que tenho de mudar

    ResponderEliminar
  9. Só não faço o 10, pois não sou muito amante de café, só bebo ás vezes! :D

    ResponderEliminar
  10. Gostei do post, há coisas onde revejo-me bastante, como pensar sempre no passado, ou a tentar fazer tudo ao mesmo tempo, já me aconteceu quando estagiei numa loja de brinquedos, que correu mal! :(

    P.S. - Enviei-te um email. Espero que me ajudes com o problema que tenho.

    Beijinhos
    Mafalda M.
    (A Maçã Da Mafalda)

    ResponderEliminar
  11. Acabamos por desperdiçar muito tempo em coisas que não valem a pena...


    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, é algo que estou a tentar controlar mais...

      Eliminar