"". Life of Cherry: Como tornar o blog mais acessível. !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

2.11.15

Como tornar o blog mais acessível.


Já algum tempo que não faço um post sobre dicas para blogs ou sobre a blogosfera, portanto decidi fazer hoje um.

Ter um blog não é só escrever posts, há muito para além disso: temos que nos preocupar com as imagens que publicamos, o tipo de letra, a plataforma para o nosso blog... Mas hoje vou falar de algo muito importante: a acessibilidade de um blog.

Mas o que é um blogue acessível? É um blogue que não demora muito tempo a carregar, fácil de ler e bonito.

Como podemos ter um blogue acessível? Aqui ficam as minhas dicas :

1. Um layout simples e bonito: já ouviram o provérbio " simplicidade é beleza"? É bem verdade e aplica-se também à blogosfera. Um layout clean, com cores claras e um design simples facilita a leitura de um blog. Não ponham fundos muito escuros no blog, porque cansa muitos os olhos, nem ponham cores muito fluorescentes.

2. Poucos widgets: Não ponhas muitos widgets no teu blog, porque torna-o muito lento. Um blog não deve demorar mais de 10 segundos a carregar. Se demorar mais que isso, os leitores desistem e saem do teu blog. Para isso não acontecer, o ideal é o blog não ter mais que 3 ou 4 widgets.

3. Um botão "ler mais": Se o teu blog tiver os posts inteiros na página inicial, é mais díficil para os teus leitores encontrarem  aquilo que querem ler sem terem que andar a avançar posts. Se puseres um botão " ler mais" nos teus posts, aparecerá somente um excerto dos mesmos, o que ajuda os teus leitores a encontrarem posts que lhe interessam. Além disso, a probabilidade de lerem os teus posts é maior, porque o pequeno excerto que aparece do teu post, se for bom, desperta a curiosidade dos teus leitores, levando-os a clicarem.

4. Aparecer no motor de busca Google: Se o teu blog aparecer na primeira página do google quando pesquisam pelo nome do mesmo, a probabilidade de mais pessoas chegarem ao teu blog é maior. Para isso, é muito importante usares tags, usares títulos apelativos... 

5. Utiliza as redes sociais: Hoje em dia, as redes sociais, como o Facebook, o Twitter e o Instagram, estão na moda, e por vezes os blogs ficam um bocadinho para trás. Mas podes aproveitar a popularidade crescente das redes sociais para fazer com que mais pessoas cheguem ao teu blog. Cria contas na redes sociais para o teu blog e publica regularmente nelas , para manter o teu blog na mente das pessoas.

14 comentários:

  1. Eu não gosto do "ler mais". Só o utilizo se for uma publicação com fotos porque acho chato ter que carregar sempre para ler um texto... Parece-me sempre que é uma forma de ter mais visitas em vez de ser uma forma de organizar o blogue :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em parte o botão "ler mais" ajuda a ter mais visitas, mas eu pus um no meu blog principalmente para ter os posts mais organizados e ser mais fácil de as pessoas lerem o que lhes interessa.

      Eliminar
    2. Eu sou da opinião da Carolina :)

      Eliminar
  2. Sigo esses passos todos, menos as redes sociais, pois já tenho as pessoas, e não acho necessário estar a fazer umas só para o blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se já tens as pessoas adicionadas não vale a pena criares uma para o blog...

      Eliminar
  3. Exceptuando o "ler mais", aplico os restantes pontos ao meu blog. Já ponderei colocar essa opção aos textos, mas estou tão habituado a ter o conteúdo logo disponível na primeira página que me acomodei. Já agora, nunca tinha ouvido esse provérbio :)

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu agora que pus o botão "ler mais" já estão tão habituada que já não quero outra coisa.
      Era um provérbio que a minha professora de Português estava sempre a dizer :).

      Eliminar
  4. Óptimas dicas. Também escrevi um post do género, mas por acaso ainda nao o postei :) beijinho

    The eyes of a Mermaid


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada linda :). Quando o postares, vou querer lê-lo :).

      Eliminar
  5. Couldn't agree more with this post, girlie! Great insight & absolutely correct perspective.
    I agree about the simplicity <3
    xox Nadia
    http://mielandmint.blogspot.co.uk/

    ResponderEliminar