!-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

quinta-feira, 7 de julho de 2016

7 razões pelas quais é bom envelhecer


A palavra " envelhecer" tem, frequentemente, uma conotação muito negativa. As pessoas associam-na muitas vezes à perda da inocência, do divertimento, associam-na às rugas, perda de forças ( tão fisica como mentalmente), e outras tantas coisas más. Porém, se há coisa que a vida me têm ensinado é que envelhecer não é mau de todo, até pode ser bastante bom e trazer-nos coisas espetaculares!

Muitos estão a perguntar-se " Mas esta gaja tem 19 anos! Vem-me agora dizer o que significa envelhecer..." Ainda não envelheci o suficiente para saber tudo o que isso implica, mas em 19 anos, parecendo que não, já vivi muito, já passei por tanta coisa e, acima de tudo, já observei tanta coisa, e secalhar essas observações contribuíram muito para eu escrever este post.


1. Tu reconheces o valor do tempo: Quando somos crianças, o tempo parece que nunca mais passa. Lembro-me de ser criança e, para mim, as férias de verão pareciam-me uma eternidade, nunca mais passavam, não havia grande coisa para fazer e eu ansiava desesperadamente ser adulta ( mal eu sabia aquilo que ser adulta realmente implicava). Desde que cheguei aos 18 anos, o tempo passa a voar! Ainda parece que foi ontem que começou 2016, e já vamos em Julho! Também parece que foi ontem que entrei na universidade,e já terminei o primeiro ano da minha licenciatura! Inacreditável!

2. Já não te importas com o que os outros pensam de ti: Em adolescentes, estamos constantemente preocupados com a nossa aparência, com o nosso comportamento, em grande parte porque estamos preocupados com a maneira como as pessoas nos vêem e o que elas acham de nós, se nos vão julgar ou adorar. Se há coisa que aprendi é que as pessoas vão sempre criticar-nos de qualquer maneira, muitas vezes até porque têm inveja da nossa vida e do nosso sucesso. Por isso mais vale sermos fiéis a nós mesmos e fazermos aquilo que queremos e sentimos que é mais correto.

3. Não precisas da aprovação de ninguém: Como não te preocupas com o que os outros pensam, também não precisas da aprovação deles na hora de tomares decisões importantes. Gostas de ouvir a opinião da tua família e/ou amigos, obviamente, mas a decisão final é sempre tua, e não te deixas influenciar por eles, pela sociedade ou por quem quer que seja.

4. Perdes o desejo de estar sempre certo: Querer estar sempre certo acaba por tornar-se muito cansativo e até aborrecido. Começas a perceber que ser feliz é mais importante do que ter razão.

5. Tornas-te mais experiente: Outra das grandes vantagens de envelheceres é que te tornas experiente numa série de coisas, e a tua experiência  aumenta ainda mais a cada ano, a cada mês e até a cada dia.

6. Aceitas-te mais a ti próprio/a: Com o passar do tempo, vais começando a conhecer-te melhor, vais descobrindo as tuas capacidades, talentos, qualidades, defeitos,... Começas também perder as inseguranças que tens em relação ao teu corpo ( por exemplo, aceitas melhor o nariz que até então detestavas). Passamos uma grande parte dos anos da nossa juventude a tentar descobrirmo-nos a nós próprios, mas mais cedo ou mais tarde acabamos por conseguir ultrapassar as inseguranças normais dessa fase da vida, e começamos a aceitarmo-nos e estarmos confortáveis com nós mesmos.

7. Tu percebes aquilo que é realmente importante para ti: Finalmente, começas a perceber qual é a tua vocação, começas a perceber quais são as pessoas que merecem o teu tempo e aquelas que não merecem,...  Sabes aquilo que queres e precisas e aquilo que realmente não é importante.


E vocês? Qual é que acham que é a melhor parte de envelhecer?
 photo assinatura_zpsrhqg6p3f.png

5 comentários:

  1. adorei o post :) como eterna nostálgica que sou, não posso deixar de concordar contigo no que toca ao facto de o tempo passar a voar. parece mentira em como já lá vão 6 meses desde o natal!
    também comecei a preocupar-me um pouco menos com a opinião dos outros.
    no entanto, penso que nós, seres humanos, nunca estamos contentes: quando somos crianças, queremos ser adultos para ter liberdade, quando somos jovens queremos ser mais velhos para ter a nossa própria casa e queremos ter mais experiência, enfim, eu pelo menos sou assim xD
    beijinhos, Noelle :) http://supergirlinconverse.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) Mesmo, parece mentira!
      Eu também sinto isso, acho que nunca estamos 100% satisfeitos, achamos que o que vem para a frente é sempre melhor, o que é mau.

      Eliminar
  2. Concordo com tudo! Principalmente com o tempo... ele voa! Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Os pontos 2 e 3 sempre foram verdade para mim, não os adquiri com a idade/maturidade porque sempre os tive. Do meu ponto de vista, o mais importante é mesmo o ponto 5. Não apenas em termos de experiência, mas também a nível de conhecimento. O passar dos anos dá-nos experiências, vivências, situações caricatas, com as quais aprendemos imenso. Estar sempre a aprender é uma das coisas de que mais gosto, essa aprendizagem constante é maravilhosa e faz parte do "envelhecer".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim nem sempre foram verdade, quando era mais nova era muito insegura.... Sim, é das melhores coisas de se envelhecer, ganhar experiência e aprender coisas novas. Eu também adoro aprender :)

      Eliminar