!-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

18.9.16

Como escolher temas para o teu próximo post


A blogosfera sofreu diversas mudanças ao longo dos tempos, e está cada vez mais exigente. Se antes um blog era um simples diário pessoal, em que as pessoas escreviam devaneios sobre o seu quotidiano, agora é um espaço mais profissional e cuidado para partilha de experiências pessoais, sugestões e conselhos, e os leitores são cada vez mais exigentes em relação aos temas abordados.

Todos os bloggers já passaram por fases em que se perguntam " Sobre o que vou escrever hoje? Parece que já falei tudo o que  tinha para falar..." Porém, existem possibilidades infinitas de temas que podem ser abordados, só é preciso saber procurar nos lugares certos e puxar um bocadinho mais pela cabeça, e as ideias acabarão por aparecer.


1. Conhece a tua audiência: Eu sei que é muito difícil conheceres a tua audiência no início do teu blog, mas se já andas pela blogosfera há algum tempo, certamente já te apercebeste que os teus leitores gostam mais de certos posts teus do que outros. Por exemplo, os meus leitores adoram os meus posts de dicas/listas, bem como posts sobre a faculdade ou blogosfera. Tenta identificar quais são os tópicos que despertam mais a atenção dos teus seguidores. Podes recorrer às estatísticas, vendo os posts mais lidos/ mais comentados, ou podes mesmo perguntar diretamente aos teus leitores que posts gostariam de ver no teu blog.

2. Pesquisa temas que estejam populares no momento ( mas não sigas demasiado a multidão): Raramente faço isto, porque acho que antes de escrever para os outros , devemos escrever para nós próprios, mas às vezes é inevitável não abordarmos os temas populares do momento. Há temas que imediatamente vêm à tua cabeça, como agora a época do regresso às aulas, mas há outros assuntos que são populares e são muito interessantes para abordar no teu blog, e que não te lembrarias à partida. Podes pesquisar esses tópicos populares nas redes sociais, ou até usares ferramentas online como SocialMention, para veres se determinado tópico que queres abordar é popular. Mas atenção, não faças isto em demasia, não te transformes numa ovelha que segue o rebanho, lembra-te sempre de deixar a tua opinião e marca pessoal.

3. Identifica um problema ou necessidade e resolve-o: Costumo dizer que as pessoas lêem blogs por três razões, para serem entretidas, se inspirarem, ou procurarem solução para uma necessidade ou problema. Por isso, tenta perceber quais são as dificuldades pelas quais os teus leitores estão a passar. Estarão a dormir mal? Faz um post com dicas para uma melhor noite de sono. Vão entrar na faculdade? Faz um post de dicas sobre a faculdade. Não sabem que base comprar? Faz uma review da tua base.

4. Cria listas: Uma das razões pelas quais os posts em lista têm tanto sucesso não só no meu blog, mas também em outros, é que grande parte das pessoas têm um período de curto de atenção, e se um texto não as cativa logo, saem imediatamente do blog. Muitas vezes, quando vêem texto corrido enorme nem sequer lêem, ficam bastante intimados com o número de palavras e linhas e fogem. Os posts em lista são uma maneira mais clara e sucinta de abordar diversos temas, são mas organizados, mais apelativos ( principalmente, quando colocam os tópicos a negrito como eu estou a fazer agora)... Os leitores nem sequer são obrigados a ler tudo para compreender o tema, podem simplesmente ler alguns tópicos para perceberem de que se trata o post ou resolver o problema que querem resolver. Há diversos temas que podes abordar em forma de lista. Pensa em hacks, em sugestões de filmes, algo de entretenimento como " coisas que penso no banho"...

5. Partilha uma história tua que possa inspirar alguém: Muitas vezes, os posts que saem diretamente do teu coração são os que têm mais sucesso ( já me aconteceu isso muitas vezes no meu blog). Pensa numa história tua que achas que pode inspirar ou ajudar alguém, ou escreve simplesmente sobre algo da tua vida que outras pessoas já passaram e, provavelmente, se identificarão.


E vocês? Como escolhem os temas para os vossos posts?

18 comentários:

  1. Este post vai-me dar muita ajuda, já que não sei do que falar as vezes e começei agora. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Post muito bom! Ainda estou no início mas deparo-me com esse problema... Às vezes até me lembro de algo mas não publico com receio que os leitores não gostem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :). Se tu gostares de um post que escreveste publica, já publiquei muitos posts que pensava que os meus leitores não iam gostar e acabaram por gostar :).

      Eliminar
  3. Acho que se nota o reu esforço em criar conteúdo de qualidade e tens muito sucesso com Isto! Gosto muito destas tuas dicas. Eu pessoalmente também tomo atenção a estas coisas. Os meus posts tendencialmente são longos, Mas sinto na mesma que os meus seguidores apreciam as histórias que partilho. Mas confesso qie quando acabo de escrever, eu própria me assusto com os textos x)
    http://amiudasempreaandar.blogspot.pt/2016/09/desenhos-na-pele-tattoos.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh muito obrigada <3.
      Acontece-me o mesmo que tu. Assusto-me sempre com o tamanho dos posts que escrevo xD.

      Eliminar
  4. Olá Cherry! Tudo bem!
    Gosto muito destes posts de blogosfera! Adorei o post e foi muito útil! Afinal todas as blogueiras já ficaram sem saber o que escrever.
    Beijinhos

    O Planeta da Inês | Q& A Back to School

    ResponderEliminar
  5. Ultimamente tenho passado muito por este problema. Quando os sumos criativos se esgotam, até serem repostos, é complicado. De facto, as listas são a forma mais fácil de desencantar um post e ter boas estatísticas. Muitas pessoas limitam-se a ler o título dos pontos e está feito o comentário - basta dar uma vista de olhos pelos comments nesta publicação haha. É importante conhecer a audiência mas, essencialmente, devemos escrever sobre o que verdadeiramente gostamos, mesmo que seja um massacre estatístico. Falo por experiência. Praticamente ninguém se interessa por sugestões musicais, mas vou continuar a fazê-las independentemente de não terem sucesso :)

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá isso é verdade, há pessoas que não lêem o post todo, de certeza xD. Mas ainda assim, gosto de escrever posts em lista, divirto-me bastante a fazê-los :).
      Compreendo o que dizes, no meu caso os meus posts de livros/filmes são um fracasso em termos de estatísticas, meu continuo a fazê-los sempre que posso porque gosto :).

      Eliminar
  6. Comecei agora o blog, e ainda estou a descobrir como fazer o blogue.
    Beijinho* Confissões de uma Pecadora by Valentina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que estas dicas te ajudem então :).

      Eliminar
  7. Por vezes também me deparo com esse problema!
    Na maioria das vezes escrevo sobre situações pelas quais passo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E fazes tu muito bem :). O mais importante é escrever sobre aquilo que gostamos.

      Eliminar
  8. São realmente boas ideias, mas nunca recorri a essas porque escrevo sempre sobre algo que está a acontecer, ou então escrevo cartas, respondo a TAGS, mas também faço algumas listas. Mas além de ter gostado da ideia de perguntar diretamente aos leitores o que é que eles preferem ler, adorei a terceira e acho que tive uma ideia :P Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu normalmente nunca faço tags, não é o estilo do meu blog.Fico feliz por este post te ter dado uma ideia :).

      Eliminar