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terça-feira, 16 de maio de 2017

Como lidar com um ambiente de trabalho stressante


Embora eu ainda seja estudante, ter estagiado no serviço de Oncologia deu-me uma noção daquilo que é o mundo de trabalho e, sobretudo, daquilo que é um ambiente de trabalho stressante ( Oncologia foi um serviço muito stressante e "pesado" em termos psicológicos).

Todos os trabalhos causam stress, à sua maneira, no entanto, existem trabalhos mais stressantes do que outros. Lidar com o stress faz parte do trabalho, porém nem sempre é fácil. Contudo, baseado/a na minha (curta) experiência no mundo de trabalho, aqui estão umas dicas para lidar com este.


1. Come e dorme bem: A primeira coisa a que deves dar importância, antes de mais, é à tua saúde. Não só porque deves saber cuidar bem de ti próprio/a, mas também porque, se tiveres cansado e/ou te alimentares mal, é muito provável que estejas mais stressado/a. Portanto, certifica-te que dormes 7/8 horas por noite, e que manténs uma alimentação saudável.

2. Estabelece prioridades: Muitas vezes, estás stressado/a porque tens inúmeras tarefas em mãos, e sentes que tudo está fora do controlo. Estabelecer prioridades, definir quais as tarefas mais e as menos importantes, é essencial, sobretudo em meios de trabalho que, por si só, já são bastante stressantes e exigentes.

3. Faz um amigo: Uma coisa que me ajudou muito no meu estágio de Oncologia foi ter criado amizades. Nas primeiras semanas, as coisas foram difíceis para mim, porque estava inserida num grupo de estagiários com quem não tinha muita afinidade. Porém, ao longo das semanas, fui criando amizades com alguns, o que ajudou imenso, porque passei a ter pessoas com quem podia contar, tirar dúvidas, pedir ajuda se algo estivesse a correr mal e, principalmente, passei a ter pessoas que me apoiavam. Portanto, se te sentires muito stressado/a no teu trabalho, encontrar alguém que te apoie ,pode ajudar-te imenso!

4. Aprende a relaxar: Durante o dia de trabalho, aprende a respirar fundo, e a agir e pensar mais claramente. Em casa, aprende a "desligar-te" mais do trabalho, a dedicares tempo a ti próprio/a e a fazer mais aquilo que gostas. Ainda não domino este ponto completamente, sofro muito com a ansiedade, porém já não são tão ansiosa como antes, e parar para pensar mais claramente tem-me ajudado imenso!

5. Sabe qual é o teu limite: Todas as pessoas sofrem de stress no trabalho, umas mais do que outras, porque existem ambientes de trabalho mais stressantes do que outros. No entanto, se sentes que estás a lidar com mais coisas do que aquelas que és capaz, se te sentes rebaixado/a por um chefe mau ou por colegas demasiado competitivos, deves considerar se estás no sítio certo, ou se o melhor é procurares outro emprego.


E vocês? Como é que lidam com um ambiente de trabalho stressante?
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11 comentários:

  1. Que dicas fantásticas, adorei.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

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  2. Mais um post fantástico minha querida! Sem dúvida que o dormir e comer bem é essencial para uma pessoa andar bem! E devíamos a aprender a relaxar mais, há tempo para tudo!
    Beijinho, Ana Rita*

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  3. Adorei as dicas e colocar em prática é fundamental.
    Eu geralmente coloco fones no ouvido rsrs

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

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    1. Obrigada :).
      No meu estágio, não era nada boa ideia andar de fones ahahahah.

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  4. Pode ser muito complicado quando temos um ambiente de trabalho não favorável...

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  5. Ter um amigo, um aliado, é sem dúvida fundamental!

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  6. Adorei as dicas mas, confesso, que não me chegam para o meu ambiente de trabalho.

    _______

    Ms. Telita | Telita LifeStyleFacebookinstagramTwitter

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    1. Há ambientes de trabalho mais duros do que outros, acho que, no fundo, cada um vai criando os seus métodos de lidar com as situações.

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