"". Life of Cherry: 5 maneiras de lidar com uma pessoa que está gritar contigo !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

9.4.17

5 maneiras de lidar com uma pessoa que está gritar contigo


Todos nós já gritámos com alguém em algum momento da nossa vida. As outras pessoas também já gritaram connosco em algum momento. É um comportamento que toda a gente já teve, acontece, todos nós nos enervarmos e perdemos a paciência de vez em quando. Contudo, sou da opinião que não é a gritar que se resolvem os problemas, pelo que devemos evitar fazê-lo, por mais difícil que seja.

Quando alguém está a gritar connosco, o nosso primeiro instinto é gritar também. Contudo, ao fazer isso só estaremos a piorar a situação, pelo que a melhor estratégia é mantermo-nos calmos e tentarmos lidar com a situação através destas maneiras.


1. Não estejas a gritar também: Se estiveres a gritar também, ainda dás mais razões para a outra pessoa gritar ainda mais, e aí a discussão nunca mais acaba! Portanto, o primeiro conselho que eu dou é nunca tentares gritar mais do que a outra pessoa porque, em vez de resolverem o problema, vão transformar isso num concurso de quem eleva mais a voz.

2. Não digas nada: Quando alguém está a gritar connosco, o nosso primeiro instinto é defendermo-nos e respondermo-lhes. E, embora eu concorde que devemos defendermo-nos e não nos devemos deixar " ser pisados", isso não se aplica em todas situações. Por vezes, a coisa mais sábia a fazer é estarmos calados. Isto porque, muitas vezes, a pessoa que está a gritar não tem interesse nenhum em ouvir-nos e/ou quer que tu respondas só para armar confusão. Portanto, a atitude mais adequada neste tipo de situações é ficares calado/a e olhares diretamente para a pessoa que está a gritar contigo, para ela perceber que estar a gritar contigo não vai adiantar de nada, que o seu comportamento está a ser ofensivo e, eventualmente, parar.

3. Explica-lhe porque é que o comportamento dela está a incomodar-te: Se a pessoa não mostra sinais de que vai parar de gritar, tenta explicar-lhe porque é que o comportamento dela te está a incomodar ( mas atenção, num tom calmo). Podes dizer-lhe que o comportamento que está a ter contigo é ofensivo, que não te consegues concentrar no que a pessoa está a dizer se tiver a gritar, ou que simplesmente não toleras esse tipo de comportamentos. Esta estratégia é algo que nem sempre resulta porque, tal como eu já disse, por vezes a pessoa que está a gritar não nos quer ouvir.

4. Toca-lhe: Atenção, isto só resulta com pessoas amigas ou familiares, não faças isto com pessoas que mal conheces, caso contrário, eles podem interpretar o teu comportamento como impróprio ou até ofensivo. Se a pessoa que estiver a gritar contigo for uma familiar ou um amigo teu, tenta pará-los ao fazer-lhe festinhas na cara ou tocar gentilmente no braço. Pode parecer improvável, mas muitas vezes resulta, porque é muito difícil gritar com uma pessoa que está a ser simpática connosco ( pelo menos, é difícil para mim).

5. Afasta-te da pessoa: Quando mais nada resulta, o melhor que tens a fazer é virar costas e afastares-te da pessoa. Às vezes, é a única maneira de parar com a gritaria. Isto também vai ajudar a outra pessoa a acalmar-se, e a ter tempo para avaliar a situação e a ver o que fez. Claro que não convém ter esta atitude quando as pessoas que estão a gritar contigo são os teus pais ou o teu chefe, por exemplo, porque isso pode ter o efeito oposto, pô-los ainda mais zangados e  a gritar ainda mais.


E vocês? Como é que lidam quando uma pessoa está a gritar com vocês?

14 comentários:

  1. Quando alguém grita comigo eu simplesmente ignoro. Não vale a pena levantarem a voz, as coisas não se resolvem assim. Já basta ter que levantar a voz no trabalho de vez em quando, se tiver que me fazer ouvir e os pequenos estão demasiado excitados. Detesto ouvir gritos e discussões. E raramente entre numa.

    ResponderEliminar
  2. Normalmente, calo-me e fico à espera que a pessoa entenda!

    ResponderEliminar
  3. Odeio pessoas gritantes! Ugh


    Ms. Telita | Telita LifeStyleFacebookinstagram

    • passatempo no blog: giveaway

    ResponderEliminar
  4. Bons conselhos, apesar de que nem sempre é fácil ^^'

    Boa semana**
    _________________________
    All The way is an adventure
    Jess & Rose Blog | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  5. Sou uma pessoa muito calma, por isso quando começam a querer discutir comigo elevando a voz digo "pronto, como queiras" e afasto-me
    http://sunflowers-in-the-wind.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Manter a calma e respirar fundo para ajudar... Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Excelentes conselhos e que podem ser particularmente importantes para quando começamos a trabalhar por exemplo.


    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar