"". Life of Cherry: 5 benefícios psicológicos da arrumação !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

4.4.17

5 benefícios psicológicos da arrumação


Ultimamente, tem andado muito na moda o minimalismo que é, basicamente, a arte de viver com pouco, e não é por acaso. As pessoas estão a começar a dar atenção ao lixo que foram acumulando e que até então tinha sido neglenciado, porque estão a começar a a compreender os benefícios que a arrumação tem não só para as suas casas, mas também em termos de bem-estar psicológico e emocional.

Tal como já contei neste post, eu já fui uma pessoa desorganizada. Quando comecei a ser organizada, reparei que comecei a ser mais calma e a sofrer menos com o stress mas, com o passar do tempo, apercebi-me que ganhei muito mais que isso. Apercebi-me que ganhei mais bem-estar emocional e psicologicamente, e que me tornei mais alegre, entre outras tantas coisas, como as que vou referir a seguir.


1. Dá espaço para o novo: Estamos em constante mudança. Apesar de as características, digamos, "base" da nossa personalidade serem sempre as mesmas, os nossos gostos, passatempos e relações vão variando ao longo do tempo. No entanto, se estamos sempre a acumular objetos que pertenceram aos nossos "eus" passados, é mais difícil crescermos e evoluirmos naturalmente. Por isso, é importante livrarmo-nos de alguns desses objetos, para darmos espaço para o novo. Claro que devemos guardar sempre algumas coisas, como recordações de viagens, da escola ou fotografias, porém não devemos ficar demasiado apegados aos objetos, porque estes farão com que olhemos para o passado em vez de olhar para o futuro.

2. Vais conseguir concentrar-te mais: Quando tens um monte de lixo e papelada na secretária, decerto que é muito difícil para ti concentrares-te no que quer que tenhas de fazer nesse espaço. Porém, se perderes uns minutos para arrumar o teu espaço de trabalho, verás que conseguirás trabalhar melhor, porque a tua mente já não está distraída com a confusão que reinava na tua secretária, e poderá pensar mais claramente.

3. Serás mais criativo/a: Este é um ponto que gera muito debate entre as pessoas. Há estudos que afirmam que as pessoas mais desorganizadas são as mais criativas, mas eu cá não concordo. Sempre me considerei uma pessoa criativa, pelo menos em termos escritos, mas desde que me tornei mais organizada, que os meus níveis de criatividade dispararam. Hoje em dia, não consigo escrever um post para o meu blog sem ter a minha secretária minimamente arrumada. Acredito que hajam pessoas e artistas que se consigam entender no meio da desorganização, agora se isso as torna mais criativas ou não já é outra história.

4. Vais ficar mais alegre: A desarrumação, mesmo que não percebamos isso, tem tendência a pôr-nos mais mal humorados, porque ter lixo e coisas acumuladas por toda a casa acaba por ser uma espécie de poluição visual e, parecendo que não, pode ser um sinal que a nossa própria vida está uma confusão e/ou sem rumo.

5. Vais ter mais tempo para as pessoas que importam na tua vida:  Um dos maiores benefícios da arrumação e de te livrares daquilo que não precisas é que, quanto menos tens, menos tempo gastas em manter as coisas. E menos tempo gasto em manutenção de objetos significa mais tempo para dedicares às pessoas que realmente importam na tua vida.


E vocês? Quais são os benefícios que acham que ganharam ao serem mais arrumados?

17 comentários:

  1. Adorei o post. Tantas vezes tenho necessidade de arrumar para ficar bem disposta!

    ResponderEliminar
  2. Boa lista de verdades, sabe muito melhor estar num espaço arrumado e organizado! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Adoro decoração e organização e quando estou nervosa adoro organizar as coisas e ver-me livre de algumas.:p

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arrumar também pode ser relaxante, é engraçado :).

      Eliminar
  4. Ainda hoje estive a fazer isso, acumulei roupa anos e anos e hoje decidi que era o dia de fazer uma limpeza. E sinto-me mais leve e mais feliz!
    Curiosamente as peças de roupa que me custa mais desfazer são mesmo os pijamas!

    ResponderEliminar
  5. Sou uma doida das arrumações, tenho de ter sempre tudo no local certo!
    http://sunflowers-in-the-wind.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. O que aqui referiste é bem verdade :) Agora que estou "fora" de casa, tive de ser mais organizada e só venho vantagens nisso (ah, e dei-me conta que não sei lidar com sujidade, sou dessas que anda sempre de ano e vassoura na mão ahahahah).

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah, eu também sou assim, também não sei lidar com sujidade, odeio xD.

      Eliminar
  7. Concordo com os cinco pontos. Detesto desarrumação!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Tenho seriamente que começar a destralhar :P

    ResponderEliminar
  9. Eu preciso muito de arrumação. Arrumação e mudanças!!
    Concordo com todos os pontos!

    Beijinhos
    Rose
    _________________________
    All The way is an adventure
    Jess & Rose Blog | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  10. Adoro colecionar coisas antigas, tenho um mini museu na minha casa com peças bem antigas que depois da minha morte será doado ao centro histórico do Ceará Sporting Clube. Mas depois desse artigo vou tocar fogo em tudo. E ainda vou pedir para o governo tocar fogo em tudo quanto for museus por ai.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho incrível que se colecione coisas com valor sentimental e/ou histórico. Obviamente que o meu post não se dirige a esses tipos de coleções. Porque, caso contrário, também eu teria que pedir ao governo para incendiar todos os museus.
      Contudo, não é esse o objetivo desta publicação. O objetivo é sensibilizar as pessoas para acumulararem menos objetos sem valor e serem mais organizados com os bens que possuem.

      Eliminar