!-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

domingo, 19 de março de 2017

5 hábitos que formam uma família feliz


Todas as famílias são ocupadas à sua maneira. Todos nós estamos sempre a tentar gerir a nossa vida social da melhor forma possível, dividindo o tempo entre familiares, amigos, namorados e colegas de trabalho. Nem sempre é fácil e nem sempre somos bem sucedidos nesta tarefa.

É muito fácil perdermo-nos no caos que pode ser o nosso dia a dia e, hoje em dia, quando nos falta tempo para algo, quase sempre cortamos tempo na família, o que é injusto porque, afinal, a família é o bem mais precioso que temos, e das poucas pessoas que estarão sempre ao nosso lado, aconteça o que acontecer.

Tenho sorte em poder dizer que tenho uma família muito unida. Somos todos muito diferentes uns dos outros, discutimos frequentemente  (mas sempre de forma saudável), mas apoiamo-nos sempre mutuamente em todas as situações. Tenho sorte em poder dizer que, quando me vejo aflita com alguma situação, tenho logo pelo menos duas ou três pessoas a quem recorrer. Falando da minha família mais próxima ( os meus pais), fico feliz por saber que,  numa época de tantos divórcios, eles continuam juntos apesar de todas as dificuldades e, juntos, como uma família, já criámos muitas memórias felizes.

Baseado na minha educação e opinião, estes são os 5 hábitos que eu considero que formam uma família feliz.


1. Tomam o pequeno-almoço juntos: Os dias começam a ficar ocupados à medida que as horas passam, por isso, a minha família acorda sempre cedo, para nos certificarmos que comemos juntos sem engolir a comida. Infelizmente, é um hábito que nem toda a gente tem. Muita gente nem toma pequeno-almoço, quanto mais tomá-lo com a família.

2. Comem todas as refeições possíveis juntos: Na minha família, nem sempre é possível almoçarmos juntos, ou porque eu estou na faculdade, ou porque estou a estagiar. Porém, jantamos sempre juntos, à mesa, sem televisão nem outras distrações. Acho que este momento em família é importante, quase sagrado, nem que estejamos apenas a comer calados, a fazer companhia uns aos outros. Chocam-me amigas minhas que contam que jantam cada um no seu canto, um no quarto, outro na sala,...

3. Têm algum tempo para eles próprios: Passar tempo com a família é muito bom, mas também é bom passarmos tempo sozinhos de vez em quando. Na verdade, até é bastante saudável, todos nós precisamos de passar tempo sozinhos para relaxar e organizar as ideias ( lê: 10 benefícios de passar tempo sozinho/a). Todos nós precisamos de um escape, algo que nos faça "desligar" da realidade. Respeitar o espaço pessoal de cada um é a chave para uma família feliz.

4. Falam uns com os outros: Conversas abertas e sinceras são essenciais para o bom funcionamento de uma família. Discutir problemas, preocupações, sonhos, objetivos e expectativas é fundamental para um melhor relacionamento entre todos. Grande parte dos problemas entre familiares resulta da falta de comunicação.

5. Têm tradições: As tradições familiares são memórias que nos acompanham para o resto da vida, e que terão sempre um lugar especial no nosso coração. As tradições podem significar ir à missa todos os domingos e comer um pastel de nata no final, podem significar as habituais férias na casa de praia que têm ou ir ao cinema todos os sábados. O importante é criarem pelo menos uma tradição que vos identifique, e que seja mais uma "desculpa" para passarem mais tempo juntos.


E vocês? Quais são os hábitos que acham que formam uma família feliz?
 photo assinatura_zpsrhqg6p3f.png

6 comentários:

  1. Concordo com as refeições sem televisão nem telemóvel ou qualquer tipo de distração. Devemos sempre seguir esses 5 hábitos sem nunca os quebrar! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Falar à vontade com a nossa família é essencial para existir uma boa relação! Boa semana, beijinho, Ana Rita*

    ResponderEliminar
  3. Falar é fundamental. Nós nem temos televisão na cozinha, para que o espaço de refeições seja completamente dedicado ao convívio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não tenho televisão na cozinha.

      Eliminar
  4. Esses 5 pontos são muito importantes e as pessoas vão perdendo.
    Para mim o ponto das refeições é fundamental. Conversar um bocadinho, nada de televisão como mencionaste - é a diferença entre comer em família e comer noutro lado qualquer com desconhecidos


    Experiências e Constatações

    ResponderEliminar