"". Life of Cherry: 10 perguntas que deves fazer a ti mesmo/a no fim de cada semana de trabalho !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

17.3.17

10 perguntas que deves fazer a ti mesmo/a no fim de cada semana de trabalho


Andamos tão ocupados hoje em dia que, por vezes, parece que o tempo voa e nós nem nos apercebemos. Muitas vezes, passam semanas, e nós sentimos que não fizemos grandes progressos em relação àquilo que planeámos.

Desde que entrei no secundário que, para combater isto, desenvolvi o hábito de, no final de cada semana de trabalho ( ou seja, à sexta-feira), fazer uma reflexão sobre os pontos positivos de cada semana, aquilo que correu bem e aquilo que correu mal, e o que podia melhorar. Fazer esta perguntas a mim mesma no meu processo de reflexão ajudou-me imenso, pelo que espero que também seja uma ótima ajuda para vocês.


1. Fiz tudo aquilo que tinha de fazer?: Fizeste todos os trabalhos que tinhas que fazer? Escreveste todos os relatórios? Fizeste todas as tuas tarefas? Se a tua resposta a estas perguntas é não, talvez esteja na altura de pensares numa melhor maneira de te organizares. Uma boa estratégia para chegares ao final da semana com tudo feito, é escreveres a cada dia um to-do list com que tens de fazer nesse dia. Deste modo, chegarás ao final da tua semana de trabalho com todas as tuas tarefas cumpridas.

2. Será que me esforcei o suficiente? : Obviamente que não tens que ser um escravo/a e viver só para o trabalho, mas será que deste 100% de ti em todas as tarefas com que te comprometeste? Quando nos esforçamos, tudo fica sempre melhor feito, e o sentimento de realização é maior.

3. O que é que eu tinha mesmo que fazer, mas evitei? : Todos nós temos aquela tarefa que adiamos a todo o custo, por preguiça, mas sobretudo por medo. O medo leva-nos a que evitemos certas tarefas, o que nos leva a perder oportunidades e nos dá um sentimento de fracasso. Porém, por muito que nos custe, temos que ignorar esse medo e fazer aquilo que é preciso fazer. Sei que é mais fácil falar do que fazer, mas acredita que evitar as coisas só cria problemas maiores no futuro.

4. Quais foram as coisas que te retiraram mais energia esta semana, e o que podes mudar para evitar isso? : Quais foram as coisas que te retiraram mais energia, emocionalmente e fisicamente? Pode ter sido um relatório enorme, uma reunião importante, uma apresentação stressante,... O que podes fazer para mudar isso? Se é um relatório que te está a tirar energia, talvez seja melhor que, para a próxima, comeces a fazer este mais cedo, para teres tempo de fazer tudo com mais calma e, por sua vez, te cansares menos. Deves mudar e/ou descartar tudo aquilo que te esteja a tirar energia fisica e/ou emocionalmente. Se, por exemplo, estás a odiar o teu novo emprego, tenta adaptar-te, mudar a tua atitude ou, se ainda assim o odiares, despede-te.

5. Existiram momentos de conflito e de que maneira poderia evitá-los?: Todos nós temos conflitos de vez em quando, quer a nível pessoal quer a nível profissional mas, muitas vezes, estes poderiam ser evitados. Eu odeio conflitos e tento sempre evitá-los porém, quando tal não é possível, penso naquilo que correu mal e em como posso evitar situações semelhantes no futuro.

6. O que é que eu posso mudar na minha semana para a tornar mais divertida? : A tua semana tem-se resumido, a dormir, acordar e ir para o trabalho? Talvez haja algo que possas fazer para a tornar mais divertida. E não venhas com a desculpa de falta de tempo! Se soubermos estabelecer prioridades, arranjamos tempo para tudo ( lê este post). Pensa em alguma atividade de tempos livres, como ler ou ir ao ginásio, que possas encaixar na tua rotina. Podes ter a opção até de te livrares de tudo aquilo que torne a tua semana chata ( como idas à casa da sogra, por exemplo).

7. Dediquei tempo a mim mesmo/a esta semana? : Tal como já disse aqui , sou uma grande defensora de que devemos reservar sempre algum tempo só para nós mesmos, para descansarmos, relaxarmos e cuidarmos de nós mesmos. Não se trata de egoísmo, trata-se de algo que todos nós precisamos de vez em quando para nos sentirmos melhor na nossa pele.

8. Fiz algo que contribuiu para ficar mais perto de atingires os meus objetivos? : Todos nós temos sonhos e objetivos que queremos realizar a curto ou a longo prazo, quer pessoais quer profissionais. No entanto, temos que ir fazendo algo todos os dias para que, pouco a pouco, possamos atingir esses objetivos. Será que fizeste algo esta semana que contribuiu para atingires os teus objetivos, ou esqueceste-te por completo destes?

9. O que é que eu planeei para este fim de semana? : Planeaste uma semana de trabalho, a fazer todos os trabalhos atrasados ou a adiantar trabalho? Ou planeaste uma semana de descanso, para conviver com a família ou amigos?

10. Qual será o primeiro passo lógico para a próxima semana? : A próxima semana é uma nova oportunidade de manter aquilo em que já és bom, de melhorar aquilo que precisas de melhorar, e uma nova oportunidade de dares mais de ti.


E vocês? Costumam fazer uma reflexão no final de cada semana? Contem-me tudo nos comentários.

Lê também: Coisas que podes fazer num domingo para uma semana mais produtiva .

5 comentários:

  1. Adorei o post! Sem qualquer dúvida, é um hábito que vou começar a desenvolver! :)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Existem sempre coisas a melhorar, basta pensarmos e refletirmos bem. Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito deste post. É uma boa forma de termos uma noção da realidade e aumentarmos a nossa produtividade!

    ResponderEliminar