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sábado, 21 de janeiro de 2017

5 problemas que enfrentas após perder peso


Até ao meu Secundário, sempre fui uma pessoa muito magra, com um metabolismo invejável que me permitia comer de tudo sem engordar um único grama. Contudo, no meu 12º ano, a sorte inverteu-se e, quando dei conta, tinha engordado 5 quilos, o que para muitos não é nada, mas para mim foi algo que teve grande impacto, porque vi na balança o número mais elevado que já alguma vez tinha visto em mim. Após o choque inicial, pedi ajuda à minha prima ( na altura estudante de nutrição, agora já é nutricionista), que me fez uma dieta adequada às minhas necessidades ( e em que eu não passasse fome e pudesse comer doces na mesma, de vez em quando) e perdi peso de maneira bem sucedida. Desde então, apesar de algumas pequenas oscilações ( como é normal), mantive-me no meu peso ideal e, principalmente, mantive a minha dieta e um estilo de vida saudável.

Apesar de não ser nenhuma especialista em perder peso ( porque perder 5 quilos não é nada, comparado com pessoas que perderam 20 ou 30 quilos), enfrentei alguns problemas nos meses a seguir à minha perda de peso, alguns dos quais ainda enfrento. Na verdade, quer tenhas perdido 2 quilos ou 20 quilos, certamente que enfrentarás alguns destes problemas que vou falar a seguir.


1. Continuar a comer de forma saudável: Quando querias perder peso, sabias que a melhor maneira de o fazeres era através de uma alimentação saudável, por isso acabavas por estar muito mais motivado/a para isso. No entanto, mal atinges o teu peso ideal, descobres que é bastante difícil continuar a fazer uma alimentação direitinha sem teres aquele objetivo de consumires poucas calorias para perder peso. De vez em quando, vais ter uma "recaída" e abusar nas gorduras e doces. São desejos normais mas que, se não controlados, podes voltar a ter que perder peso e depois a comer mal novamente, e entras num ciclo vicioso que nunca mais acaba. Tudo isto pode ser evitado se te comprometeres agora a seguir o teu plano alimentar, e cometer erros muito de vez em quando ( sim, porque todos nós temos direito a gulosices de vez em quando).

2. Começar a faltar a treinos: Lá porque atingiste o teu objetivo de peso, não quer dizer que agora possas abandonar o exercício físico e voltar às tardes no sofá. Deves continuar a fazer exercício para manteres o teu peso e, principalmente, te manteres saudável. Portanto, não avances treinos! Avançar treinos não só faz com que ganhes todo o peso perdido, como também posteriormente com que te sintas mais em baixo e culpada.

3. Tentações em todo o lado: Jantares de família, almoços/jantares com os amigos, festas de aniversário, jantares de emprego,... Parece que existem tentações em todo o lado!  De vez em quando, podes e deves até comer aquilo que te apetece, sem olhar a calorias, porém se quiseres manter o teu peso deves resistir às tentações e lembrar-te que tens objetivos maiores do que um almoço calórico. Portanto, na maior parte das vezes, tenta optar pela opção mais saudável dos restaurantes, leva o teu almoço para o trabalho, e recusa mais comida nos jantares de família.

4. Olhar para fotografias antigas e ficar horrorizado/a ou com nojo: Depois de todos os elogios que recebes e a tua fase inicial de alegria extrema, começas a pensar no passado e no que vias ao espelho anteriormente. E como se estes pensamentos negativos já não bastassem, vais ver fotos do passado, do teu "eu" com mais uns quilos. E ficas horrorizado/a e com nojo de ti próprio/a, por já te teres permitido pesar tanto!  Muitas vezes, tu nem sequer tinhas assim tantos quilos, mas a tua mente tem tendência a exagerar, o que faz com que te sintas horrível. Mas não há nenhuma razão para te sentires horrível. Afinal, já atingiste o teu peso ideal! Por isso, para de te preocupar com o passado, e aproveita o presente.

5. Manteres um estilo de vida saudável: Manter um estilo de vida saudável após perder peso não é tão fácil como parece. A maior parte das pessoas pensa que, depois de perder todo aquele peso, será tudo mais fácil. A verdade, é que ter um estilo de vida saudável exige que faças escolhas todos os dias, que penses sempre na opção mais saudável dos restaurantes, a forma mais barata e prática de cozinhar refeições saudáveis em casa, gerir o tempo para fazer exercício físico,... É preciso muita força de vontade, motivação e criatividade para manter um estilo de vida saudável.


E vocês? Já tiveram que passar pelo processo de perder peso? Quais foram os problemas que enfrentaram após perder peso?

Lê também: 7 pensamentos que estão a sabotar a tua perda de peso.
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9 comentários:

  1. Felizmente nunca tive, mas admiro quem passa! :)

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  2. Falta um: os comentários das pessoas que por melhores que tentem parecer te tiram muitas vezes o incentivo...

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  3. Também sou como tu. Graças ao meu metabolismo não engordo e posso comer o que quiser. Porém de à uns meses para cá tenho vindo a engordar. No meu caso consegui atingir o peso que tanto queria à anos por isso agora é tentar não ultrapassar

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    1. Tenho a certeza que serás bem sucedida em manter o teu peso ideal :).

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  4. Não é fácil. Eu próprio consegui atingir um peso saudável, de forma gradual e sem prejudicar a minha saúde, mas depois de um acontecimento extremamente emocional voltei a engordar tudo... Agora é fazer tudo de novo.

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    1. O que importa é ter motivação e garantir que, desta vez, não voltas a engordar tudo :).

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  5. A mim aconteceu-me entre o 10 e 0 11º ano ter engordado mais ou menos 8 kilos! Comecei a fazer mais exercício e em meio ano perdi 12kgs :)

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

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