"". Life of Cherry: Como evitar o stress durante esta época festiva !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

4.12.16

Como evitar o stress durante esta época festiva


É oficial: a loucura do Natal e das festas está instalada. Já existem iluminações de Natal pelas ruas, as montras estão repletas de coisas alusivas ao Natal, os centros comerciais estão repletos de gente a andar de um lado para o outro,...  Esta loucura toda já está a acontecer desde finais de Outubro ( cada vez começam mais cedo), mas agora está na sua força máxima!

Por muito que gostemos desta época, pode ser muito stressante e cansativo. Nesta época, surgem-nos mil e um convites para tudo e mais alguma coisa, começamos a fazer as compras de Natal, talvez a planear viagens... E, no meio disto, tudo, acabamos por ficar stressados com tantas coisas a acontecer ao mesmo tempo.

Como evitar o stress e aproveitar melhor esta época?


1. Não digas "sim" a tudo: No início de dezembro, começam a surgir convites, festas e eventos de tudo e mais alguma coisa. Aparecem convites de jantares de natal com vários grupos de amigos, jantares de natal dos colegas de trabalho, saídas à noite,... Pensa muito bem antes de aceitares um convite, pensa se vale mesmo a pena ir a esse jantar ou a essa festa, ou se, pelo contrário, vai sobrecarregar muito o teu horário. O mesmo se aplica a outras situações mais simples, como decorar ou não a casa toda, que compras fazer,... Não te atires a tudo de cabeça, pensa muito bem antes de dizer " sim" a algo.

2. Escreve na tua agenda todas as festas/eventos a que vais: Embora muita gente se sinta grata por ter uma vida social ativa, com bastantes eventos pelo meio, pode ser um pouco avassalador e até esgotante tentar conciliar isso tudo com a vida profissional e familiar. Por isso, é muito importante que escrevas todos eventos a que vais, para que te possas organizar com antecedência e fazer todos os teus afazares antes das datas previstas.

3. Reserva sempre um tempinho livre para ti: É muito importante que, durante estas semanas mais ocupadas, continues a ter umas horas livres só para ti, para descansares e cuidares de ti. Se alguém te fizer um convite para algo durante essas horas que reservaste para ti, por muito que te custe, rejeita, diz que tens algo mais importante para fazer. Nunca te esqueças de reservar tempo para ti próprio/a ( lê: 10 benefícios de passar tempo sozinho/a)

4. Faz as compras de Natal com antecedência: Não deixes as compras dos presentes e decorações de Natal para a véspera. Nos dias que antecedem o Natal, os supermercados e centros comerciais são a loucura! Então na véspera de Natal nem se fala! Faz uma lista dos presentes que queres oferecer às pessoas, daquilo que precisas de comprar de decorações e para a ceia de Natal, e compra tudo com antecedência, para andares mais calmo/a perto do Natal.

5. Mantêm-te fiel ao teu orçamento: Esta é muito importante, uma vez que é nesta altura do ano em que as pessoas se endividam mais. Gastar demasiado dinheiro no Natal só aumenta o teu stress e preocupações. Cria um orçamento e nunca o ultrapasses.

6. Nos preparativos de Natal em casa, distribui as tarefas: Há muitas pessoas que gostam de se armar em super-homens ou super-mulheres no Natal, e querem organizar tudo sozinhos! Por muito que queiras, não consegues fazer todas as compras, todas as decorações, e todos os bolos sozinho/a! Mesmo que consigas, acabas por ficar muito stressado/a e cansado/a, e não é assim que é suposto sentirmo-nos no Natal. Distribui as tarefas por vários membros da tua família. Por exemplo, tu ficas encarregue de algumas compras de Natal e de alguns bolos, outro familiar de outra parte dos bolos e do resto das compras, outra pessoa pões as decorações pela casa  com ajuda de outros elementos...

7. Mantêm vivo o espírito natalício: No meio de tantos afazeres, por vezes esquecemo-nos de apreciar esta época tão mágica. Ouve músicas de Natal, deixa-te encantar pelas iluminações e decorações de Natal, expressa gratidão por estares mais um ano com a tua família...

8. Na véspera e no dia de Natal, aprecia o tempo que estás com a tua família: Porque, mais importante que as prendas, o Natal significa tempo passado em família.

9. Lembra-te de quem é mais importante: No meio de tantos eventos e afazeres, por vezes esquecemo-nos de pensar em quem é mais importante. Esta época de festas significa passar muito tempo com pessoas, mas certifica-te que estás a passar o teu tempo com as pessoas mais importantes para ti.

10. Diverte-te: O que quer que estejas a fazer, certifica-te que te estás a divertir. Dezembro é sempre uma época tão mágica e cheia de festas, por isso, aproveita, e entra em 2017 em força!


Boas festas a todos!

9 comentários:

  1. Dicas extremamente úteis!!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Ótimas dicas, gostei imenso e tens toda a razão :)

    ResponderEliminar
  3. oh adorei as dicas :)
    por acaso este ano o espírito natalício ainda não teve efeito nenhum em mim e por isso ainda não estou a sofrer desse stress mas sei que mais tarde ou mais cedo ele vai chegar ;)
    sem dúvida que concordo com tudo
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :).
      Tenta ouvir umas músicas de natal, fazer umas decorações de natal ou, se puderes, participar em ações de solidariedade, que ocorrem muito nesta época :). Talvez ajude :).

      Eliminar
  4. Essas dicas vão ajudar me imenso. Já no ano passado entrei em stress por causa das prendas... deixe tudo para a última e depois não conseguia pensar no que havia de dar. Mas para e este ano fiz uma lista do que vou dar para cada um.
    Beijinhos

    Ana & The Blog

    ResponderEliminar