!-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

5 maneiras para lidar com pessoas que te interrompem


Se há coisa que eu mais odeio quando estou a conversar com alguém ou com um grupo de pessoas é ser interrompida. Faz-me sentir ignorada, desinteressante e menos importante do que a pessoa que me interrompeu. E nunca nos deveríamos sentir assim, pois não?

Todos nós já nos cruzamos com pessoas que nos interrompem em algum ponto das nossas vidas. Pode ter sido em jantares de família ou amigos, saídas à noite, uma reunião, colegas de trabalho, ou até mesmo no meio de uma apresentação com mais quatro colegas... Todos nós conhecemos esta sensação horrível de não se acabar o que se queria dizer e raiva pela pessoa que nos interrompeu.

Como lidar com a situação? Cada caso é um caso, por isso decidi partilhar 5 maneiras para lidar com pessoas que interrompem as nossas conversas.


1. Continua a conversar: Às vezes, as pessoa que está a falar contigo interrompe-te, e depois fala e fala, fala,... Parece que nunca mais se vai calar! Porque não usar a mesma táctica? A melhor maneira de impedires que a pessoa com quem estás a falar te interrompa é continuares a falar, para passares a ideia de que te recusas a ser interrompido/a. Se não quiseres parecer rude, diz " espera um pouco" ou " um momento" e acaba o teu raciocínio. Esta estratégia não resulta sempre, eu sei, há pessoas que nem assim, mas pode ser que resulte, não custa tentar.

2. Se tiveres em grupo, começa a conversar com os outros elementos: Quando um elemento do grupo te interrompe, insiste em continuar a tua conversa com os outros amigos/colegas do teu grupo. Estavas a falar, e por isso tens todo o direito de acabar o que estavas a dizer. É importante que não faças uma pausa naquilo que estavas a dizer, senão a atenção do teu grupo vai direcionar-se para a pessoa que te interrompeu.

3. Diz diretamente que não gostas de ser interrompido/a:  Se nenhum dos outros pontos resultou, diz diretamente à pessoa que não estás a gostar que ela te interrompa a conversa. Há pessoas que só percebem através de frontalidade, por isso sê direto/a para a pessoa e diz-lhe que estás a ficar incomodada. Pode parecer um pouco rude e até agressivo, mas às vezes é a única maneira.

4. Não te incomodes com a interrupção:  Há pessoas que estão sempre a interromper os outros e só querem ser elas a falar, por isso para quê irritares-te e chateares-te com elas? Deixa-as falar e, nas vezes seguintes, nem sequer te dês ao trabalho de falares com elas. Há pessoas com quem não vale a pena perderes o tempo tempo.

5. Nem sempre as interrupções são más: Por vezes, a pessoa com quem estás a falar raramente te interrompe, e só te interrompeu para dizer uma ideia a propósito do teu raciocínio. Outras vezes, uma pessoa interromper-te pode ser uma excelente oportunidade para debaterem o tema que estão abordar. Nem sempre as interrupções precisam de ser vistas de forma negativa. As interrupções podem ser boas e podem estimular  uma conversa mais interessante.


E vocês? Como é que lidam com pessoas que vos interrompem?
 photo assinatura_zpsrhqg6p3f.png

27 comentários:

  1. Tenho uma amiga que é assim. Interrompe as conversas e começa a falar sobre ela. Consegue ser tão irritante!
    Beijinhos*
    Confissões de uma Pecadora

    ResponderEliminar
  2. É tão irritante quando estás com alguém que faz isso constantemente!!!

    ResponderEliminar
  3. Depende dos dias, há dias que respiro fundo e deixo a pessoa falar, mas quando se cala continuo o meu raciocínio xD mas há outros que tenho mesmo que dizer para me deixar acabar, porque senão eu começo a levantar a voz para falar por cima e eu não gosto nada de mim quando começo a levantar a voz xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também dependo dos casos, há pessoas que abusam muito.

      Eliminar
  4. Engraçado eu n gosto de ser interrompida, mas odeio é mesmo ter de interromper porque fico a morrer de curiosidade a pensar "o que será que ele/ela ia dizer a seguir?" :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu também odeio mesmo interromper, por isso e por ser uma falta de respeito.

      Eliminar
  5. Como te entendo! Não gosto nada de ser interrompida, sinto-sinto-me precisamente como disseste

    ResponderEliminar
  6. Eu tenho essa tendência e sei que nem sempre é por mal. No meu caso, é mesmo por falta de competências sociais :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes, há pessoas que fazem isso e nem se apercebem, é como um mau hábito. É um hábito que tens de mudar.

      Eliminar
    2. Nah, prefiro lidar com pessoas que não se incomodem com isso do que ter que me policiar para não ferir suscetibilidades.

      Eliminar
  7. Embora dentro do meu grupo de amigos há sempre um ou outro que me interrompa, nunca é de propósito ou, então, tem sempre alguma coisa em comum com o que estávamos a falar. Mas nem sempre é assim. Às tantas, quando sou interrompida, simplesmente calo-me e deixo-os falarem. E por ser interrompida tantas vezes, fui criando esse hábito de não falar de todo. Portanto, quando as pessoas me dizem que sou calada, rio-me sempre um pouco; eu não sou calada, sou é interrompida tantas vezes que, às vezes, não vale a pena falar de todo.
    No entanto, quando sou pessoas com as quais já tenho alguma confiança, a situação torna-se um pouco agressiva porque, segundo eles, o meu olhar fulmina. Mas passado um bocado, está tudo bem e continuamos a nossa conversa como se nada fosse.
    O que me chateia nem é tanto o facto de ser interrompida, até porque, como disseste, nem todas as interrupções são más; mas a maneira como alguém consegue ser tão descortês perante o outro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como no meu grupo.
      Há certas situações em que mais vale nem falar, mas é mau quando estás sempre a fazer isso. Tens direito a falar como toda a gente, não te devias retrair tanto...

      Eliminar
  8. Por vezes faço isso mas apercebo-me e peço desculpa.
    Mas uma coisa que eu odeio mesmo, é quando começo a falar e interrompem e eu volto a começar a falar e ninguém me liga nenhuma. Calo-me e pronto, não estou para estar sempre a dizer o mesmo na esperança que me ouçam nem para me chatear!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu, quando o faço, também peço desculpa.

      Eliminar
  9. Geralmente eu alerto logo a pessoa quando esta me interrompe , ou deixo ela falar durante um tempo mas se ela não se calar começo logo com " sim, e como eu estava a dizer " e tento falar rapidamente mas de maneira que se faça entender para que a pessoa nem tenha oportunidade de falar. Geralmente com esse tipo de pessoas é quase uma corrida contra o tempo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso também é um bom truque para retomar a tua conversa. Mesmo!

      Eliminar
  10. Eu acho mesmo irritante e passo-me, digo sempre : " Eu estava a falar". Mas também existem as exceções como falaste, alguém interromper o nosso discurso para nos ajudar no raciocínio, aí já gosto mais :)

    ResponderEliminar
  11. Acontece-me muitas vezes! Vou tentar usar as tuas dicas.

    ResponderEliminar
  12. Respostas
    1. O importante é que te apercebas disso, acontece a todos...

      Eliminar
  13. Excelentes dicas, mas é como dizes, há pessoas que nem assim.

    ResponderEliminar
  14. Odeio que me façam isto. Aliás só me lembro de uma pessoa que me faz isto e por norma nem estou a falar com ela. Ela simplesmente decide falar com a pessoa com quem estou a falar e interrompe-me. Começo logo a respirar fundo para não me saltar a tampa. É uma falta de educação.

    ResponderEliminar