"". Life of Cherry: 5 dicas simples para te sentires mais controlo sobre a tua vida !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

12.10.16

5 dicas simples para te sentires mais controlo sobre a tua vida


Já sentiram que não têm controlo sobre aquilo que acontece na vossa vida? Já se sentiram no meio do caos e sem controlo nenhum sobre os problemas que vos aparecem à frente? Bem, eu já, e é realmente uma sensação de impotência e fraqueza ver o controlo da nossa vida a fugir-nos pelas mãos.

Embora haja sempre coisas que não podemos controlar na nossa vida ( e quero realçar que este post não vos ajudará a ter controlo sobre essas coisas), existem sempre coisas que podemos controlar. A sensação de que não temos controlo sobre a nossa vida é, frequentemente, resultante da desorganização e falta de motivação, coisas que podem ser combatidas com simples dicas como as que vou dar hoje.


1. Planeia, planeia, planeia: Uma das coisas que pode ajudar-te a ganhar muito mais controlo sobre a tua vida é planeares tudo o que puderes, os teus objetivos, planos, compromissos a curto, a médio e até a longo prazo.... Se ainda não tens uma agenda, está na altura de comprar uma se quiseres ter mais controlo sobre a tua vida. Quando era mais nova, desvalorizava muito a importância da agenda, mas agora esta tem sido a minha melhor amiga e tem acompanhado-me em todos os passos que dou em termos escolares e até pessoais.

2. Tem tudo arrumado e organizado: Quando temos a casa toda desarrumada e desorganizada, é muito fácil sentirmo-nos perdidos e sem controlo sobre a nossa vida, porque estamos sempre a perder coisas e a tentar entendermo-nos no meio do caos. É muito importante seres organizado/a, nem imagina o tempo que poupas e o controlo que ganhas com isso.

3. Pede ajuda: Muitos de nós têm dificuldade em pedir ajuda, seja por questões de orgulho, vergonha ou medo. Na verdade, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não pedir ajuda pode ser mesmo autodestrutivo. Não há mal nenhum em pedir ajuda a alguém quando não se consegue executar todas as tarefas pendentes, quando precisamos de ajuda para resolver um problema ou simplesmente quando precisamos de outro ponto de vista diferente para tomar uma decisão.

4. Faz um horário do teu dia ( e inclui nesse horário tempo livre): Muitas pessoas passam a vida a dizer " não tenho tempo para nada, não consigo cumprir todas as tarefas que preciso de cumprir num dia..." mas vai-se a ver e o que lhes falta a essas pessoas não é tempo, mas sim organização, pois não estão a fazer uma gestão correta do seu tempo. A melhor maneira de garantires que consegues fazer todas as tarefas a que te propões num dia é criares um horário, tal como tens um horário escolar ou do trabalho. Mas, atenção, não sobrecarregues o teu horário nem queiras fazer mais do que aquilo que é humanamente possível, lembra-te de deixares algumas horas livres no teu dia para te divertires e descontraíres, e dedicares-te ao que mais gostas.

5. Livra-te dos desperdícios( no sentido literal e figurativo): Não é possível sentires-te motivado/a se tiveres a tua casa ou local de trabalho cheia de lixo, por isso livra-te de todas as coisas que já não usas, papéis,etc. Num sentido mais figurativo, deixa de desperdiçar tempo em coisas que não te interessam, não te tornam mais produtivo/a, nem te divertem. Assim, terás mais tempo para trabalhares de forma produtiva e fazeres o que realmente gostas.


E vocês? O que fazem para ter mais controlo sobre a vossa vida?

14 comentários:

  1. Oh Cherry, que 5 pontos tão importantes. É pena mesmo que às vezes os desvalorizemos tanto, pois, se os tivéssemos sempre em conta, seríamos muito mais felizes. Este ano foi a primeira vez que comecei a planear os meus dias com horários e tudo, de facto, sinto um pouco mais de controlo na minha vida, mesmo assim...
    Quanto à organização, concordo plenamente, dou-me bem com o caos, mas reconheço os meus limites e, por vezes, tenho de dizer «basta!» e arrumar tudo à minha volta.
    Sei que tenho andado silenciosa por estes lados, porém, tenho lido todos os teus posts e adorado cada linha. Não me esqueci de ti, prometo. Sabes bem que uso o teu blogue como uma outra casa, onde me entretenho e passo tempo, onde venho em busca de conselhos e dicas.
    Um beijinho muito grande e continua pelo menos no controlo deste cantinho como só tu sabes fazer :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, é mesmo uma pena... Ainda bem que te estás a controlar mais a tua vida, isso é mesmo bom, assumirmos controlo da nossa vida :).
      Oh, agora deixaste-me sem palavras <3. Fico mesmo feliz por leres o meu blog ( estás perdoada em relação aos comentários, eu às vezes também leio blogs mas não os comento xD). Espero que o blog te continue a agradar :).

      Continuarei durante muito tempo, do que depender de mim :).E tu continua no controlo do teu cantinho, um cantinho que gosto cada vez mais de ler :).

      Eliminar
  2. Boas dicas, eu pratico a maioria delas pois adoro andar sempre super organizada.
    beijinhos
    http://eyeelement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Excelentes dicas mesmo, identifiquei-me bastante :)

    ResponderEliminar
  4. Concordo contigo. Há coisas que não conseguimos controlar, porém, há outras que sim. Boas dicas essas ;)

    ResponderEliminar
  5. São 5 pontos de extrema importância. Sempre uma pessoa de controlo no que respeita às coisas que tenho de fazer e os compromissos, daí andar sempre com agendas para trás e para frente :P
    Uma coisa que ando a tentar melhorar é a arrumação da casa e do meu quarto, o sitio onde passo mais tempo
    Adorei :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, se passas muito tempo no teu quarto, devias investir nisso, em arrumar mais e melhor :).
      Obrigada : ).

      Eliminar
  6. Pedir ajuda foi o ponto que me chamou mais a atenção porque na semana passada pude comprovar o quão espetaculares são os meus colegas, no que toca à partilha de informações. Tive de faltar a uma aula de Matemática, pois não me estava a sentir lá muito bem, e sabendo que era uma aula prática, digamos que eu estava lixada. Acontece que com um pouco de esforço da minha parte, e a ajuda dos meus colegas (pois até chegar ao dia em que veria a professora, nada avançaria), consegui adiantar aquilo que não fiz. E tem sido incrível observar como é que algo tão simples, nos pode ajudar a sermos mais orientados!!
    De resto, tens aqui uma excelente lista! Parabéns!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que os teus colegas te ajudaram, é prova que pedir ajuda não custa e pode mesmo ajudar-nos bastante. Fico feliz por saber que conseguiste recuperar e acompanhar a matéria :).
      Muito obrigada :).

      Eliminar