"". Life of Cherry: Como te preparares para o primeiro dia de aulas !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

6.9.16

Como te preparares para o primeiro dia de aulas



Falta pouco mais de dois dias para o arranque oficial do ano letivo e, consequentemente, para o primeiro dia de aulas de muitos estudantes.

O primeiro dia de aulas pode ser um pouco stressante. Mesmo que estejamos na mesma escola, há sempre aquela preocupação de se haverão novos alunos a entrar na nossa turma, se os nossos professores serão os mesmos, se as matérias serão mais difíceis.... Quando nos mudamos para uma escola nova, ou entramos mesmo numa nova etapa ( Secundário ou Universidade), então ainda é mais stressante.

Para não te sentires tão stressado/a com o primeiro dia de aulas, convém começares-te a preparar já. Sim, eu sei que é chato gastarmos os nossos últimos dias de férias a prepararmo-nos para o ano letivo, mas acredita que te vai ajudar a sentires-te muito mais confiante e vais entrar com o pé direito neste novo ano.


1. Começa a acordar cedo: Se és daquelas pessoas que, como eu, já tem o hábito de deitar-se e acordar cedo, mesmo nas férias, então avança este ponto, porque não irás ter problemas com isto. No entanto, se és daquelas que se deita às 3 da manhã nas férias, e acorda à hora de almoço, é melhor começares a deitar-te mais cedo agora. O teu organismo demora algum tempo a adaptar-se a um horário de sono, por isso se esperares pela primeira semana de aulas para endireitar esse horário, vais ter sono essa semana inteira ( lê Como Acordar Cedo sem Problemas, talvez te ajude nesta tarefa).

2. Compra o teu material escolar: Eu tenho uma tradição que é, todos os anos, na última/primeira semana de setembro, ir à Stapples comprar todo o material que necessito para o ano letivo. Embora agora esteja na universidade e necessite de menos material escolar, continuo a manter esta tradição, porque não há nada como o cheiro de novos cadernos. Faz uma lista de todo o material que precisas , para te certificares que não te falta nada para as aulas e para o estudo. Esta lista que fiz o ano passado poderá ser-te útil, caso estejas no Básico ou no Secundário.

3. Se fores para uma escola/ universidade nova, visita-a: Se fores para uma escola ou universidade nova, visita-a e tenta encontrar as salas de aula, a cantina, o bar, a secretaria... Se souberes guiar-te pelo espaço que te irá receber no novo ano letivo, poupas muito stress no primeiro dia de aulas e já não andas tão perdido/a ( a não ser, claro, que entres numa universidade com um campus enorme como o meu, onde todas as faculdades estão juntas. Aí, desejo-te boa sorte, eheheh).

4. Certifica-te que fizeste todas as incrições e preencheste toda a papelada: Isto é mais importante na universidade. No Básico/Secundário, pouco mais tens que fazer para além das matrículas, mas na universidade podes querer candidatar-te a bolsas ( e candidatares-te a bolsas dá imenso trabalho, para não falar da papelada enorme que tens que preencher e dos comprovativos que tens de entregar), se queres fazer ser sócio/a da associação de estudantes,...

5. Faz uma limpeza a fundo e decora teu quarto e/ou local de estudo: Antes das aulas começarem aproveita para limpar o teu quarto e o local onde estudas ( se o teu local de estudo for no quarto, melhor, poupas trabalho a limpar). Se tiveres oportunidade para tal e o quiseres, podes aproveitar para renovar o teu espaço de estudo ou simplesmente decorar a secretária a teu gosto, colocar os materiais que compras no sítio e deitar fora o que já não está em condições.

6. Prepara o teu look de primeiro dia de aulas e a tua mala/mochila: Claro, como não podia deixar de ser, não te podes esquecer dos preparativos da noite anterior. Não te esqueças de preparar a mochila/mala com todo o material que precisas ( no primeiro dia, normalmente, só é necessário levar um estojo e um caderno). E prepara o look no dia anterior, para não andares a stressar de manhã com a roupa que vais vestir.


Espero que tenham gostado das dicas.

E vocês? Como é que se preparam para o primeiro dia de aulas?

18 comentários:

  1. O meu horário de sono já está preparado para o horário da escola ahaha mas já sei que na noite anterior à escola não vou conseguir adormecer, porque vou estar super-hiper-mega nervosa, porque vou para o Secundário.
    Adorooo comprar novo material escolar, quem me dera que aqui na Madeira houvesse essa loja.
    Foram boas dicas ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahhah, isso é tão eu quando enfrento mudanças xD. Boa sorte, vais ver que vai correr tudo bem.
      Não há aí? Não sabia...
      Eu também adoro!
      Obrigada :).

      Eliminar
    2. Parece que temos algumas coisas em comum :) Eu espero bem que sim!

      Eliminar
  2. Ótimas dicas! :)
    Ainda hoje referi que tinha que começar a adaptar o meu horário à nova rotina... ainda por cima sou uma pessoa díficil de se levantar cedo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :).
      O meu post de como acordar cedo, cujo o link está neste post, talvez te ajude :).

      Eliminar
  3. Eu já tenho vindo a acordar cedo nestas últimas duas semanas pois já falta muito pouco para voltar à rotina :) Mas há sempre um friozinho, uns nervos danados, até porque vou entrar para a faculdade :)

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes muito bem :).
      É normal, eu também me senti assim antes de entrar para a faculdade,mas depois vês que tu corre bem e ficas mais calma.

      Eliminar
  4. No meu tempo, Por esta altura estava tão ansiosa que tinha o meu sono completamente desregulado. Chegava a ter muitas insonias... Mas só custa ao início ;)
    http://amiudasempreaandar.blogspot.pt/2016/09/youtube20160905-as-melhores-recordacoes.html?m=0

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nunca me custou muito. Só me custou o ano passado, que me andava a deitar às 4 h da manha e, quando fui para as aulas, demorei duas semanas a endireitar o meu horário de sono.
      Mas este ano o meu horário de deitar não foi muito diferente do meu horário normal de aulas, portanto acho que não terei problemas em adaptar-me :).

      Eliminar
  5. adorei as dicas, sigo religiosamente a número 5, 6 e 2, e também faço sempre questão de ir a staples comprar o meu material
    este ano quase que não comprei nada porque ainda não sei o que vou precisar :c
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ainda não comprei este ano, ao contrário dos outros em que compro material na última semana de agosto ou primeira de setembro, mas também não vou comprar muito material.

      Eliminar
  6. Olá Cherry! Dicas muito boas! Já somos duas, também adoro ir comprar o material escolar! Ter aquela sensação de ter material novo, limpinho é ótimo! Eu Eu também não sou uma pessoa que normalmente acorda tarde, mas mesmo assim não acordo às horas que tenho que acordar nas aulas.
    Beijinhos

    O Planeta da Inês

    ResponderEliminar
  7. Óptimas dicas :)
    Estou a seguir-te *

    ResponderEliminar
  8. Olá Cherry, tudo bem? :)
    Este post tem realmente as melhores dicas que se pode dar para um primeiro dia de aulas, embora seja difícil acordar cedo! hahaha Adorei o teu artigo, está super completo mesmo, vou seguir essas dicas e tenho a certeza que tudo vai correr bem, admito que estou super nervosa para o primeiro dia de aulas.
    Beijo ♥
    Alexandra's World

    *Se quiseres passar no meu blog também, tenho um post novo e ficarei muito grata!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada :).
      É normal, há sempre aquele nervosinho miudinho, mas depois passa.
      Quando puder vou ler esse post :).

      Eliminar