"". Life of Cherry: Como manter o teu e-mail limpo e organizado !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

29.9.16

Como manter o teu e-mail limpo e organizado


Hoje em dia, o e-mail é uma parte muito importante das nossas vidas. Todas as pessoas têm, pelo menos, uma conta e-mail, que pode ser utilizada para as mais variadas funções: trabalho, universidade, blog, contacto com os amigos...

No entanto, estar sempre a verificar novos mails pode ser uma tarefa esgotante, sobretudo se a tua conta está repleta de 172920309 deles. Quantos mais mails acumulas menos vontade tens de verificar quando aparecem novos, e isso torna-se num ciclo viciante, podendo causar também o bloqueio da tua conta por excesso de mails.

Para evitares a acumulação de tantos mails e manter a tua caixa de correio limpa, existem certas coisas que podes fazer, e é exatamente sobre isso que vou falar hoje.


1. Cancela subscrições: Ao longo do tempo, todos nós temos tendência a seguir vários newsletters  e marcas que, muitas vezes, nem nos interessam muito, e que nos enchem o e-mail de spam e publicidade. O primeiro passo para teres uma conta de correio eletrónico mais limpa é cancelar todas essas subscrições. Consegues reduzir logo 30 % dos mails que recebes.

2. Sê generoso/a na eliminação de mails: Vou ser sincera, eu sou aquele tipo de pessoas que gosta de guardar todos, mas mesmo todos os mails que recebo, porque ou quero guardá-los como recordação, ou acho que vou precisar deles no futuro. Fiz isto durante algum tempo, mas depois comecei a perceber que estava a ficar com a minha conta muito cheia, e já não me entendia no meio de tanta confusão! Por isso, tive que começar a eliminar muitos, bastantes até, mails. Portanto, o meu conselho é eliminares mesmo o maior número de mails possível, e desprenderes-te desses sentimentos em relação a eles. Mas atenção, não cliques no botão de eliminar tudo de uma vez, embora ao início sintas um alívio súbito por teres a tua caixa de correio a zeros, depois vais sentir muito pânico por não saber ao certo o que eliminaste. Elimina muito, sim, mas sempre vendo o que estás a eliminar, porque há sempre aqueles mails que são mesmo importantes.

3. Cria um e-mail para todas as tuas redes sociais: Vamos ser sinceros, grande parte da culpa dos nossas caixas de correio estarem cheias é das redes sociais. A sério, só o facebook manda-me para aí 100 mails por dia! É difícil ver os mails realmente importantes, quando tu só recebes os das redes sociais. Como resolver este problema? Certamente que não queremos fazer o ponto 1, porque até dá jeito ler as mensagens do Facebook no e-mail, por exemplo, quando não queremos que apareça o aviso de lido ou para estarmos mais atentos a essas mensagens. Portanto, a minha sugestão é criares uma nova conta de e-mail exclusiva para as redes sociais. Os smartphones, hoje em dia, permitem-te teres duas contas abertas, por podes verificar mails das duas contas.

4. Cria categorias para os mails mais importantes: Pensa nos mails mais importantes que recebes, como os da universidade ou do trabalho, das finanças,... Cria pastas dentro da tua conta com nomes como " finanças", " universidade" ou "trabalho", para ser mais fácil de verificares se existem novos mails desses.

5. Não precisas de ter o e-mail literalmente a zeros: Não precisas de realizar estes passos todos, para ficares literalmente com a tua conta de correio eletrônica vazia. O importante é teres a tua conta limpa e organizada, para certificares-te que lês sempre os mails que são importantes para ti.


E vocês? Como mantêm o vosso e-mail limpo?


16 comentários:

  1. O meu está sempre limpo ;) tenho pânico a contas de mail cheias.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu antes era uma desgraça, estava cheio de mails, mas agora já tenho mais cuidado.

      Eliminar
  2. ótimas dicas :)
    beijinhos
    http://eyeelement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Se há coisa que me tira do sério é passar dias sem ir ao email e depois ter montes de lixo para filtrar -.-''
    Felizmente deixei de me preocupar com o que lá vai parar e mando para o lixo tudo o que não me interessa. Quanto a subscrições eheh eu tenho algumas (muitas) que já nem passo cartão xD

    let's do nothing today

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu antes descuidava-me, e cheguei a um ponto de ter mais de 2000 mails não lidos. Há uns tempos atrás, fiz uma limpeza geral naquilo, com as dicas que fiz no post, e agora a situação até está controlada.
      Eu agora já não subscrevo a nada, da última vez que o fiz quase que me iam entupindo de mails xD.

      Eliminar
    2. Uma vez subscrevi o The Daily Mutts e arrependi-me logo! Fui invadida de tal maneira :o

      Eliminar
  4. Tenho tantos emails acumulados, a maior parte lixo. Um dia tenho que me dedicar à limpeza.
    Beijinho* Confissões de uma Pecadora by Valentina

    ResponderEliminar
  5. Eu entro logo em parafuso quando tenho uns 20 emails por ler ahahahah Se há coisa que gosto de ter "em dia" e organizada é precisamente o email.

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não, mas a certa altura comecei a passar-me com o meu mail, com tantos mails por ler xD, tive mesmo que fazer uma limpeza!

      Eliminar
  6. Estou mesmo a precisar de seguir alguns destes passos até porque os meus e.mails estão um caos com tanta 'porcaria' que recebo lá!

    Beijinhos, Hellen ❤
    http://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Eu sou muito complicada nisto. Tenho, neste momento, três e-mails. Um da escola, e esse tenho que o ter organizado, porque é a partir do mesmo que o coordenador de curso entra em contacto comigo para passar recados para os meus colegas (sou representante do meu ano). No mesmo e-mail também recebo e-mails importantes relativamente a mudanças da escola e propostas de emprego. O meu segundo e-mail é uma confusão autêntica, vai parar lá tudo do facebook. O terceiro é o do blogue, mas como se encontra organizado, tem sido considerado como o meu e-mail pessoal também :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho três e-mails neste momento, um para o blog, outro pessoal, e outro onde vai parar as cenas todas do facebook.

      Eliminar
  8. Consulto todos os dias por isso vou mantendo limpo!

    ResponderEliminar
  9. Eu apago tudo o que já não interessa. Apenas ficam por lá e-mails que estão a aguardar alguma coisa - que eu tome alguma acção, que alguém responda com alguma informação, ou reservas de voos que ainda não fiz, por exemplo. De resto, assim que tenha sido lido e processado, vai para o lixo. Tento receber o mínimo de e-mails possível, por isso não tenho tantas newsletters assim, só mesmo daquelas coisas que me interessam e que sei que vou gostar de ler (e que não leria de outra forma). Em relação às redes sociais, tenho muita poucas, e das que tenho desactivei todos os envios de e-mail (menos de comentários no blog). Eu gosto de ter duas contas separadas: uma pessoal e uma para o trabalho/faculdade. Mas se por acaso alguém da faculdade me enviar, por engano, um e-mail para o pessoal, tenho um filtro que automaticamente coloca uma etiqueta a dizer "Faculdade" naquele e-mail. É muito prático, porque mesmo sem ver os e-mails, já sei de que contexto de trata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu devia ter sido organizada da tua forma desde o início. Tinha poupado um trabalhão enorme a limpar a caixa de correio!
      Estou a ver que já és muito organizada :). Separar o mail do pessoal da faculdade também é uma ideia muito boa.

      Eliminar