"". Life of Cherry: 7 razões pelas quais estás a falhar na produtividade !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

20.9.16

7 razões pelas quais estás a falhar na produtividade


Já alguma vez te aconteceu passar horas e horas sentado/a em frente à secretária, e teres a sensação de que não fizeste quase nada nessas horas? Pois, também já me aconteceu.

Quando era mais nova, eu era uma pessoa extremamente preguiçosa. A sério, eu passava horas e horas a ver filmes em vez de estudar ( felizmente, só fiz isso até ao 9 º ano, e só não acabei com o mau hábito mais cedo porque tinha boas notas, mesmo estudando pouco). Contudo, com o passar dos anos, comecei a aperceber-me das consequências que a minha falta de produtividade podia ter no meu futuro e, por isso meti mãos à obra. Pesquisei mais sobre o assunto, inventei novas formas de me organizar, e agora orgulho-me de dizer que sou muito mais produtiva do que antes.

Uma das coisas que fez parte deste meu processo de melhoramento pessoal foi perceber quais eram as razões pelas quais eu não estava a ser tão produtiva como desejaria, e descobri que estas razões podem estar a impedir muitas pessoas de serem produtivas.


1. Estás esgotado/a: Uma das principais razões que leva as pessoas a serem pouco produtivas é o facto de estarem esgotadas. Pode ser por estarem a dormir pouco/mal, estarem numa dieta muito restritiva em que comem pouco, alimentarem-se mal ( só comem "porcarias"), estarem mentalmente esgotados... Quando estás esgotado/a, e continuas em insistir em fazer todas as tuas tarefas, na verdade não estás a ser produtivo/a, estás a trabalhar em modo " burnout". Quando te sentires a entrar nesse estado, mais vale tirar um dia de folga, e ir passear, estar com a família e amigos, ou fazer o que gostas. Se o problema for físico, como não teres dormido nada, mais vale descansar e deitar-te mais cedo nesse dia, para acordares cheio/a de energia no dia a seguir.

2. Estás distraído/a: Outra das grandes razões que levam as pessoas a falharem na produtividade é estarem distraídas. Hoje em dia vivemos num mundo cada vez mais digital, e se muitas vezes este trabalha em nosso benefício, outras vezes este trabalha como uma grande distração. Muitos de nós já disseram " hoje vou ter uma tarde bastante produtiva, mas vou só 5 min ao telemóvel" e, quando damos conta, já vimos o feed todo do facebook, do Instagram, Bloglovin, Snapchat, e ainda tivemos tempo para ver vídeos de bebés a rir no Youtube. Às vezes, parece que tudo nos distrai. Isto acontece principalmente quando temos tarefas muito difíceis para cumprir, e para não as ter que enfrentar logo, vamos adiando as coisas e distraímo-nos com o que podemos.

3. Fazes muitas desculpas: Nunca conseguirás fazer as tuas tarefas se tiveres sempre a dizer " é demasiado difícil", " estou demasiado cansado/a para isto " ou " não tenho capacidades para isto". Obviamente que, como referi no ponto 1, há dias em que te sentes mesmo cansado/a ou esgotado/a, mas nos outros dias tens que dar o máximo nas tuas tarefas e não inventar desculpas. E não, não digas que estás a ser realista, tens de acreditar que tens capacidades, e que se ainda não as tens, vais arranjar maneira de as ter.

4. Não tens sentido de " urgência": Já reparaste que as pessoas mais produtivas são aquelas que não descansam enquanto não tiverem tudo feito? Uma das razões pelas quais podes estar a falhar é por não teres esse sentido de urgência, estares no espírito de " adiar para amanhã o que podes fazer hoje". Se tiveres um desejo de fazer as coisas, mas não tiveres pressa para as fazeres, estares sempre a adiá-las, é provável que nunca as faças.

5. Tu achas que a produtividade tem a ver com inteligência, talentos ou dádivas de Deus: Ao contrário da crença popular, os líderes e pessoas bem-sucedidas não nascem assim, muitas vezes nascem como meros cidadãos normais, que estão na estaca zero, e têm de trabalhar no duro para chegar até ao topo. Embora a inteligência ou talentos naturais possam ajudar bastante, é possível chegares longe se tiveres curiosidade, persistência e vontade de trabalhar e aprender.

6. Não és organizado/a e recusas-te a ter ajuda para isso: Na minha opinião, a produtividade está diretamente relacionada com a organização. Não acredito naqueles estudos que dizem que as pessoas mais desorganizadas são as mais inteligentes ou que têm melhores ideias... Há pessoas que, de facto, se conseguem organizar no meio do caos, mas a maior parte precisa da organização para ser produtiva. Os minutos que perdes a procurar uma caneta ou um documento são minutos em que poderias estar a trabalhar e a avançar nas tuas tarefas. Se não és uma pessoa organizada, há vários artigos na net que te podem ajudar. Podes também pedir ajuda a um amigo organizado, que te dê uma mãozinha ou que te ensine os truques dele.

7. Não tens objetivos bem definidos e/ou um plano para os atingir: Muita gente faz objetivos que até parecem promissores e bastante possíveis , mas não tem um plano prático e bem definido para atingir esses objetivos. Se não estabeleceres uma espécie de plano, com passos bem definidos e concretos daquilo que tens de fazer para chegar lá, nunca conseguirás atingir um objetivo. Isto também resulta com as tuas tarefas mais difíceis. Se dividires as tuas tarefas mais difíceis em pequenas tarefas, vais ver que é muito mais fácil de as realizares.


E vocês? Estavam a cometer alguns destes erros pouco produtivos?

15 comentários:

  1. acho que o ulitmo ponto é crucial para a produtcitvidade! ter os objectivos bem definidos e cumpri-los! :)

    beijinho
    the-not-so-girlygirl.blogpsot.com

    ResponderEliminar
  2. Às vezes tropeço no número 2! Grrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr!

    ResponderEliminar
  3. Ontem deixei um post agendado (para amanhã) no blog do Aprender que dá as minhas 3 grandes dicas de produtividade. Cabe perfeitamente na sequência deste :D Obrigada pela coincidência. Eheheh.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vi hoje de manhã. Que coincidência engraçada :). Gostei muito do teu post :).

      Eliminar
  4. Eu sou uma pessoa que quando quer consegue ser produtiva e acho que também se deve ao facto de eu ser organizada e detestar que esteja tudo numa desorganização máxima ahah Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou bastante produtiva desde que me tornei mais organizada.

      Eliminar
  5. Exatamente isso! E depois tudo isto é um ciclo vicioso, muito vicioso com consequencias terriveis. O problema é que muitas "bloggers" deveriam, tal como você fez, falar destes assuntos. Incentivar a leitura (acredito que a leitura ajuda e muito na produtividade). Falar em organização, dar exemplos mesmo. Ou então como fez para chegar em certo ponto, ou como fez para se distrair de certas "distrações". Tudo na vida tem uma hora. O nosso problema, com o digital, é que o que os outros fazem é melhor que as nossas ideias. Não nos valorizamos o suficiente (ou nada mesmo) Enfim, este é um tema que tem pano para mangas.
    Parabéns pelo post

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há mais bloggers que já abordam o tema para além de mim, mas sim, é muito importante este tema ser abordado.
      Obrigada :).

      Eliminar
  6. O meu problema é mesmo o ponto 2, e querer fazer tudo ao mesmo tempo e depois acabo por não acabar nada xD
    Beijinho!
    http://pausanoestudo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes temos tanto que fazer que o que apetece é mesmo fazer tudo ao mesmo tempo, mas é muito mais eficaz se fizermos uma coisa de cada vez.

      Eliminar
  7. Ai Cherry, este post vai ser um aviso constante cada vez que quiser procrastinar!

    With love, Miss Melfe

    ResponderEliminar